O que causa queda de cabelo? Veja os 12 principais motivos

14 / 11 / 2022
Beleza
Por Dermapelle

A queda de cabelo pode ocorrer naturalmente com a idade ou devido a outras determinadas situações. Porém, existem alguns casos em que essa queda representa algo mais sério no couro cabeludo ou em todo o corpo, sendo importante ficar atenta quando a perda começa a acontecer.

o que causa queda de cabelo

Continue a sua leitura aqui e conheça as 12 principais causas de queda capilar, além dos possíveis tratamentos e como prevenir!

12 motivos para a queda de cabelo

Como mencionamos acima, os fios podem começar a cair do couro cabelo por diversas motivações, desde um acontecimento natural por conta do envelhecimento até problemas mais sérios como no pós-COVID-19.

Conheça agora quais são os 12 motivos mais comuns para a queda dos cabelos:

1. Anemia

A anemia causa vários problemas em nosso organismo, como excesso de cansaço e palidez. Além disso, ela pode ser uma das causas da queda capilar. Isso acontece pois os fios de cabelo acabam recebendo menos sangue, ou seja, menos oxigênio e nutrientes. Então eles vão ficando cada vez mais fracos e frágeis.

O tipo de anemia mais comum é aquela causada pela falta de ferro no sangue. Por isso, as consultas regulares com seu médico são muito importantes, pois te ajudam a ficar de olho em qualquer alteração na saúde!

2. Genética

A calvície por motivos genéticos também é bem comum de acontecer, como nos casos de alopecia androgenética. Ela ocorre por conta de uma enzima que converte a testosterona em DHT, uma molécula especial que faz o folículo capilar diminuir o seu tamanho e, assim, causar a queda do cabelo.

Nos homens esse processo é mais forte e ataca intensamente a área frontal e coroa, já nas mulheres ele costuma afetar principalmente a parte central do couro cabeludo.

3. Gravidez

O terceiro motivo da lista já é bem conhecido, afinal, a queda dos fios em mulheres após o parto é normal por conta do estresse do momento e devido às alterações hormonais que ocorrem no corpo feminino. Geralmente, ela começa depois dos 3 primeiros meses pós-parto e dura até 2 meses.

Essa queda também pode iniciar durante a gestação — o que é mais raro — podendo estar relacionada ao fato dos níveis de progesterona aumentarem e ressecarem o cabelo. Esse fator acaba deixando seus fios mais fracos, ocasionando a tão temida queda.

4. Doença renal crônica

A doença renal crônica traz uma grande dificuldade para o corpo filtrar corretamente o sangue, causando sintomas como náuseas, dor de cabeça, inchaço, cãibra e até calvície. Nesse caso, os fios podem cair pelo fato da doença criar muitas limitações alimentares que enfraquecem o organismo.

5. Hipotireoidismo

Esse transtorno acontece quando a tireoide não está funcionando direito, afetando a produção de diversos tipos de hormônios desenvolvidos incorretamente ou em quantidades insuficientes.

Muitos deles são essenciais para o crescimento e fortalecimento dos cabelos, sendo que a falta ou baixa quantidade no organismo é uma das causas da queda capilar.

Se você identificar alguma mudança hormonal, busque um endocrinologista o quanto antes. Somente um profissional da área pode indicar o tratamento adequado para o seu caso!

6. Estresse excessivo

O excesso de estresse é uma das principais causas de queda capilar, pois o choque por conta de um acidente no trânsito ou alguma briga faz com que o ciclo dos fios seja trocado, ocasionando a queda deles.

Além disso, o estresse pode potencializar a perda dos fios de cabelo existente por outros fatores, mesmo quando ele não é o maior motivo para esse acontecimento.

Essa é somente uma das consequências de viver estressado, podendo existir muitas outras que diminuem a sua qualidade de vida e bem-estar.

7. Utilização de antidepressivos

Medicamentos como antidepressivos, anticoagulantes e outros indicados para o controle da pressão alta podem ter diferentes efeitos colaterais no organismo, inclusive aumentar a perda dos fios. Isso é mais comum quando esses remédios estão sendo usados há muito tempo ou no início do tratamento com eles.

Além dessa classe de medicamentos, outros que contam com metotrexato, lítio e ibuprofeno em sua composição podem ocasionar esse tipo de ação.

8. Micose

Os fungos causadores da micose não ficam somente restritos as unhas, eles também podem atingir o cabelo, criando uma descamação que desestabiliza os fios e faz com que eles caiam do couro cabeludo. Além disso, a micose deixa a região mais oleosa, o que contribui ainda mais para o aumento da calvície.

Esses fungos podem se estabelecer no corpo humano durante qualquer momento da vida, porém, sua incidência é maior em organismos com sistema imunológico enfraquecido. Então aumentar a imunidade com alguns suplementos pode ser uma ótima forma de evitar isso.

9. Ovário Policístico

A testosterona é um hormônio que em altas taxas pode contribuir para o desenvolvimento da alopécia androgenética. Ele é produzido em níveis elevados no corpo feminino quando a mulher sofre com a formação de cistos nos ovários, ocasionando a alopécia e consequentemente a queda capilar.

Além disso, podem ocorrer o crescimento de pelos por outras regiões do corpo, acne e o ciclo menstrual ficar desregulado. Inclusive, esses sintomas citados costumam acontecer antes dos fios de cabelo começarem a cair.

10. COVID-19

A perda dos fios também pode ocorrer devido à COVID-19, sendo muito visível na parte frontal da cabeça ao passar a mão pelos cabelos ou penteá-los. Normalmente esse problema acontece ou em até 3 meses após ter sido infectado, com duração de até 9 meses.

Essa queda capilar relacionada ao vírus é chamada de eflúvio telógeno, parecendo ocorrer por conta do acúmulo de elementos inflamatórios no organismo, gerando alterações no ciclo de troca dos cabelos. O estresse, ansiedade e febre alta são sintomas comuns da doença que também podem causar essa perda dos fios capilares.

11. Doenças autoimunes

As doenças autoimunes atacam as células de defesa do organismo humano, causando diversas inflamações que podem chegar a danificar o couro cabeludo. Isso consequentemente leva a queda dos cabelos, além de outros problemas que chegam aos rins, articulações, coração, entre outros órgãos.

Uma dessas enfermidades autoimunes que mais prejudicam os fios de cabelo é a psoríase, ela além de causar processos inflamatórios, também forma placas na pele que podem chegar às entradas da testa. Dessa forma, ela atrapalha o crescimento capilar e também causa muita coceira na região.

12. Síndrome metabólica

A síndrome metabólica é um conjunto de transtornos como obesidade, hipertensão, diabete e triglicérides altos. Todos esses problemas de saúde afetam os vasos sanguíneos que irrigam o couro cabeludo, fazendo com que o sangue não chegue corretamente nessa área, deixando ela desnutrida.

Como tratar a queda de cabelo?

Sabendo agora quais são as principais causas para esse incômodo, é hora de conhecer algumas das melhores formas de tratá-lo. Existem diversos tipos de tratamento para a queda de cabelo e produtos que podem ajudar a estimular o crescimento das madeixas, deixando os fios fortes e renovados.

Confira a seguir quais são essas soluções:

  • Shampoos e loções específicas para o tratamento da queda capilar;
  • Suplementos nutricionais para a queda do cabelo;
  • Medicamentos específicos para tratar esse problema, como infiltração com corticoide na raiz do cabelo;
  • Carboxiterapia;
  • Implante de cabelos;
  • Loção capilar com minoxidil a 5%;
  • Laser de baixa potência;
  • Transplante capilar.

Além desses procedimentos, manter uma boa alimentação que contenha todos os nutrientes que o organismo necessita é mais uma ótima dica. Afinal, a queda de cabelo pode ser causada ou potencializada por dietas extremamente restritivas e pobres em proteínas, por exemplo.

No caso de técnicas como o transplante, ele deve ser recomendado por um dermatologista após um diagnóstico completo sobre o caso.

O que fazer para prevenir a queda do cabelo?

Adicionar alguns cuidados e novos hábitos em sua rotina é uma ótima forma de lidar com a queda capilar. Dormir bem, praticar atividades físicas, não dormir com o cabelo molhado, manter uma rotina de limpeza capilar e seguir uma dieta balanceada são alguns dos comportamentos que você pode iniciar hoje mesmo.

Seguindo esses cuidados básicos já é possível reduzir muito as chances de ter o seu cabelo caindo em grande quantidade, por isso, não deixe de adotar esses novos hábitos em sua rotina caso ainda não os siga.

Agora que você já conhece os 12 maiores motivos para a queda capilar, como tratar e prevenir esse problema, pode cuidar muito melhor do seu couro cabeludo e ter sempre cabelos vistosos!

Se gostou deste conteúdo, não deixe de conferir nossas outras postagens aqui no blog sobre cuidados pessoais! Aproveite e leia o nosso post sobre o 5-HTP! Conheça mais sobre esse ativo e como ele pode ser utilizado para tratar insônia, obesidade e outros problemas que roubam nosso bem-estar!

Referências:

MIECZKOWSKA, Karolina; DEUTSCH, Alana; BOROK, Jenna et al. Telogen effluvium: a sequela of COVID-19. International Journal of Dermatology. 2020

GUO, Emily L.; KATTA, Rajani. Diet and hair loss: effects of nutrient deficiency and supplement use. Dermatol Pract Concept. 7. 1; 1–10, 2017

FABBROCINI, G.; et al. Female pattern hair loss: A clinical, pathophysiologic, and therapeutic review. Int J Womens Dermatol. 4. 4; 203–211, 2018

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados