INFECÇÕES URINÁRIAS E VAGINAIS: O que toda mulher deve saber

20 / 03 / 2024
Saúde & Bem-estar
Por Marina Giuliani da Costa

Você já teve que interromper alguma atividade por causa de uma dor incômoda e persistente na região íntima ou uma ardência ao urinar? Se você já passou por isso, não está sozinha. Infecções urinárias e vaginais impactam milhões de mulheres ao redor do mundo todo ano. 

As infecções do trato urinário (ITUs) são algumas das mais frequentes em humanos, sendo mais presente em mulheres jovens e adultas. Pelo menos metade delas enfrentará ao menos um episódio de infecção urinária ao longo da vida, e os números não mentem: entre 50% e 60% das mulheres adultas sofrem com um episódio de infecção urinária por ano, segundo um estudo de 2019 realizado pelos médicos pesquisadores Medina e Castillo-Pino.

Mas as complicações não param por aí. Além das ITUs, as infecções vaginais são uma preocupação constante na vida das mulheres. Afetando mais da metade delas em algum momento de suas vidas, essas infecções se tornam uma das principais motivações para as mulheres buscarem cuidados médicos.

Por que a incidência de ITUs é maior em mulheres? Qual a relação entre as infecções urinárias e as infecções vaginais? Querendo respostas para essas perguntas? Então vem conosco!

Infecção do Trato Urinário: O que você precisa saber

A infecção do trato urinário (ITU) é uma condição recorrente que afeta homens e mulheres de todas as idades, sendo uma das principais preocupações de saúde. Essa infecção ocorre quando microrganismos, principalmente bactérias, invadem as vias urinárias, desde a uretra até os rins. 

Esses organismos microscópicos podem alcançar o trato urinário de duas maneiras principais: através da via ascendente, onde eles se movem da área genital ou do ânus para o sistema urinário, ou por meio da via hematogênica, onde eles entram na corrente sanguínea e são transportadas até o trato urinário.

Existem diferentes tipos de ITU, dependendo da parte do sistema urinário afetada. Nos casos de infecções das vias urinárias inferiores, podemos encontrar a uretrite, que acomete a uretra, a cistite, que atinge a bexiga, e a prostatite, que envolve a próstata (nos homens). Já nas infecções das vias urinárias superiores, a pielonefrite compromete os ureteres e os rins.

Os sintomas da infecção urinária variam em intensidade e, geralmente, englobam dor ou ardência ao urinar (disúria), urgência urinária, aumento da frequência urinária, produção de urina em pequenas quantidades (polaciúria), dor suprapúbica, odor forte ao urinar e urina com aspecto avermelhado ou turvo. No casos de pielonefrite, os sintomas podem incluir dor lombar, náuseas, vômitos, febre e calafrios.

Adeus, ITU: Composto para Infecção Urinária e Pedra nos Rins

A infecção urinária é tão incômoda que muitas vezes nos sentimos tentados a abandonar nossas tarefas diárias devido a tamanho desconforto, não é mesmo? E se te contássemos que você não precisa mais se preocupar com isso? 

Formulado por Quebra-Pedra, Uva Ursi, Cana do Brejo e Pedra Ume Caá, o Composto para Infecção Urinária e Pedra nos Rins visa promover a saúde do trato urinário e auxiliar no tratamento de condições como cistites, nefrites, cálculos renais e inflamações nos rins e bexiga. Com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e antibacterianas, este suplemento age como um antibiótico natural, tratando infecções e inflamações das vias urinárias, eliminando pedras nos rins e removendo toxinas e líquidos em excesso.

Entenda por que as mulheres são mais suscetíveis a infecções urinárias

As mulheres são mais propensas a desenvolver infecções urinárias em virtude de fatores anatômicos, comportamentais e de saúde. 

A anatomia feminina, caracterizada por uma uretra mais curta e sua proximidade com a vagina e o ânus, torna o trato urinário mais vulnerável à contaminação. Essa configuração anatômica facilita a entrada de microrganismos no sistema urinário, considerando que a contaminação ocorre predominantemente por via ascendente. 

A falta de higiene adequada, especialmente após a evacuação intestinal, permite a contaminação da uretra por agentes patogênicos do ânus, aumentando o risco de infecção do trato urinário.

Durante a atividade sexual, os micróbios patogênicos têm maior facilidade de ascender para o sistema urinário devido aos pequenos traumas na mucosa causados pelo ato sexual. Por esse motivo, é comum recomendar urinar após a relação sexual, pois isso ajuda na eliminação desses patógenos.

O uso de contraceptivos, como diafragmas e espermicidas, desequilibra a flora vaginal, favorecendo a proliferação de microrganismos danosos, e aumenta o pH da secreção vaginal, diminuindo a concentração de lactobacilos que funcionam como protetores da região. 

Condições de saúde como doenças crônicas, diabetes e imunodepressão afetam o sistema imunológico e criam um ambiente propício para o crescimento bacteriano na urina. 

As mudanças anatômicas e funcionais do trato urinário durante a gravidez impactam o desenvolvimento da ITU. Além das alterações fisiológicas que aumentam a suscetibilidade da gestante à proliferação e ascensão de bactérias para o trato urinário superior, os efeitos da gestação no sistema imunológico da mulher favorecem a progressão para infecções mais graves. As ITUs ocasionam complicações na saúde reprodutiva, aumentando o risco de parto prematuro e baixo peso ao nascer, assim como na gravidez, acarretando em pré-eclâmpsia e trabalho de parto prematuro.

As ITUs afligem a saúde e a qualidade de vida das mulheres, suscitando dores, desconfortos e estresse emocional. Se recorrentes, exigem tratamentos prolongados e contínuos. 

A microbiota vaginal e sua influência nas infecções urinárias

As mulheres não estão apenas em desvantagem quando o assunto é infecções urinárias, elas também carregam consigo uma arma secreta: a microbiota vaginal. A influência da microbiota vaginal na incidência e regulação de infecções urinárias é cada vez mais reconhecida.

A microbiota vaginal é composta por uma variedade de organismos microscópicos, aeróbicos e anaeróbicos, sobretudo os lactobacilos, que atuam na manutenção da saúde feminina. Os lactobacilos correspondem a cerca de 90% do total dos micróbios na região vaginal. Eles formam um biofilme natural que reveste a mucosa, inibindo a adesão, crescimento e proliferação de patógenos. Também são responsáveis por produzir ácido lático, mantendo o pH acídico da vagina, e peróxido de hidrogênio, inibindo o crescimento de microrganismos nocivos. 

A microbiota vaginal protege o organismo contra doenças através da prevenção do crescimento de patógenos. No trato urinário, os lactobacilos da microbiota vaginal produzem substâncias antimicrobianas que inibem o crescimento de  microrganismos patogênicos, protegendo o trato urinário de infecções. Uma microbiota vaginal saudável é capaz de fortalecer a imunidade local do trato urinário, aumentando a produção de células e anticorpos que defendem a região.

Agora, quando há o desequilíbrio dessa microbiota, conhecido como disbiose vaginal, a história é diferente. Nessa situação, temos a diminuição da acidez vaginal e aumento da colonização de agentes patogênicos. A disbiose vaginal reduz a competição de microrganismo benéfico, permitindo que patógenos colonizem o trato urinário com maior facilidade. Além disso, o biofilme pode se tornar um ambiente propício para o crescimento e multiplicação de microrganismos lesivos, neutralizando a atividade de antimicrobianos ou permitindo que eles resistam ao sistema de defesa do hospedeiro.

Mas a microbiota vaginal não para por aí, ela também influencia  na ocorrência e controle de infecções vaginais.

Defesa íntima: O papel da microbiota vaginal nas infecções vaginais

Conforme visto, a microbiota vaginal atua na proteção do organismo contra doenças ao impedir o crescimento de microrganismos prejudiciais, especialmente dentro de seu próprio habitat natural: a vagina. A microbiota vaginal é crucial para a manutenção da saúde vaginal, assegurando o equilíbrio da flora vaginal.

A disbiose vaginal, consequentemente, pode levar ao desenvolvimento de infecções vaginais, sendo os tipos mais comuns candidíase, vaginose bacteriana e tricomoníase. Elas acometem cerca de 75% das mulheres, ao menos uma vez ao longo da vida, representando uma das principais razões pelas quais as mulheres buscam atendimento médico. 

As infecções vaginais são ocasionadas pela presença de organismos infecciosos, como bactérias ou fungos, na região vaginal, e podem se apresentar de diversas formas, dependendo do agente envolvido. Geralmente, essas infecções se manifestam por meio de um corrimento vaginal, que pode ter um odor desagradável, acompanhado de coceira, vermelhidão e, ocasionalmente, ardência e desconforto na vagina e vulva. Em alguns casos, as infecções podem tornar as relações sexuais dolorosas e a micção frequente e dolorosa.

As dores e os desconfortos causados pelos sintomas das infecções vaginais impactam a qualidade de vida das mulheres em níveis físico, emocional e sexual. Caso não diagnosticadas e tratadas corretamente, levam a recorrências e a complicações, especialmente durante a gravidez, como partos prematuros, aborto, problemas de fertilidade e um risco maior de contrair doenças sexualmente transmissíveis.

Bem-estar íntimo: Como os óvulos vaginais ajudam na saúde feminina

Cansada dos incômodos e sofre com recorrentes infecções vaginais? Nós temos aqui uma resposta para o seu problema: os óvulos vaginais!

A fórmula inovadora do óvulo vaginal, à base de probióticos, óleo de coco e gelatina, garante uma aplicação fácil e eficaz. Ao ser inserido no canal vaginal, o óvulo se dissolve nos fluidos vaginais, sendo absorvido localmente sem afetar o restante do organismo. Além de sua fácil aplicação, proporciona um tratamento direcionado e eficiente para a melhora da saúde vaginal.

O Ácido Bórico em Óvulo Vaginal é a solução para o tratamento de infecções vaginais, como candidíase e vaginose bacteriana. Esses óvulos vaginais oferecem uma abordagem localizada para restaurar o equilíbrio da microbiota vaginal e aliviar os sintomas desconfortáveis associados a essas condições. Com propriedades antissépticas e antimicrobianas, o ácido bórico age diretamente no local afetado, reduzindo a irritação, a coceira, o corrimento e os odores desagradáveis. Além disso, promove o reequilíbrio da flora vaginal, estimulando a colonização de microrganismos benéficos para a saúde genital da mulher.

Os Óvulos Vaginais de Lactobacillus acidophilus e Óvulos Vaginais de Lactobacillus acidophilus + reuteri + crispatus promovem a saúde vaginal, prevenindo e tratando infecções vaginais. Esses organismos microscópicos são probióticos benéficos e naturalmente encontrados no trato gastrointestinal, urinário e genital. Especificamente no canal vaginal, eles produzem o ácido láctico, contribuindo para o controle do crescimento de patógenos, além de restaurar a saúde da microbiota vaginal e manter o pH ácido e normal da vagina.

Conclusão

As infecções urinárias e vaginais são um incômodo frequente na vida das mulheres, tendo impacto em sua saúde física, mental e sexual. É comum, por exemplo, ter que interromper atividades diárias devido à dor e ao desconforto. Os desafios enfrentados pelas mulheres devido às infecções urinárias e vaginais são inegáveis. A busca por soluções eficazes e acessíveis torna-se uma prioridade nesses casos. 

As infecções do trato urinário são uma realidade comum e, muitas vezes, recorrente. A formulação do Composto para Infecção Urinária e Pedra nos Rins, ao oferecer propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, diuréticas e antibacterianas, não apenas trata infecções e inflamações das vias urinárias, como também promove a saúde do trato urinário.

Mas as infecções urinárias não são o único desafio enfrentado pelas mulheres. As infecções vaginais também são uma preocupação constante, afetando-as em algum momento de suas vidas. Nesse cenário, a microbiota vaginal emerge como uma aliada na luta contra infecções vaginais, oferecendo uma linha de defesa natural contra microrganismos prejudiciais. Os óvulos vaginais formulados com ácido bórico e lactobacilos oferecem uma solução direcionada e eficaz para restaurar o equilíbrio da flora vaginal e aliviar os sintomas desconfortáveis associados a infecções vaginais. Esses produtos não apenas tratam infecções existentes, mas também previnem recorrências e melhoram a saúde vaginal.

Mulher, o controle da sua saúde íntima está em suas mãos! Você não precisa mais aceitar os desconfortos e as limitações impostos pelas infecções urinárias e vaginais. Você merece uma vida livre desses obstáculos, onde a saúde e a felicidade são prioridade.

Referências

BAYER. Especial: tudo sobre infecção vaginal. tudo sobre infecção vaginal. Disponível em: https://www.gineco.com.br/saude-feminina/doencas-femininas/infeccoes-vaginais/especial-tudo-sobre-infeccoes-vaginais. Acesso em: 14 mar. 2024.

BBC NEWS BRASIL. As ameaças ocultas da infecção vaginal mais comum. 2015. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/04/150421_infeccao_vaginal_gravidez_fn. Acesso em: 14 abr. 2024.

BIOME HUB. Infecções do trato urinário e microbiota vaginal. Disponível em: https://www.biome-hub.com/post/infeccoes-trato-urinario. Acesso em: 14 mar. 2024.

FRADE SAID. Bactérias vaginais podem desencadear infecção urinária recorrentes. Disponível em: https://www.fradesaid.com.br/artigos/bacterias-vaginais-infeccao-urinaria/. Acesso em: 14 mar. 2024.

GEOLAB. 4 coisas que toda mulher precisa saber sobre infecção urinária. 2021. Disponível em: https://www.geolab.com.br/dicas-de-saude/4-coisas-que-toda-mulher-precisa-saber-sobre-infeccao-urinaria/. Acesso em: 14 mar. 2024.

GOJE, Oluwatosin. Considerações gerais sobre a vaginite (infecção ou inflamação vaginal). Manual MSD. 2023. Disponível em: https://abre.ai/jdHQl. Acesso em: 14 mar. 2024.

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO. Mulheres são mais suscetíveis a contrair infecção urinária. 2019. Disponível em: https://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/mulheres-sao-mais-suscetiveis-a-contrair-infeccao-urinaria/. Acesso em: 14 mar. 2024.

IMAM, Talha H.. Considerações gerais sobre infecções do trato urinário (ITUs). 2022. Disponível em: https://abre.ai/jdHT. Acesso em: 14 mar. 2024.

LEAL, Daniel. A Relação entre a Microbiota Vaginal e as Infecções Urinárias. 2021. Disponível em: https://danielleal.pt/a-relacao-entre-a-microbiota-vaginal-e-as-infeccoes-urinarias/. Acesso em: 14 mar. 2024.

MEDINA, Martha; CASTILLO-PINO, Edgardo. An introduction to the epidemiology and burden of urinary tract infections. Therapeutic Advances In Urology, [S.L.], v. 11, p. 175628721983217, jan. 2019. SAGE Publications. http://dx.doi.org/10.1177/1756287219832172.

NERY, Fábio Santos. A importância da microbiota vaginal para saúde feminina: um panorama do conhecimento da comunidade da fup. 2018. 41 f. TCC (Graduação) – Curso de Licenciatura em Ciências Naturais, Faculdade Unb Planaltina, Planaltina, 2018. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/27519/1/2018_FabioSantosNery_tcc.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Vaginose bacteriana. 2023. Disponível em: https://www.who.int/es/news-room/fact-sheets/detail/bacterial-vaginosis. Acesso em: 14 mar. 2024.

RODRIGUES, Tiago Moura; GRIECO, Alexandre Soares; SIMÕES, Fabiano André; CASTILHO, Lísias Nogueira. Infecção urinária. RBm Rev. Bras. Med, [S.I.], 67(1/2): p. 1-15, jan.-fev. 2010. Disponível em: https://www.aeciherj.org.br/publicacoes/Informativos-CCIH/Infeccao-urinaria_Conduta.pdf. Acesso em: 14 mar. 2024.

SECRETARIA DE ESTADO DA SAðDE DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO. Protocolo clínico e de regulação: infecção urinária. Espírito Santo, 2022. Disponível em: https://abre.ai/jdH8. Acesso em: 14 mar. 2024.
STAMM, Ana Maria Nunes de Faria; LUCIANO, Lessandro Gesser; PEREIRA, Andréa Gisele. Infecção Urinária na Mulher: Característica e Fatores de Risco. ACM Arq. Catarin. Med, 26(1/4): 106-10, jan.-dez. 1997.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados