SONO E SAÚDE: A importância do descanso em um mundo acelerado

13 / 03 / 2024
Saúde & Bem-estar
Por Marina Giuliani da Costa

Enquanto os últimos resquícios de confetes e serpentinas são varridos das ruas, e as melodias animadas dos blocos de carnaval desaparecem ao longe, os brasileiros retomam as suas cansativas rotinas. Essa transição de clima festivo para a rotina do dia a dia pode ser desafiadora, especialmente pelo despertar das preocupações e inquietações cotidianas. 

O retorno ao trabalho e aos estudos, os compromissos familiares e as responsabilidades cotidianas começam a se acumular. As obrigações diárias, as metas a alcançar e os prazos a cumprir começam a bater na porta. Esse cenário é perfeito para a chegada de antigos conhecidos de muitos: a ansiedade e o estresse.

Nesse turbilhão de emoções e responsabilidades, o sono muitas vezes se torna uma vítima. Noites mal dormidas ou interrompidas por preocupações, dificuldade para adormecer e despertares frequentes fazem com que o sono não proporcione o descanso necessário para enfrentarmos os desafios do dia seguinte de forma equilibrada e produtiva.

Nossa saúde emocional e física é de extrema importância, merecendo toda a atenção e cuidado que pudermos oferecer, concorda? Então, continue com a gente nos próximos tópicos. É hora de investir em nós mesmos e colocar a nossa saúde como prioridade em meio às demandas do cotidiano.

O adoecimento mental da sociedade moderna

O estresse e a ansiedade são reações normais do corpo diante de situações desafiadoras, ameaçadoras ou emocionalmente tensas. Essas respostas são parte integrante do nosso sistema de defesa, ajudando-nos a lidar com situações desafiadoras. Quando enfrentamos uma situação estressante ou ansiosa, nosso corpo libera hormônios como o cortisol e a adrenalina, preparando-nos para a ação e aumentando nosso alerta e foco. Por exemplo, o estresse antes de uma apresentação importante nos ajuda a estar mais alertas e focados, enquanto a ansiedade diante de uma situação de risco nos impulsiona a agir de forma mais cautelosa.

O estresse e a ansiedade podem ser desencadeados por uma variedade de fatores, incluindo exigências no ambiente profissional, questões familiares, instabilidade financeira, inquietações em relação ao futuro, incertezas, pressões sociais e culturais, eventos traumáticos ou mudanças significativas na vida. Conduto, o modo como cada indivíduo lida com esses desafios é único, e o que é estressante para uma pessoa pode não afetar outra da mesma maneira.

Quando o estresse e a ansiedade ultrapassam um nível saudável, deixam de ser adaptativos e passam a ser prejudiciais à saúde física e mental. O estresse e a ansiedade crônicos resultam em uma série de problemas de saúde física e mental. Entre eles, estão ataques de pânico, palpitações cardíacas, distúrbios digestivos, dores de cabeça, tensão muscular, mudanças de humor, dificuldades de concentração, irritabilidade e, outro desafio da sociedade moderna, os distúrbios de sono.

É amplamente reconhecido que sintomas como estresse e ansiedade se intensificaram durante a pandemia de COVID-19. Dados divulgados em 2023 pela CNN Brasil revelam que, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os casos de ansiedade aumentaram em 25% durante esse período desafiador. E os números continuam…Segundo estimativas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), a quantidade de indivíduos com transtornos de ansiedade ultrapassa os 58 milhões em escala global. 

Além do adoecimento mental, a crescente crise de saúde mental exerce um impacto significativo em todas as áreas da vida cotidiana. As relações interpessoais enfraquecem, os sentimentos positivos diminuem, o nível de produtividade cai e as noites mal dormidas se tornam cada vez mais comuns.

A relação entre o estado mental e a qualidade do sono acontece de maneira bidirecional, ou seja, cada um influencia o outro de maneira recíproca. Durante a tentativa de dormir, a mente acelerada e os pensamentos intrusivos dificultam o relaxamento necessário para o sono. E, mesmo quando conseguem adormecer, não alcançam as fases mais profundas do sono, como o sono REM (Rapid Eye Movement) – fase do sono caracterizada por movimentos rápidos dos olhos e atividade cerebral intensa -, comprometendo ainda mais a qualidade do descanso. Em contrapartida, dormir mal resulta em irritação, ansiedade e desânimo no dia seguinte. Isso gera um ciclo contínuo de preocupação e distúrbios do sono.

O poder do sono: A importância do descanso e as consequências do seu descaso para a saúde

Mas por que investir em uma boa noite de sono? Este é reconhecido entre os profissionais como um dos três pilares fundamentais da saúde, juntamente com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos. Somados, esses três componentes formam a base de um estilo de vida equilibrado e promovem o bem-estar físico, mental e emocional.

Assim como a alimentação adequada e a prática de atividade física mantém o corpo saudável e em pleno funcionamento, o sono atua na regeneração e reparação do organismo. Um sono de qualidade é capaz de melhorar o equilíbrio físico, mental e emocional, fortalecer o sistema imunológico, ajudar na prevenção de doenças, contribuir para a preservação da memória e tem grande importância para o bom funcionamento do cérebro. 

Dormir bem proporciona ao corpo a oportunidade de descansar e se recuperar adequadamente para enfrentar o dia seguinte com energia e vitalidade. Por outro lado, quando o sono é insuficiente ou de má qualidade, experimentamos uma série de consequências que vão desde cansaço persistente até o aumento do risco de desenvolver doenças crônicas. Esses malefícios estão diretamente relacionados aos processos vitais desempenhados pelo nosso organismo durante o sono para manter a nossa saúde e bem-estar em geral.

Regeneração celular e a reparação tecidual

Enquanto dormimos, as células e os tecidos danificados têm a oportunidade de se reparar e se regenerar. Este processo é fundamental para a renovação de células desgastadas, a cicatrização de feridas e a reparação de tecidos danificados.

No entanto, quando privados do sono adequado, enfrentamos dificuldades em realizar a regeneração celular e a reparação tecidual. Isso resulta em diversos problemas, como uma recuperação mais lenta de lesões e desgastes, um aceleramento no processo de envelhecimento, maior suscetibilidade a lesões e doenças, além de afetar a saúde da pele, dos ossos, das articulações e dos tecidos conjuntivos.

Eliminação de substâncias tóxicas

Durante o sono, há a eliminação de toxinas e resíduos metabólicos que se acumulam no organismo ao longo do dia. No sono profundo, o sistema linfático do corpo se torna mais ativo, contribuindo para a remoção dessas substâncias indesejadas e promovendo a desintoxicação. Quando esse processo é comprometido, as substâncias tóxicas permanecem no corpo por períodos prolongados, levando a uma variedade de problemas de saúde. 

Por exemplo, o acúmulo de toxinas sobrecarrega os órgãos responsáveis pelo processamento e eliminação dessas substâncias, como o fígado e os rins, levando a disfunções hepáticas e renais. Ainda podem ocorrer inflamação crônica e estresse oxidativo, que estão associados a uma série de condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, distúrbios autoimunes e câncer. A longo prazo, as toxinas não eliminadas adequadamente comprometem o funcionamento de diversos sistemas do corpo e aumentam o risco de desenvolvimento de doenças crônicas.

Equilíbrio hormonal

Ao dormimos, o nosso corpo libera hormônios que favorecem uma variedade de funções corporais, incluindo o metabolismo, o crescimento, a regulação do apetite e o humor.

Um dos principais hormônios associados ao sono é a melatonina, que regula o ciclo sono-vigília e ajuda a sincronizar o relógio biológico do corpo, contribuindo para induzir o sono e manter uma rotina de sono saudável. Quando a produção de melatonina é prejudicada, leva a uma dificuldade em adormecer e a uma desregulação do ciclo sono-vigília, contribuindo para distúrbios do sono como a insônia.

Outro hormônio fundamental durante o sono é o hormônio do crescimento (GH). Liberado durante o sono profundo, o GH atua na regulação do crescimento, reparação e regeneração dos tecidos, saúde óssea e recuperação muscular após atividades físicas. Uma noite mal dormida interfere na liberação adequada desse hormônio, comprometendo a recuperação muscular após o exercício, a reparação de tecidos danificados e o crescimento adequado, especialmente em crianças e adolescentes.

Durante o sono, ocorre a regulação dos níveis de hormônios como o cortisol, comumente associado ao estresse, e a insulina, responsável pelo controle do açúcar no sangue. Os níveis de cortisol tendem a aumentar após uma noite de sono insuficiente, resultando em um estado de estresse crônico e contribuindo para ansiedade, irritabilidade, alterações de humor e desequilíbrios no metabolismo. A falta de sono adequado ainda afeta a sensibilidade à insulina e o controle do açúcar no sangue, aumentando o risco de resistência à insulina, diabetes tipo 2 e ganho de peso.

A qualidade do sono também afeta os níveis de hormônios relacionados ao apetite e ao peso corporal, como a leptina e a grelina. A leptina suprime o apetite, enquanto a grelina estimula o apetite. Quando o sono é inadequado, os níveis desses hormônios se desregulam, afetando o controle do apetite e contribuindo para o ganho de peso.

Restauração do sistema imunológico

Em estado de sono, o nosso sistema imunológico realiza uma série de atividades essenciais para manter sua eficiência. Uma delas é a produção e liberação de citocinas, que são proteínas essenciais para a regulação da resposta imune. As citocinas ajudam a combater infecções, inflamações e até mesmo células cancerígenas.

No sono profundo, ocorre a produção de anticorpos, que são moléculas especializadas em identificar e neutralizar invasores estranhos, como vírus, bactérias e outros patógenos. Esses anticorpos são cruciais para fortalecer a imunidade do corpo e prevenir doenças.

Um sono inadequado ou de má qualidade compromete a capacidade do sistema imunológico de funcionar corretamente. Quando não dormimos o suficiente, a produção de citocinas é reduzida, o que torna o corpo mais suscetível a infecções e doenças. A falta de sono adequado também afeta a produção de anticorpos, enfraquecendo ainda mais a resposta imune.

Consequentemente, pessoas com noites de sono inadequadas têm um maior risco de desenvolver infecções respiratórias, como resfriados e gripes. Além disso, a privação crônica de sono aumenta o risco de doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares – hipertensão arterial, pressão alta, infarto, derrame cerebral – e doenças metabólicas que incluem obesidade e diabetes. 

Consolidação da memória e aprendizado

Enquanto dormimos, nosso cérebro continua trabalhando. Ele fica ativamente envolvido em uma série de atividades complexas que contribuem para fortalecer as conexões neurais formadas durante o dia e consolidar novas informações.

Um dos principais processos que ocorrem durante o sono é a consolidação da memória. Durante o sono REM ocorre uma espécie de reativação e reorganização das informações que foram aprendidas ao longo do dia. Isso ajuda a consolidar as conexões neurais relacionadas às memórias recentes e integrá-las às redes neurais existentes, o que facilita a retenção e a recuperação dessas memórias no futuro.

O sono também desempenha um papel crucial no processo de aprendizado. Durante o sono, o cérebro revisita e revisa as informações que foram aprendidas no dia, ajudando a firmar novos conhecimentos e habilidades. Períodos adequados de sono são essenciais para a aprendizagem eficaz, pois permitem que o cérebro processe e armazene informações de forma mais eficiente.

Uma boa qualidade de sono está diretamente relacionada ao desempenho cognitivo, incluindo memória, aprendizado, tomada de decisões e resolução de problemas. Pessoas que dormem bem têm uma melhor capacidade de concentração, um processamento mais eficiente das informações e uma maior capacidade de retenção de novos conhecimentos. Por outro lado, a privação ou a má qualidade do sono leva a dificuldades de concentração, lapsos de memória e diminuição da capacidade de resolução de problemas e redução da capacidade de aprender e reter novas informações.

Estratégias higienização do sono: Como adotar medidas para um sono reparador

Para evitar ou reparar os danos causados por noites mal dormidas, podemos adotar a chamada higiene do sono, que consiste em regras gerais para garantir uma boa qualidade de sono. Elas ajudam a criar um ambiente propício para o sono, além de preparar o corpo e a mente para uma boa noite de descanso.

Aqui vai uma lista com algumas dessas medidas para você inserir na sua rotina.

  • Estabeleça uma rotina de sono regular: Vá para a cama e acorde no mesmo horário todos os dias, inclusive nos finais de semana.
  • Crie um ambiente propício para dormir: Mantenha o quarto escuro, fresco e silencioso.
  • Limite a exposição à luz antes de dormir: A luz artificial interfere na produção de melatonina então diminua a intensidade da luz e evite telas brilhantes antes de dormir.
  • Mantenha uma dieta leve à noite: Refeições pesadas e lanches gordurosos antes de dormir causam desconforto digestivo e dificultam o sono.
  • Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite: Fuja de cafeína, nicotina e outros estimulantes que podem dificultar o sono.
  • Evite o consumo de bebidas alcoólicas durante a noite: Elas propiciam superficialidade do sono.
  • Pratique relaxamento antes de dormir: Adote técnicas de relaxamento, como meditação, respiração profunda, alongamento suave ou leitura calmante.
  • Faça atividade física regularmente: Exercícios ajudam a melhorar a qualidade do sono, porém evite realizá-los próximo de dormir, pois aumentam a energia e dificultam o relaxamento.
  • Evite cochilos prolongados durante o dia: Cochilos muito longos ou tardios tornam mais difícil adormecer à noite.

Encontre sua paz noturna com as nossas cápsulas para dormir

No entanto, para algumas pessoas, seguir as estratégias de higienização do sono por si só não é o suficiente. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar a encontrar a solução ideal para melhorar a qualidade do seu sono.

O Melatonina Plus é uma escolha natural para quem busca um descanso de qualidade. Este suplemento combina melatonina, o hormônio do sono, com Gaba, um neurotransmissor que promove relaxamento. O Melatonina Plus induz o sono, melhora a qualidade do descanso e combate a insônia, enquanto proporciona benefícios adicionais como relaxamento muscular, combate ao envelhecimento precoce e melhora do humor. 

O Noite Feliz foi meticulosamente elaborado para abordar diferentes aspectos relacionados aos distúrbios do sono, proporcionando uma solução abrangente e eficaz. Formulado com fitonutrientes que modulam as ondas cerebrais, este nutracêutico ajuda a reduzir a dificuldade para dormir, especialmente a insônia, proporcionando um sono tranquilo e reparador com uma sensação revigorante ao acordar. Além disso, contribui para a indução de um estado relaxado, diminui a ansiedade relacionada à insônia e não causa sonolência no dia seguinte. 

O Bom Sono com Mulungu promove um sono tranquilo e restaurador, bem como oferece benefícios adicionais para a saúde mental e emocional. Com ingredientes naturais como o Mulungu, Maracujá, 5HTP e Erva-de-São-João, este suplemento oferece uma abordagem completa para o tratamento da ansiedade, agitação, convulsões e insônia. Sua ação calmante e relaxante atua diretamente no sistema nervoso, promovendo um sono mais regular, reduzindo a ansiedade, agitação e compulsão, e auxiliando no tratamento da síndrome do pânico.

A Cápsula Natural para Dormir oferece uma solução suave e não dependente para induzir um sono tranquilo e restaurador. Composta por ingredientes naturais cuidadosamente selecionados, proporciona uma ação calmante e relaxante, melhorando a qualidade do sono e aliviando os sintomas de estresse e ansiedade. O L-triptofano é um aminoácido essencial utilizado no tratamento de diversos distúrbios, incluindo estresse, hiperatividade, depressão e problemas de sono. A Vitamina B6 auxilia no tratamento de carência vitamínica, distúrbios metabólicos e sintomas associados à Síndrome da Tensão Pré-Menstrual (STPM) e ao uso de anticoncepcionais. A Valeriana, conhecida por suas propriedades medicinais, trata a insônia, melhora a qualidade do sono e reduz os sintomas de estresse, nervosismo, agitação, dificuldade de concentração e ansiedade. Por fim, a Passiflora, com sua ação calmante e antidepressiva, alivia a insônia e reduz os sintomas da ansiedade. 

Conclusão

Diante do turbilhão de emoções e responsabilidades que caracteriza a vida moderna, é fácil sucumbir ao adoecimento mental. Em um mundo onde as demandas diárias muitas vezes nos consomem, é fácil negligenciar nosso bem-estar devido ao trabalho, aos estudos e às obrigações pessoais.

Nessa crescente crise da saúde mental, o sono se torna uma das vítimas principais. Noites mal dormidas, interrompidas por pensamentos inquietantes e preocupações, roubam-nos o descanso necessário, comprometendo a regeneração celular, a função imunológica, o equilíbrio hormonal e até mesmo a capacidade de aprendizado e memória. 

Investir em estratégias de higiene do sono é o caminho para garantir um descanso reparador e promover a regeneração física, a estabilidade emocional e o bom funcionamento cognitivo. Porém, quando essas estratégias não são o suficiente, a ciência entra para nos salvar. Suplementos com ingredientes naturais se tornam alternativas eficazes e não invasivas para a reparação do sono.

Não subestime o poder do sono, procure priorizar o seu bem-estar e investir em um sono de qualidade. Afinal, é durante o descanso que encontramos a energia e a resiliência necessárias para enfrentar os desafios da vida com equilíbrio e serenidade.

Referências

ABRAHÃO, Taís Batizaco; LOPES, Alda Penha Andrello. Principais causas do estresse e da ansiedade na sociedade contemporânea e suas consequências na vida do indivíduo. Contradição – Revista Interdisciplinar de Ciências Humanas e Sociais, [S.L.], v. 3, n. 1, p. 1-16, 2022. Editora Universitaria EduFatecie. http://dx.doi.org/10.33872/revcontrad.v3n1.e028.

BARNHILL, John W. Considerações gerais sobre transtornos de ansiedade. Manual MSD. 2023. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt/casa/dist%C3%BArbios-de-sa%C3%BAde-mental/transtornos-de-ansiedade-e-relacionados-a-fatores-estressantes/considera%C3%A7%C3%B5es-gerais-sobre-transtornos-de-ansiedade?query=causas%20ansiedade. Acesso em: 29 fev. 2024.

CCN BRASIL. Ansiedade: o que é, como controlar e principais sintomas. o que é, como controlar e principais sintomas. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/ansiedade/. Acesso em: 29 fev. 2024.

FERNANDES, Milena. Sono e saúde mental: insônia pode ser indício de algum transtorno psiquiátrico. insônia pode ser indício de algum transtorno psiquiátrico. 2023. Disponível em: https://www.saude.ce.gov.br/2023/03/16/sono-e-saude-mental-insonia-pode-ser-indicio-de-algum-transtorno-psiquiatrico/. Acesso em: 29 fev. 2024.

FREITAS, Alessandra Petraglia de; ANDRADE, Leda Franco Martins. O estresse e sua interrelação no contexto laboral. Intercursos Revista Científica, [S. l.], v. 13, n. 2, 2017. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/intercursosrevistacientifica/article/view/2462. Acesso em: 29 fev. 2024.

LETIERI, Rebeca. O que acontece no corpo quando dormimos? 2022. Disponível em: https://ge.globo.com/eu-atleta/saude/noticia/2022/10/04/o-que-acontece-no-corpo-quando-voce-dorme.ghtml. Acesso em: 29 fev. 2024.

PERES, Ana Cláudia. Dormir bem é fundamental para a saúde, alertam especialistas. 2016. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/noticia/dormir-bem-e-fundamental-para-saude-alertam-especialistas. Acesso em: 29 fev. 2024.

ROCHA, Lucas. O que acontece no corpo humano durante o sono? Entenda importância de dormir bem. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/saude/o-que-acontece-no-corpo-humano-durante-o-sono-entenda-importancia-de-dormir-bem/. Acesso em: 29 fev. 2024.

SCHWAB, Richard J. Visão geral do sono. Manual MSD. 2022. Disponível em: https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/dist%C3%BArbios-do-sono/vis%C3%A3o-geral-do-sono. Acesso em: 29 fev. 2024.

SENADO FEDERAL. Ansiedade e depressão são os principais vilões da saúde mental. CCN Brasil. 2023. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/institucional/sis/noticias-comum/ansiedade-e-depressao-sao-os-principais-viloes-da-saude-mental. Acesso em: 29 fev. 2024.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados