Descubra quais são os benefícios dos óleos essenciais com a Dermapelle

31 / 10 / 2022
Cuidados com a pele
Por Dermapelle

Os óleos essenciais proporcionam inúmeros benefícios para nós, indo muito além das suas fragrâncias que são extremamente agradáveis. Essas substâncias concentradas são totalmente naturais, sendo extraídas de algumas plantas aromáticas, além disso, elas possuem um importante papel na aromaterapia com as suas diversas propriedades terapêuticas.

Ficou curiosa para saber mais? Então continue a sua leitura por aqui e aprenda tudo sobre os benefícios que esses óleos possuem, conhecendo como eles são feitos e alguns de seus principais atributos.

O que são os óleos essenciais?

Os óleos são compostos 100% naturais e altamente voláteis extraídos de algumas plantas aromáticas, geralmente eles estão presentes em suas frutas, folhas, sementes, caules, raízes e flores. Eles são substâncias bem concentradas que contam com um perfume muito marcante.

O seu aroma possui propriedades diversas como a inseticida e a antifúngica, que ajudam a afastar animais e fungos prejudiciais à planta. Eles também podem atuar como aliados na hora de atrair insetos como as abelhas, que ajudam no processo de polinização.

A grande volatilidade dos óleos essenciais permite que eles evaporem rapidamente e circulem pelo ar, interagindo com os nossos sensores olfativos.

Esse atributo contribui para que eles sejam a melhor escolha para a utilização nas técnicas de aromaterapia, com seu aroma marcante ajudando a cuidar da sua saúde, proporcionando bem-estar, equilíbrio mental, físico e emocional.

A composição desses óleos pode variar conforme a estação, localização geográfica, método de produção, ano do cultivo, clima e até mesmo a hora do dia. Tudo isso faz do processo de fabricação um fator fundamental para determinar qual será a qualidade do produto.

Os métodos de produção mais utilizados para realizar a extração desses compostos são os seguintes:

Hidrodestilação

Essa técnica se tornou um padrão para extrair os óleos de materiais vegetais como a madeira ou flores. Ele isola as partes naturais não solúveis em água com um ponto mais alto de ebulição, facilitando a sua retirada. Nele, os compostos são completamente imersos na água, seguida de ebulição. Com isso, o vapor é condensado até se tornar uma parte aquosa.

Hidrodifusão

Esse formato acontece por meio de uma destilação feita a vapor. Ele é usado quando o material de origem vegetal é seco e não sofre danos por uma temperatura como a de ebulição. Então aqui se utiliza o vapor na parte superior do elemento, dessa maneira a planta é atingida de forma mais eficiente.

A técnica de hidrodifusão é melhor que a de destilação comum, por conta do seu tempo de processamento menor e o rendimento do óleo ser maior, mesmo utilizando menos vapor.

Destilação

O processo de destilação é o mais comum na extração de óleos essenciais. Aqui o composto da planta é colocado em água fervente ou é aquecido por vapor. Após isso, os óleos são extraídos. Então, para esse procedimento, a temperatura utilizada deve ser alta o suficiente para quebrar a parte vegetal, liberando os compostos aromáticos.

Quais são os benefícios dos óleos essenciais e para que eles servem?

Como dissemos, eles possuem diversos benefícios e finalidades, sendo utilizados desde o tratamento de algumas dores até sintomas de ansiedade e depressão.

Existem muitos tipos de aromas e cada um deles pode servir para determinada terapia, sendo importante consultar um profissional da área para saber qual perfume é o mais indicado para cada causa.

Veremos a seguir algumas das principais qualidades desses elementos que trazem tantas vantagens para a nossa saúde:

1. Tratamento da ansiedade

Um dos seus maiores benefícios é o auxílio na diminuição do estresse e ansiedade, graças a algumas de suas fragrâncias serem consideradas bons calmantes. É claro que um cheiro que acalma uma pessoa pode não servir para outra, mas alguns deles funcionam bem no geral, como os óleos de laranja-doce, lavanda e alecrim.

O modelo de lavanda já é um grande conhecido no mundo dos tratamentos aromaterápicos, por conta de seu efeito de relaxamento e anti-stress, trazendo equilíbrio ao sistema nervoso central e deixando você bem tranquila.

Já o aroma do alecrim colabora para aumentar o seu bom humor e ajudar a ter maior clareza nos pensamentos, reduzindo o seu esgotamento mental e também físico. Dessa forma, eles são dois óleos essenciais que não podem faltar na sua coleção.

2. Crescimento capilar

Outro ganho que o uso desses elementos traz é o crescimento capilar e a contribuição para a saúde do seu cabelo. Vários óleos possuem essa capacidade de auxiliar o seu cabelo crescer e até mesmo ganhar mais força.

Para essa finalidade a opção de melaleuca aparece com seus atributos que ajudam a gerar o crescimento das células e melhorar a espessura dos seus fios. Além disso, as propriedades antibacterianas vão manter o seu couro cabeludo livre de problemas.

3. Combate as dores e desconfortos

A aromaterapia também tem sido muito utilizada para tratar algumas dores e indisposições, afinal, cada vez mais são notados resultados eficientes contra esse tipo de desconforto. Existem itens como os de hortelã-pimenta e gerânio que auxiliam nesse combate com as suas qualidades analgésicas e anti-inflamatórias.

O gerânio pode inclusive atuar no controle da menopausa e TPM, contribuindo para o equilíbrio hormonal e até emocional.

4. Melhora da imunidade

Uma das vantagens na utilização desses elementos é a melhora da sua imunidade. Com a utilização dos compostos aromáticos de melaleuca e limão siciliano, você aproveita efeitos como:

  • Imunoestimulante;
  • Antisséptico;
  • Antifúngico;
  • Bactericida.

Dessa forma, eles conseguem ajudar no fortalecimento das defesas do seu organismo e estimulam a melhora do sistema imunológico.

5. Ajuda na hora de dormir

Mais um dos vários efeitos benéficos desses óleos essenciais é o efeito tranquilizante que vai te ajudar a dormir bem melhor. E aqui a lavanda aparece mais uma vez com as suas inúmeras propriedades. O aroma dela estimula a produção de melatonina, um dos hormônios produzidos pelo nosso organismo para induzir o sono.

Como usar os óleos essenciais?

Seu uso pode ser feito de diferentes maneiras como por aplicação na pele (não aplique diretamente se eles não estiverem diluídos), inalação, banhos, massagens, difusores, misturados em cosméticos, entre outros. Você pode inclusive pingar algumas gotas no seu travesseiro.

No caso do método de inalar essas fragrâncias, o seu funcionamento irá ocorrer por conta do envio de impulsos para a região olfativa do nosso cérebro, que é a responsável por controlar vários de nossos sistemas como: emoções, hormônios, sensações sexuais, memória e frequência cardíaca.

Agora que você conhece as maiores vantagens em fazer uso desses elementos naturais, pode adicioná-los à sua rotina e melhorar a sua qualidade de vida! Faça proveito dos benefícios no sono, melhora da imunidade, combate ao estresse, entre muitos outros.

Continue navegando aqui no blog e conheça mais desse universo da aromaterapia com nossos conteúdos!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados