DESINTOXICAÇÃO PÓS-FOLIA: Como se livrar das toxinas e do inchaço

28 / 02 / 2024
Saúde & Bem-estar
Por Marina Giuliani da Costa

Ah, o Carnaval! Uma época de celebração, música pulsante e cores vibrantes. Essa festividade é sinônimo de churrascos intermináveis, dias ensolarados na praia, e uma profusão de bebidas e quitutes irresistíveis. Sob toda essa euforia, é fácil se deixar levar e mergulhar de cabeça em uma maratona de diversão que compromete nossa saúde.

Entre sambas contagiantes e fantasias coloridas, é comum nos entregarmos a hábitos que, embora tragam momentos de alegria, também deixam suas marcas em nosso organismo. O excesso de líquidos, o consumo de alimentos ricos em gorduras e açúcares, e a exposição prolongada ao sol podem resultar em um acúmulo de toxinas, radicais livres e resíduos que comprometem o equilíbrio do nosso corpo.

Então, como fazer as pazes com nosso organismo após esse período de exageros? A resposta está em um bom detox pós-Carnaval! É hora de recarregar as energias, restaurar o equilíbrio e dar um refresco ao nosso corpo tão generosamente desafiado durante os dias de folia.

Desintoxique-se: Entenda a importância da eliminação de substâncias tóxicas pelo corpo

O detox, também conhecido como detoxificação ou desintoxicação, é um processo vital do corpo humano responsável por eliminar toxinas e substâncias nocivas que podem se acumular no organismo. Essas substâncias tóxicas provêm de várias fontes, incluindo alimentos processados, poluentes ambientais, produtos químicos, medicamentos, álcool e até mesmo o estresse do dia a dia.

Uma ação detoxificante pode ocorrer naturalmente através de órgãos como fígado, rins, intestinos, pulmões e pele. Esses órgãos atuam na eliminação de resíduos e toxinas, transformando essas substâncias nocivas em formas menos tóxicas e facilitando sua excreção do corpo.

O fígado é o principal órgão responsável pela metabolização e eliminação de toxinas do corpo. Durante o processo de detoxificação, o fígado converte substâncias tóxicas em compostos menos prejudiciais que são eliminadas do organismo. O fígado apresenta enzimas que ajudam a quebrar e neutralizar toxinas, tornando-as solúveis em água para facilitar sua excreção pelos rins ou intestinos. O fígado ainda produz a bile, que é armazenada na vesícula biliar e liberada no intestino para auxiliar na digestão de gorduras e na eliminação de resíduos.

Os rins filtram o sangue para remover resíduos metabólicos e substâncias tóxicas, como ureia, creatinina e excesso de eletrólitos. Esses resíduos são excretados na forma de urina, que é eliminada do corpo. Os rins também desempenham um papel na regulação do equilíbrio de líquidos e eletrólitos, ajudando o organismo a se manter estável.

Os intestinos, especialmente o intestino grosso, absorvem nutrientes dos alimentos digeridos e ajudam a eliminar resíduos indesejados. As fibras alimentares presentes em frutas, vegetais e grãos integrais ajudam a promover movimentos intestinais regulares, evitando a constipação e permitindo a eliminação eficaz de toxinas e resíduos.

Através da respiração, os pulmões eliminam dióxido de carbono, um subproduto do metabolismo celular, assim como outros resíduos metabólicos voláteis, como álcool e produtos químicos inalados. A respiração profunda e o exercício físico ajudam a aumentar o fluxo de ar nos pulmões, auxiliando na eliminação de toxinas.

A pele, o maior órgão do corpo, é responsável por eliminar toxinas através do suor. Este contém resíduos metabólicos, como ureia e ácido úrico, bem como outras substâncias tóxicas, que são eliminadas pelos poros da pele. A pele também funciona como uma barreira protetora contra substâncias nocivas do ambiente, ajudando a prevenir a absorção de toxinas pelo corpo.

Além desses órgãos, o sistema linfático age como o sistema de limpeza do corpo, promovendo a remoção de resíduos e toxinas. Ele consiste em uma rede de vasos linfáticos que percorrem todo o corpo, coletando fluidos e substâncias residuais dos tecidos. Esses fluidos, chamados de linfa, são então transportados pelos vasos linfáticos para os gânglios linfáticos, onde ocorre a filtragem.

Nos gânglios linfáticos, as toxinas e impurezas são filtradas e removidas do fluido linfático. Uma vez filtradas, as toxinas são transportadas para órgãos de eliminação, como os rins e o fígado, onde são processadas e excretadas do corpo.

Além da detoxificação, seu corpo precisa de uma ação diurética!

O acúmulo de substâncias tóxicas no organismo não deve ser a nossa única preocupação nesses momentos. A retenção de líquidos também é um alerta para o nosso bem-estar. 

O excesso de líquido no organismo pode ser causado por diversos fatores, como ingestão exagerada de água, condições médicas que interferem na excreção renal ou transtornos psiquiátricos. Esse quadro clínico possibilita uma diminuição perigosa dos níveis de sódio no sangue, conhecida como hiponatremia, podendo desencadear sintomas graves, como confusão, convulsões e até coma. Em menor escala, pode causar sintomas ausentes, leves ou moderados, como distração fácil, letargia, vômitos, desequilíbrio e dificuldade em manter a consciência.

Excretar os líquidos em excesso ajuda a manter o equilíbrio eletrolítico adequado no corpo, prevenindo possíveis complicações. Para eliminá-los adequadamente, são adotadas medidas como restrição na ingestão de líquidos, tratamento das condições médicas subjacentes e administração de diuréticos.

Já ouviu falar de diuréticos? Não? Sim, mas não sabe o que é exatamente? Diuréticos são substâncias ou medicamentos que aumentam a quantidade de urina produzida pelo organismo, levando a uma maior excreção de líquidos. Esses medicamentos são frequentemente prescritos para tratar condições como hipertensão arterial, insuficiência cardíaca e renal, edema (acúmulo anormal de líquido nos tecidos) e outras condições em que é necessário reduzir a retenção de líquidos.

Existem diferentes tipos de diuréticos, incluindo diuréticos tiazídicos, diuréticos de alça e diuréticos poupadores de potássio. Os diuréticos funcionam de várias maneiras, dependendo do tipo e da classe do medicamento. Os diuréticos tiazídicos atuam principalmente nos túbulos renais distais, aumentando a reabsorção de sódio e água. Os diuréticos de alça agem nos túbulos renais na alça de Henle, bloqueando a reabsorção de sódio e água. Os diuréticos poupadores de potássio operam nos túbulos renais para aumentar a excreção de água, mas ao contrário dos outros diuréticos, eles poupam potássio. Os diuréticos osmóticos aumentam a quantidade de líquido excretado pelos rins ao aumentar a pressão osmótica do plasma sanguíneo.

Os diuréticos também podem fazer parte de uma estratégia de desintoxicação. Eles são frequentemente utilizados para reduzir o inchaço, especialmente em casos de retenção de líquidos causada por mudanças hormonais, consumo excessivo de sal na dieta, ou períodos de excessos alimentares, como após festas ou feriados. Só tome cuidado ao escolher o seu diurético, pois seu uso indevido ou excessivo pode levar a desequilíbrios eletrolíticos, desidratação e outros efeitos colaterais indesejados.

Detox total: Como recuperar-se após períodos de excesso

Em certas ocasiões, como após períodos de festas intensas – vise o Carnaval -, em que excedemos nos alimentos gordurosos e processados, no álcool, ou na exposição a poluentes ambientais, pode ser necessário um impulso adicional para apoiar e otimizar o processo detox.

Os pilares da saúde são a linha de frente. Primeiro, uma alimentação saudável. Optar por uma dieta rica em alimentos integrais, como frutas, vegetais, grãos integrais, leguminosas, proteínas magras e gorduras saudáveis, fornece ao corpo os nutrientes necessários para apoiar as funções de desintoxicação. Além disso, certos alimentos, como brócolis, couve, alho, cúrcuma e frutas cítricas, contêm compostos que auxiliam na eliminação de toxinas.

Outro pilar da saúde: a prática regular de atividade física. Os exercícios físicos estimulam a circulação sanguínea, promovem a eliminação de toxinas através do suor e da respiração e apoiam a função saudável dos órgãos de desintoxicação.

E o último pilar, descanso adequado. O sono de qualidade realiza um papel crucial na desintoxicação, permitindo que o corpo repare e regenere células danificadas.

Além dos pilares da saúde, existem outras formas de ajudar a desintoxicação do corpo.

O estresse crônico pode prejudicar as funções de desintoxicação do corpo. Práticas de relaxamento, como meditação, yoga, respiração profunda e tempo ao ar livre, podem ajudar a equilibrar os níveis de cortisol e promover uma desintoxicação mais eficaz.

Beber bastante água, além de ser fundamental para a saúde geral, auxilia os rins a filtrar e eliminar toxinas do corpo. Adicionar limão ou pepino à água pode fornecer um impulso adicional de desintoxicação. Os chás de ervas, principalmente aqueles com propriedades desintoxicante como chá verde, dente-de-leão, hortelã e gengibre, e os sucos naturais também podem ser incluídos para aumentar a hidratação e fornecer nutrientes adicionais, ajudando na promoção da eliminação de resíduos.

E por fim, há certos suplementos que melhoram a função dos órgãos de desintoxicação e ajudam na eliminação de toxinas. Que tal conferir os nossos protagonistas quando o assunto é detox e ação diurética? 

Desintoxique e Desinche: 4 Soluções para libertar seu corpo das toxinas e do inchaço

Dimpless®, derivado do melão de Cantaloupe, é um poderoso aliado na luta contra a celulite e no processo de detoxificação do organismo. Com seu elevado poder antioxidante, ajuda a melhorar a aparência da pele, reduzindo nódulos e acúmulos de gordura. Seu efeito diurético ainda auxilia na eliminação do acúmulo de líquido sob a pele, promovendo o aumento da lipólise. Livre de lactose, glúten, soja e derivados, o Dimpless® não apresenta efeitos colaterais e pode beneficiar não apenas a saúde da pele, mas também auxiliar em diversos aspectos relacionados à saúde, como gestação, gerenciamento de peso, qualidade do sono, saúde cardiovascular e muito mais.

Cactin® é um extrato seco do fruto do cacto Opuntia ficus-indica, reconhecido por sua ação diurética e antioxidante. Este nutracêutico auxilia na eliminação do excesso de fluidos sem causar desequilíbrio eletrolítico, contribuindo para a detoxificação do organismo. Além de ajudar na redução da gordura corporal e no gerenciamento do peso, promove a saúde óssea, a função renal e a redução dos níveis de triglicerídeos e colesterol LDL.

O Derma Chá Diurético é uma infusão composta por uma seleção de ingredientes naturais, incluindo alecrim, gengibre, chá verde, hortelã, sálvia, mate verde, guaraná e carqueja, conhecidos por suas propriedades diuréticas. Esses ativos trabalham em conjunto para diminuir a retenção de líquidos, promovendo a eliminação de toxinas do corpo, acelerando o metabolismo e reduzindo o inchaço. 

O Composto Natural Diurético é uma poderosa combinação de ervas, incluindo Chapéu de Couro, Cavalinha, Cipó Cabeludo e Uva Ursi, formulada especificamente para agir como um excelente diurético. Este fitoterápico é especialmente eficaz na eliminação de substâncias tóxicas e líquidos acumulados no organismo, combatendo a retenção de líquidos e promovendo a purificação do organismo. Também auxilia no tratamento de condições como hipertensão, doenças renais e das vias urinárias, ao mesmo tempo em que preserva o equilíbrio mineral do corpo.

Conclusão

Após momentos de exagero, como excessos alimentares e abusos no consumo de bebidas, é comum que nosso corpo clame por uma pausa, uma oportunidade para se recuperar e reequilibrar-se. Afinal, por mais divertidos que sejam, eles deixam rastros de toxinas e retenção de líquidos em nosso organismo.

A detoxificação entra nesse cenário como uma heroína prestes a salvar o mundo. Por meio de órgãos como fígado, rins, intestinos, pulmões e pele, nosso corpo trabalha para eliminar as substâncias nocivas que se acumulam. Combinada ao detox, a ação diurética torna-se uma grande aliada no combate a retenção de líquidos, reduzindo o inchaço, promovendo a eliminação de líquidos retidos e contribuindo para o restabelecimento do equilíbrio eletrolítico do corpo. 

Para uma desintoxicação eficaz, adquira hábitos saudáveis, como uma alimentação equilibrada, a prática regular de atividade física e o descanso adequado. Complementar a essas práticas,o uso de suplementos, como Dimpless®, Cactin®, Derma Chá Diurético e Composto Natural Diurético, potencializa os efeitos da desintoxicação, promovendo uma recuperação mais rápida e eficiente.

Ao adotar uma abordagem que inclua tanto a detoxificação quanto a ação diurética, podemos libertar nosso corpo das toxinas e do inchaço. É hora de revitalizar nossas energias, nutrir nosso corpo e caminhar em direção a uma sensação de leveza e pureza.

Referências

DENTILLO, Daniel B.. Detoxificação: a limpeza do organismo e sua relação com a genética. a limpeza do organismo e sua relação com a genética. 2021. Disponível em: https://dglab.com.br/blog/detoxificacao/. Acesso em: 23 fev. 2024.

RACHID, Ítalo. Detoxificação: qual a sua importância para a saúde?. qual a sua importância para a saúde?. 2022. Disponível em: https://longevidadesaudavel.com.br/detoxificacao-qual-a-sua-importancia-para-a-saude/. Acesso em: 23 fev. 2024.

TUA SAÚDE. 5 remédios diuréticos para desinchar e como usar. 2023. Disponível em: https://www.tuasaude.com/remedios-diureticos/. Acesso em: 23 fev. 2024.

VITAE MEDICINA INTEGRADA E NUTRIÇÃO. Detoxificação Hepática: porque é importante fazer um detox?. 2022. Disponível em: https://www.vitaeclinicaintegrada.com.br/post/detoxifica%C3%A7%C3%A3o-hep%C3%A1tica. Acesso em: 23 fev. 2024.

MEDEIROS, Tainah. O que são diuréticos. 2013. Disponível em: https://encurtador.com.br/hWY27. Acesso em: 23 fev. 2024.
LEWIS III, James L,. Hidratação excessiva. 2022. Disponível em:https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/distúrbios-hormonais-e-metabólicos/equilíbrio-hídrico/hidratação-excessiva. Acesso em: 23 fev. 2024.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados