Tratamento para queda de cabelo: Entenda os principais!

21 / 11 / 2022
Cabelo & Corpo
Por Dermapelle

Queda de cabelo: conheça os principais tratamentos

Os tratamentos para queda de cabelo são variados e cada um será melhor para determinados casos. E é muito importante contar com o acompanhamento de um dermatologista para indicar o que deve ser feito. Essas terapias variam desde uma alimentação balanceada até procedimentos médicos ou produtos específicos para tratar a queda capilar.

Você sabe quais são as causas dessa queda? Ela normalmente é um processo natural, porém, em algumas situações ocorre de forma intensa e rápida, com uma queda maior que 100 fios por dia. Isso pode ser consequência de outros problemas, como estresse, anemia, doenças, alterações hormonais, entre outros.

O causador da queda capilar é o que vai definir o melhor tratamento, que deve ser recomendado por um médico. Por isso, preparamos um conteúdo com os principais tratamentos para queda de cabelo para que você conheça alguns deles antes de consultar o seu dermatologista.

Continue a leitura e confira!

1. Alimentação adaptada para tratar a queda capilar

Uma alimentação com alimentos ricos em zinco, ômega 3, ferro e betacaroteno pode ajudar a reduzir e até mesmo evitar a perda dos fios. Essas substâncias contribuem para o fortalecimento do cabelo e são ótimas opções para acompanhar um tratamento ou para preveni-lo.

Elas são encontradas facilmente em ovos, peixes, cenoura, frutas vermelhas, nozes, soja, arroz e feijão. São alimentos fáceis de adicionar na dieta, além de ser benéfico para todo o nosso corpo, contribuindo para a melhora da nossa saúde no geral.

Sua maior indicação é para os casos de pós-parto, doenças de tireóide, deficiências nutricionais e enfermidades que acompanham febre alta.

Como é um procedimento totalmente natural, as mudanças na dieta são um método bem comum na hora de auxiliar no combate desse tipo de problema, sendo uma boa escolha para quem não quer partir para o uso de medicamentos e procedimentos estéticos.

2. Transplante ou implante de cabelo

Esse tratamento para queda de cabelo é um dos mais utilizados, sendo um método cirúrgico em que os profissionais retiram os fios de uma parte do corpo (nuca, peito, costas) e implantam nos locais da queda ou de falha. Existe também o implante capilar, contando com a utilização de fios artificiais para reduzir a calvície, porém, como são artificiais pode existir uma rejeição.

No caso do transplante, são usadas duas técnicas: a FUE e FUT. Na primeira, os folículos são retirados individualmente com a ajuda de um equipamento próprio para o procedimento — e o implante dos fios também é feito um a um. A sua recuperação é mais rápida e as cicatrizes são mais discretas.

O FUT é utilizado quando o tratamento é aplicado em áreas grandes, sendo feita a remoção de uma faixa de couro cabeludo de uma parte do corpo e depois selecionados os folículos que serão usados. Ela é mais barata que a técnica anterior, mas seu tempo de recuperação é consideravelmente maior e a cicatriz fica visível — confira nosso post sobre como clarear cicatrizes aqui!

Mesmo sendo um processo muito eficiente para esse objetivo, existem outras terapias que são menos invasivas e até mesmo mais acessíveis do ponto de vista financeiro. Então, sempre procure a ajuda de um médico de confiança para entender qual é o melhor procedimento a seguir no seu caso.

3. Uso de produtos antifúngicos

Utilizar produtos antifúngicos é recomendado quando a perda dos fios de cabelo está sendo causada por fungos, surgindo problemas como a micose.

Geralmente, nessas situações, o dermatologista indica o uso de terbinafina, griseofulvina e shampoo de selênio 2,5%. Com eles, a presença desses organismos será combatida e o cabelo deve voltar ao seu estado natural.

4. Uso de medicamentos para tratamento da queda de cabelo

Os produtos para cabelo, como finasterida, minoxidil e espironolactona auxiliam no crescimento de novos fios saudáveis e também no combate a queda capilar.

Além disso, eles nutrem o couro cabeludo e ajudam a estimular a circulação do sangue, prolongando o aumento do crescimento de fios de cabelo.

Um dos mais comuns e utilizados é o minoxidil em soluções com concentrações de 2% e 5%. Como mencionamos acima, ele contribui para a melhor da circulação sanguínea e nutrição do couro, sendo muito recomendado para tratar alopecia androgênica.

Já o finasterida é encontrado no formato de comprimidos de 1 mg, sendo também indicado para a alopecia androgênica e prevenção da queda de cabelo. Por fim, o espironolactona é mais comum no tratamento de pressão alta, porém, ele conta com um efeito anti-androgênico que pode combater a alopecia nas mulheres.

Todos esses remédios devem ser prescritos por um médico e nunca devem ser tomados sem o acompanhamento desse profissional.

5. Suspensão do uso de alguns remédios

Como falamos de medicamentos que podem ajudar no combate à queda no tópico anterior, nesse falaremos dos remédios que possuem como efeito colateral a perda dos fios. Os exemplos mais comuns deles são: heparina, lítio, varfarina, carbimazol, entre outros.

Dessa forma, suspender o uso deles pode ser uma boa solução para o combate da queda dos fios, mas antes de fazer isso é recomendado consultar um médico.

Agora que você conhece alguns dos principais tratamentos para queda de cabelo, poderá decidir em conjunto com seu dermatologista qual é a melhor técnica para o seu caso específico. Assim, é possível evitar efeitos e reações indesejadas, além de desconfortos que algum procedimento possa causar.

Se gostou desse tipo de conteúdo, que tal conferir os nossos outros posts sobre saúde? Continue navegando em nosso blog e encontre diversos textos com informações importantes para os seus cuidados!

Aproveite e veja o nosso post sobre os benefícios dos óleos essenciais. Te esperamos lá!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados