SAÚDE DA PELE E SEUS DESAFIOS: Soluções para acne, oleosidade, manchas, sinais de envelhecimento e rosácea

08 / 04 / 2024
Beleza, Cuidados com a pele, Saúde & Bem-estar
Por Marina Giuliani da Costa

Acordar todas as manhãs, se olhar no espelho e se deparar com acne, oleosidade, manchas e sinais de envelhecimento na pele pode ser uma fonte de angústia constante, não é mesmo? Desde a adolescência até a idade adulta, enfrentamos desafios dermatológicos que minam nossa autoconfiança e bem-estar, impactando diversos aspectos da nossa vida.

Agora imagine o contrário: acordar e contemplar uma pele deslumbrante refletida no espelho. Esta realidade pode estar a uma leitura de distância. Neste blog, vamos nos aprofundar acerca de problemas dermatológicos, como acne, oleosidade, manchas, sinais de envelhecimento e rosácea, trazendo soluções com resultados visíveis e duradouros para cada um desses desafios.

Quer levantar da cama e se ver radiante no espelho? Continue conosco!

Pele oleosa e acneica

Com cerca de 80% das pessoas sendo afetadas entre o início da puberdade e a vida adulta, a acne é o termo usado para descrever cravos e espinhas que surgem na pele quando as glândulas sebáceas inflamam. Esse processo inflamatório ocorre pelo excesso de sebo e células mortas da pele que obstruem os poros e contribuem para a proliferação de bactérias.  

A acne é uma condição que afeta homens e mulheres, começa na adolescência e persiste muitas vezes na vida adulta. Ela é mais comum no rosto, peito, ombro e costas, onde há maior presença de glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e incluem comedões (cravos), pápulas e pústulas (espinhas, com e sem pus respectivamente), nódulos (caroços) cistos (nódulos grandes e com pus), que podem causar dor, coceira, irritação e, é claro, afetam a autoestima.

A gravidade da acne varia de leve a grave (graus I, II, III e IV), dependendo da quantidade e intensidade das lesões. A acne de grau I (comedônica) é caracterizada por cravos abertos e fechados sem sinais de inflamação. A acne de grau II (pápulo-pustulosa) inclui comedões, pápulas vermelhas e inflamadas e pústulas com pus. A acne de grau III (nódulo-cística) é marcada por cistos, que são lesões mais profundas, inflamadas e dolorosas. E, por fim, a acne de grau IV (conglobata) apresenta nódulos, abscessos e cistos cheios de pus, altamente inflamados e interconectados, resultando em deformidade da área afetada.

A acne é uma condição influenciada por diversos fatores. A predisposição genética aumenta a probabilidade de uma pessoa desenvolver acne. Mudanças hormonais durante a puberdade, gravidez, menstruação e menopausa influenciam a produção de sebo, levando à acne. Certos medicamentos, como corticoides, anticonvulsivantes, anabolizantes, lítio e antidepressivos, podem contribuir para o desenvolvimento da acne. O estresse agrava a condição ao aumentar a produção de hormônios que estimulam a produção de sebo. Alguns alimentos, como laticínios e alimentos de alto índice glicêmico (como açúcar e farinha branca), podem piorar a acne em algumas pessoas.

A pele propensa à acne frequentemente exibe lesões, manchas e cicatrizes, afetando significativamente a autoestima daqueles que convivem com ela. Essas preocupações estéticas podem ter um profundo impacto psicológico, gerando dificuldades emocionais, de interação social e de autoconfiança.

Soluções contra oleosidade e acne

Se você está constantemente batalhando contra a oleosidade da pele e a acne, não se preocupe mais! Temos exatamente o que você procura!

O Kit da Linha Derma Acne reúne os melhores produtos em limpeza e higienização da pele para oferecer um tratamento completo e eficaz contra a pele oleosa e acnéica, proporcionando-lhe uma aparência mais limpa, saudável e radiante.

A Máscara de Argila contém argila verde e vitamina C, oferecendo uma limpeza profunda da pele, removendo células mortas, reduzindo a oleosidade excessiva e proporcionando efeito tensor. O Composto Antiacne apresenta uma combinação de ingredientes como zinco, vitamina C, carotenóides, vitamina E e cromo, que atuam de forma sinérgica para controlar a oleosidade, acelerar a cicatrização da acne e reduzi-la, promovendo a saúde da pele. Formulado com uma base de última geração, o Sabonete Líquido Germicida é um poderoso antisséptico e anti-inflamatório, que limpa suavemente a pele, sem causar danos à sua barreira natural, promove a regeneração da pele, controla a oleosidade, e ajuda a manter as bactérias causadoras da acne sob controle. Com propriedades anti-inflamatórias, o Fluido para Tratamento Antiacne reduz a oleosidade da pele, desobstrui os poros, diminui a acne e previne seu reaparecimento.

Ainda para solucionar os problemas da pele oleosa e acneica, temos o Redutor de Poros Skin Close. Sua fórmula inovadora trabalha para reduzir o tamanho e número de poros, controlar a oleosidade, suavizar e uniformizar a textura da pele, proporcionando um efeito mate instantâneo. Com uma textura leve e sedosa, é indicado para todos os tipos de pele, especialmente aquelas propensas à acne ou com poros obstruídos. 

A Linha Derma Acne e Skin Close são a harmonia perfeita para uma pele impecável, livre de oleosidade, acne e poros dilatados!

Manchas na pele: Melasma e hiperpigmentação pós-inflamatória

A preocupação com a aparência da pele é uma questão crescente na sociedade atual. As pessoas estão buscando manter uma pele suave, uniforme, macia e com aparência jovial. Nesse contexto, a hipercromia, ou simplesmente manchas na pele, representam um grande desafio para muitos indivíduos.

A hipercromia cutânea é o tipo mais frequentemente de descoloração da pele que ocorre devido a uma produção excessiva de melanina, o pigmento que dá cor à pele. Isso pode ser desencadeado por fatores como mudanças hormonais, inflamação e exposição ao sol, entre outros. Tanto fatores internos quanto externos podem estimular os melanócitos, as células que produzem melanina, levando a um aumento na produção de melanina e, consequentemente, na pigmentação da pele. Como resultado, podem surgir manchas mais escuras na pele, como o melasma e a hiperpigmentação pós-inflamatória.

O melasma é um tipo de mancha escura na pele que ocorre devido a uma atividade aumentada das células produtoras de pigmento, chamadas melanócitos. Essas manchas apresentam bordas irregulares e uma tonalidade marrom, aparecendo geralmente no rosto, colo e braços, por serem as partes do corpo mais expostas ao sol. O melasma afeta pessoas de todas as raças e sexos, mas é mais comum em mulheres. Vários fatores, como genética, hormônios, exposição ao sol e tipos de pele mais claros, podem contribuir para o desenvolvimento do melasma.

A hiperpigmentação pós-inflamatória é comum em pessoas com pele escura e ocorre após a cura de inflamações, como acne, dermatite ou outros traumas, podendo persistir por meses. Elas são causadas pela liberação de substâncias chamadas citocinas durante a inflamação, que estimulam os melanócitos a produzir mais melanina. Essa melanina extra é depositada na pele de maneira irregular, resultando em manchas escuras que podem ser difíceis de tratar.

Soluções para manchas na pele

As manchas na pele são um grande obstáculo na sua vida? Com a Dermapelle, isso é coisa do passado!

Apresentamos o Clareador de Manchas Skin D, sua solução eficaz para uma pele impecável e livre de manchas. Com uma fórmula avançada, o Skin D atua em todas as etapas da formação das manchas, proporcionando resultados visíveis em até 60 dias, mesmo nas manchas mais profundas e difíceis de clarear. Seu segredo reside no poderoso Melavoid™, um ativo clareador inteligente premiado na França e Alemanha.  Ideal para tratar melasmas, sardas e manchas senis, o Skin D não só reduz as manchas existentes, mas também promove luminosidade, brilho e vitalidade para a sua pele.

Cisteamina 5% Clareador de Manchas é outra excelente opção para quem busca uma solução eficaz contra manchas indesejadas. Sua fórmula avançada atua no tratamento de distúrbios de hiperpigmentação, como melasma, cicatrizes de acne e hiperpigmentações pós-inflamatórias, reduzindo o excesso de melanina na pele e proporcionando resultados visíveis e duradouros. O Cysteamine, principal ativo de sua composição, é biocompatível, bem tolerado e não fotossensibilizante, garantindo um tratamento seguro para todos os tipos de pele. 

Com o Skin D e a Cisteamina 5%, a uniformidade da sua pele nunca esteve tão próxima!

Sinais de envelhecimento: Rugas e linhas de expressão 

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida atual entre os brasileiros é superior a 75 anos. Com esse aumento, a população tende a buscar por um período maior de aparência jovial para retardar os processos de envelhecimento e não aparentar a verdadeira idade. Uma das principais preocupações são as rugas e linhas de expressão. 

O envelhecimento é um processo fisiológico influenciado por fatores intrínsecos e extrínsecos. O fator intrínseco se relaciona com a idade do indivíduo e sua genética, enquanto que o fator extrínseco corresponde a ação sobre a pele de agentes externos como exposição solar, agentes químicos, alimentação e tabagismo. O envelhecimento se manifesta principalmente na pele, sendo expresso através de uma pele fina, opaca, áspera, enrugada e flácida.

À medida que envelhecemos, a pele passa por mudanças naturais que resultam no aparecimento de rugas. Com o passar do tempo, passamos a produzir menos fibras de colágeno e elastina, a camada mais externa da pele enfraquece, as glândulas sebáceas se tornam menos ativas e as células da pele não se renovam tão eficientemente. Isso resulta em uma pele mais seca e frágil, bem como menos elástica. Essas mudanças do envelhecimento são agravadas por fatores externos, tornando a pele mais suscetível à ação da gravidade e, consequentemente, ao surgimento de rugas.

As rugas são essencialmente imperfeições na pele, mas têm características específicas que as distinguem. Rugas finas são mudanças superficiais na camada mais externa da pele, enquanto rugas de expressão, também chamadas de rugas dinâmicas, podem atingir camadas mais profundas da pele, formando linhas ou sulcos. As rugas de expressão ou dinâmicas se formam devido à repetição dos movimentos musculares e são mais comuns em áreas como testa, ao redor dos olhos, boca e entre as sobrancelhas. Com o tempo, as rugas de expressão podem se tornar fixas, mesmo sem a contração muscular.

Soluções para retardar os sinais de envelhecimento

O envelhecimento é um processo inevitável, mas com os produtos a seguir, podemos desacelerar seus efeitos e preservar a juventude da pele por mais tempo!

Composto por Argireline e Munapsys, hexapeptídeos que atuam de forma semelhante ao botox, Elastic suaviza rugas e sinais de expressão sem comprometer a naturalidade dos movimentos faciais. Sua ação é capaz de reduzir a profundidade das rugas em até 27% em apenas 30 dias, bem como impulsionar a síntese de fibroblastos, proporcionando maior elasticidade e hidratação à pele. Com resultados comprovados clinicamente, este produto não invasivo é a escolha ideal para retardar o envelhecimento facial, diminuir rugas e linhas de expressão, evitar a flacidez da pele, e rejuvenescer e hidratar a pele, tudo isso sem efeitos colaterais.

Com o Combo Lipowheat e DNA Booster, você tem a dupla imbatível para desacelerar o efeito do tempo e rejuvenescer sua pele! O Lipowheat é um nutricosmético revolucionário em forma de gotas, projetado para reduzir a profundidade das rugas e linhas de expressão, além de proporcionar hidratação duradoura, suavidade e luminosidade à pele. Enquanto isso, o DNA Booster apresenta-se como uma avançada tecnologia para a pele, com uma combinação de cinco ativos biotecnológicos que promovem o rejuvenescimento facial. Com Olea vitae, Volunage, Longevicell, Progeline e Hemiesqualano, este sérum facial leve e com toque seco proporciona uma aparência mais jovem e firme, restaurando a vitalidade, o tônus, a firmeza e a elasticidade da pele.

Elastic, Lipowheat e DNA Booster constituem um trio imbatível para frear o envelhecimento e revitalizar sua pele! 

Soluções multifuncionais: Despedindo-se de acne, oleosidade, manchas e sinais de envelhecimento

A Dermapelle também dispõe de produtos projetados para abordar simultaneamente a oleosidade, acne, manchas e sinais de envelhecimento! 

Nosso óleo multifuncional de Vitamina A + Vitamina E faz mágica com apenas duas gotinhas! Com textura leve e refinada, previne e melhora os sinais de envelhecimento, uniformiza o tom da pele e protege contra os danos causados pelo sol. A vitamina A fortalece a pele, aumentando sua espessura e melhorando a circulação sanguínea para uma pele mais firme e revitalizada, enquanto a vitamina E atua como um potente antioxidante, preservando a saúde celular e rejuvenescendo a pele. Essa combinação oferece uma série de benefícios, desde a regulação da produção de sebo até a redução da inflamação e dos danos ambientais, além de promover hidratação profunda e auxiliar na reparação e regeneração da pele, clareando cicatrizes e manchas.

O Nano BTX-C é um avanço na cosmética, sendo o primeiro peptídeo da toxina botulínica C para uso tópico. Esse poderoso tratamento abrange diversas preocupações dermatológicas, oferecendo uma variedade de benefícios, desde atenuação das linhas de expressão e imperfeições, redução de acne e manchas, até o controle de poros dilatados e da hiperidrose.

A combinação desses produtos representa uma solução completa para os seus problemas dermatológicos!

Rosácea

Estima-se que cerca de 10% da população mundial e 1,5% dos brasileiros enfrentam o desafio de conviver com a rosácea. Apesar de ser uma condição que afeta pessoas de qualquer cor de pele, gênero ou faixa etária, há uma maior incidência entre pessoas de pele clara e do sexo feminino, com um pico de incidência entre os 30 e 50 anos de idade.

A rosácea é uma doença crônica comum que se manifesta em episódios dolorosos e recorrentes de inflamação na região do rosto. Ela acomete vasos sanguíneos e glândulas sebáceas, atingindo principalmente a região centro-facial, como, bochechas, testa, nariz e queixo. Os sinais típicos incluem vermelhidão (eritema) transitória ou persistente, vasos sanguíneos dilatados (telangiectasias), além de pequenas protuberâncias vermelhas (pápulas) ou cheias de pus (pústulas). Algumas pessoas também experimentam sintomas nos olhos e mudanças na textura da pele.

Embora não se conheça totalmente as causas da rosácea, problemas no sistema imunológico, predisposição genética, danos à barreira protetora da pele, presença de certos microorganismos, sensibilidade anormal dos vasos sanguíneos, inflamação nervosa e exposição ao sol são apontados como alguns dos fatores responsáveis. Além disso, vários estímulos, exógenos (externos) e endógenos (internos), podem desencadear ou piorar a rosácea. Os fatores exógenos incluem mudanças de temperatura, exposição ao sol e produtos químicos irritantes. Já os fatores endógenos referem-se a alimentos condimentados, álcool, bebidas quentes e estresse emocional.

A rosácea pode se manifestar de várias formas, o que torna seu diagnóstico desafiador. Para facilitar a identificação, em 2002, o Comitê de Especialistas da American National Rosacea Society (NRS) desenvolveu um sistema de classificação que divide a condição em quatro subtipos principais.

O subtipo I da rosácea, denominado rosácea eritemato-telangiectásica, é a forma mais comum da doença. Ele se caracteriza pela presença de vermelhidão persistente no rosto, acompanhada de vasinhos sanguíneos dilatados, sendo desencadeada por fatores como estresse emocional e mudanças de temperatura. Ainda há a possibilidade de sintomas como queimação, ardor e coceira. Essa vermelhidão pode durar mais de 10 minutos, o que a diferencia do rubor comum. 

O subtipo II da rosácea, chamado de rosácea pápulo-pustulosa, é o segundo tipo mais comum da doença. Ele se caracteriza pela presença de vermelhidão persistente no centro do rosto, juntamente com o surgimento de protuberâncias vermelhas ou cheias de pus.

O subtipo III da rosácea, conhecido como rosácea fimatosa, acomete principalmente os homens. Ele é caracterizado pelo alargamento do nariz devido ao excesso de tecido e glândulas sebáceas. Essa forma de rosácea também pode afetar outras regiões do rosto, como queixo, bochechas, orelhas e pálpebras. Geralmente, há necessidade de intervenção cirúrgica.

O subtipo IV da rosácea, intitulado como rosácea ocular, atinge a área dos olhos. Os sintomas incluem sensação de ter algo nos olhos, olhos secos, ardor, coceira, sensibilidade à luz, visão embaçada e vermelhidão nas pálpebras.

Pessoas com rosácea têm maior chance de desenvolver outras condições de saúde, como doenças autoimunes, doenças inflamatórias intestinais e possivelmente doenças cardiovasculares. Embora a rosácea não seja fatal, os seus sintomas visíveis e persistentes no rosto podem levar à estigmatização social e prejudicar a autoestima. Isso interfere nas relações sociais e profissionais, sendo capaz de levar a quadros de ansiedade ou até mesmo depressão.

Soluções para tratar rosácea

A rosácea não só prejudica a saúde da pele, mas também abala a autoestima e o bem-estar emocional, influenciando diversos aspectos da vida. Compreendemos essa realidade e estamos comprometidos em ajudá-lo a encontrar o tratamento ideal para restaurar sua qualidade de vida!

O Gel Creme para Rosácea é um tratamento avançado desenvolvido para controlar de forma rápida e eficaz os sintomas desconfortáveis da rosácea, como vermelhidão, espinhas, inchaço, ressecamento e irritação. Sua fórmula exclusiva contém Telangyn, um tetrapeptídeo inovador que reduz os efeitos da rosácea, como a dilatação dos vasos sanguíneos e a vermelhidão, enquanto oferece proteção contra danos celulares causados pelo sol e diminui a hiperpigmentação pós-inflamatória. Além de livre de álcool, perfumes e parabenos, inclui tratamento do ressecamento, inchaço e desconforto, redução da vermelhidão e propriedades anti-inflamatórias, proporcionando alívio imediato e duradouro.

As Pérolas Symbiocaps oferecem uma solução avançada com o probiótico lactobacillus acidophillus encapsulado, destinado ao tratamento eficaz da rosácea e à regulação do pH e microbiota da pele. Com propriedades anti-inflamatórias, essas pérolas reduzem a inflamação, promovem a regeneração celular e retardam o envelhecimento cutâneo. Além disso, ajudam a minimizar os poros dilatados, proporcionam hidratação e oferecem proteção ativa contra agressões externas, garantindo uma pele saudável e rejuvenescida.

Esses tratamentos oferecem à sua pele com rosácea a atenção e o cuidado que ela tanto necessita!

Solução definitiva para os desafios da pele: Sensipure

Agora, vamos apresentar a solução mais completa e eficaz que oferecemos para os desafios da pele: Sensipure! Sensipure é um produto multifuncional que se destaca no tratamento da acne, oleosidade, sinais de envelhecimento, manchas e rosácea. 

A partir de suas propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas, comedolíticas e queratolíticas, trata eficazmente a pele oleosa, acneica e com tendência à rosácea, enquanto reduz pigmentação, irregularidades da cor e lesões inflamatórias, deixando a pele mais uniforme, lisa e radiante. Sua ação proaging ainda retarda os danos causados pela radiação solar e o envelhecimento cronológico. 

Com sua fórmula contendo ácido azelaico 100% biológico, de alta pureza e grau cosmético, derivado de óleo de girassol refinado europeu, o Sensipure é certificado pelo COSMO CERTIFIED, garantindo um conteúdo orgânico. Formulado com a avançada tecnologia de sabonetes SYNDET, mantém um pH ideal para preservar a proteção natural da pele, proporcionando uma pele mais saudável e equilibrada. 

Sensipure é a solução definitiva para uma pele saudável e revitalizada, pronta para enfrentar o dia a dia com confiança!

Conclusão

Em um mundo onde a beleza e a saúde da pele ganham cada vez mais importância para os indivíduos, enfrentar desafios dermatológicos pode parecer uma batalha sem fim. É fácil se sentir desanimado ao encarar acne, oleosidade, manchas e sinais de envelhecimento refletidos no espelho. Da adolescência à vida adulta, esses problemas fragilizam nossa autoestima, impactando nossa qualidade de vida. Por isso, é natural buscarmos por soluções eficazes e duradouras para restaurar não apenas a saúde da nossa pele, mas também a nossa autoconfiança e bem-estar.

Independentemente dos desafios que sua pele enfrenta, estamos aqui para te ajudar a restaurar sua beleza natural e sua confiança. Com nossa linha de produtos especializados, você pode enfrentar o dia a dia com a certeza de que sua pele está recebendo o melhor cuidado possível. É hora de levantar da cama e dar de cara com uma pele mais bonita e  livre de preocupações!

Referências

AGÊNCIA DE NOTÍCIAS IBGE. Em 2022, expectativa de vida era de 75,5 anos. 2023. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013-agencia-de-noticias/releases/38455-em-2022-expectativa-de-vida-era-de-75-5-anos. Acesso em: 27 mar. 2024.

ALMEIDA, Francisca Rejane C; ABREU, Rachel de Faria; SALIMENA, Maria Cristina; CARROZZINO, Aurea Aurélia Gioia. Análise da redução de rugas e linhas de expressão após tratamento com microagulhamento. Revista de Trabalhos Acadêmicos, Niterói, v. 1, n. 14, p. 1-16, jan.-jul. 2017. Disponível em: http://www.revista.universo.edu.br/index.php?journal=1reta2&page=article&op=viewArticle&path%5B%5D=6158. Acesso em: 27 mar. 2024.

BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE – MINISTÉRIO DA SAÚDE. Acne. 2012. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/acne/. Acesso em: 27 mar. 2024.

DRAUZIO. Acne vulgar. Disponível em: https://drauziovarella.uol.com.br/doencas-e-sintomas/acne-vulgar/. Acesso em: 27 mar. 2024.

GARCIA, Aline de Arruda; CAJUEIRO, Franciele Alexandre; LIMANA, Mirieli Denardi. ESTUDO DA EFICÁCIA DA RADIOFREQUÊNCIA EM RUGAS E LINHAS DE EXPRESSÃO DE REGIÕES DELIMITADAS DA FACE. In: VIII EPCC – ENCONTRO INTERNACIONAL DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 8., 2013, Maringá. Anais […]. Maringá: Cesumar, 2013. p. 1-4. Disponível em: https://rdu.unicesumar.edu.br/handle/123456789/4248. Acesso em: 27 mar. 2024.

KATAOKA, Patrícia Naomi. Estudo dos produtos de limpeza facial do mercado para pele oleosa a acneica, com foco na composição e propriedades oferecidas. 2023. 29 f. TCC (Graduação) – Curso de Farmácia Bioquímica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2023. Disponível em: https://encurtador.com.br/acyQ6. Acesso em: 27 mar. 2024.

PEREIRA, Míria Dantas; PEREIRA, Mara Dantas. ASPECTOS FISIOPATOLÓGICOS, FATORES DESENCADEADORES, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA ROSÁCEA: UMA REVISÃO DA LITERATURA. Caderno de Graduação – Ciências Biológicas e da Saúde – UNIT – SERGIPE, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 75, 2020. Disponível em: https://periodicos.set.edu.br/cadernobiologicas/article/view/9057. Acesso em: 27 mar. 2024.

Silva, Janádia Paula Castro da; Fernandes, Felipe Pereira. Mecanismos de ação de ativos dermocosméticos envolvidos no processo de clareamento de manchas na pele. Disponível em: https://encurtador.com.br/xyQ67. Acesso em: 27 mar. 2024.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados