EFEITOS DOS RAIOS UV: Entendendo e tratando queimaduras solares

20 / 02 / 2024
Cuidados com a pele
Por Marina Giuliani da Costa

Nos contos populares e na cultura pop, os vampiros têm intrigado e fascinado gerações, apresentando-se de diferentes formas e com habilidades distintas. De “Crepúsculo” a “The Vampire Diaries”, esses seres imortais têm suas peculiaridades quando se trata de sua relação com o sol. Enquanto os vampiros da saga de Stephenie Meyer saem à luz do dia e brilham com um fulgor celestial, os habitantes de Mystic Falls sucumbem a uma ardente destruição.

Mas, além do mundo da fantasia, há uma verdade mais real e tangível que nos confronta diariamente: os perigos dos raios solares. Assim como os vampiros de “The Vampire Diaries”, nós também enfrentamos ameaças imediatas quando nos expomos aos seus raios sem proteção adequada. A exposição solar excessiva pode resultar em consequências iminentes, que vão desde queimaduras dolorosas até complicações mais sérias, como desidratação e insolação grave.

Questões como essas merecem nossa atenção, pois, ao contrário dos vampiros, não temos a vantagem de uma regeneração sobrenatural.

O ABC da queimadura solar

Em blogs anteriores, oferecemos um guia completo para a proteção contra a radiação solar, desde o uso de protetor solar até a escolha de roupas e acessórios adequados para desfrutar do verão com segurança. No entanto, se por acaso você deu aquela escorregada e está enfrentando uma queimadura solar, não entre em pânico! Estamos aqui para te ajudar a lidar com os efeitos dolorosos e potencialmente perigosos dos raios solares.

Mas o que de fato é a queimadura solar?

A queimadura solar ocorre devido à exposição prolongada aos raios ultravioleta (UV), que penetram na camada externa da pele, conhecida como epiderme. Os raios UV danificam o DNA das células da pele, desencadeando uma resposta inflamatória do sistema imunológico para reparar os danos. Essa reação inflamatória é o que resulta na vermelhidão, sensibilidade e inchaço característicos das queimaduras solares. Essa condição não apenas causa desconforto imediato, como também aumenta o risco de danos permanentes à pele e a probabilidade de desenvolver problemas de saúde mais sérios, como o câncer de pele.

Os sintomas da queimadura solar variam de leves a graves, dependendo da intensidade e duração da exposição aos raios solares. Eles podem se manifestar rapidamente, muitas vezes começando logo após a primeira hora de exposição ao sol, e geralmente atingem seu pico no período de três dias.

Pele avermelhada, dolorida, febril, extremamente sensível e com coceira? É tudo sinal de uma resposta inflamatória do sistema imunológico. Essa reação inclui a liberação de substâncias químicas inflamatórias, como histaminas e prostaglandinas, que aumentam a sensibilidade dos nervos na pele, causando uma sensação de dor, coceira, calor e desconforto. As terminações nervosas também inflamam e a pele fica desidratada, levando o menor contato a uma dor intensa, prurido e sensação de desconforto.

Com o passar do tempo, os sintomas podem se agravar, provocando o aparecimento de bolhas e inchaço na área afetada. Em alguns casos, a queimadura solar desencadeia sintomas sistêmicos, como dor de cabeça, febre e calafrios. Especialmente em queimaduras solares intensas, é possível o surgimento da sensação de cansaço. As queimaduras ainda tendem a puxar fluidos para a superfície da pele, exacerbando a perda de líquidos para o restante do corpo, resultando em desidratação.

É comum observar também a descamação da pele entre 4 e 7 dias após a exposição ao sol. Este fenômeno faz parte do processo de renovação da pele, no qual as células danificadas começam a se desprender, permitindo que novas células saudáveis ocupem o seu lugar. Embora possa ser desconfortável e visualmente desagradável, a descamação da pele é um sinal positivo de que a pele está se recuperando do dano causado pela exposição ao sol. Durante este processo, é importante permitir que a pele descame naturalmente, sem intervenções agressivas, pois isso promove uma cicatrização adequada e reduz o risco de complicações.

Insolação: Seus perigos e como reconhecê-la

O agravamento da queimadura solar pode resultar em uma condição mais grave que abrange uma série de sintomas sistêmicos: a insolação. Enquanto a queimadura afeta principalmente a pele, a insolação afeta todo o corpo, envolvendo uma maior resposta inflamatória e desequilíbrios térmicos. 

A insolação causa desidratação e aumenta a pressão arterial, contribuindo para dores de cabeça severas e distúrbios gastrointestinais, como náusea e vômito. O desequilíbrio térmico do corpo ainda leva a tonturas, confusão mental e irritabilidade, enquanto a pele se torna vermelha, quente e seca devido à exposição ao sol e à desidratação associada. Em casos mais graves, a insolação eleva significativamente a temperatura corporal, manifestando-se através de febre.

A insolação é uma condição séria que requer atenção médica imediata. Se não for tratada prontamente, pode levar a complicações graves, como danos cerebrais, insuficiência de órgãos e até mesmo a morte.

O sol te pegou e agora? Estratégias para reduzir os desconfortos e promover a restauração da pele

Esqueceu a proteção solar e agora precisa cuidar de uma queimadura ou insolação? Não se desespere, existem caminhos para aliviar os sintomas e amenizar os danos. 

Primeiro de tudo, fuja da luz solar por um tempinho! O ideal é se manter no conforto do lar, mas se precisar colocar os pés fora de casa, procure por sombras. Em locais fechados, tente mantê-los frescos e arejados. Nesses casos, o uso de ventiladores ou ar condicionado ajuda a diminuir a temperatura ambiente e proporcionar alívio. 

Resfriar o corpo pode ser uma ótima saída, mas não exagere para não ressecar a pele. Compressas frias ajudam a acalmar a irritação, reduzir a inflamação e proporcionar alívio imediato. Banhos frios também resfriam a pele e aliviam o desconforto. E claro, evite atividades intensas que possam aumentar ainda mais a temperatura corporal.

Para complementar esse cuidado, apresentamos duas soluções: o Gel Pós Sol Photoage e a Loção Pós Sol, seus aliados contra a ardência e os desconfortos. Com uma fórmula especialmente desenvolvida, eles revitalizam, hidratam e deixam a pele macia como nunca. O segredo por trás está na presença da Aloe Vera, uma planta rica em nutrientes e vitaminas com propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias, que acelera a cicatrização, regenera e suaviza a pele, enquanto hidrata profundamente, proporcionando um alívio imediato para queimaduras solares e irritações cutâneas.

Experimente também o Creme de Camomila 15%, sua arma contra inflamações e irritações da pele. Com sua poderosa ação anti-inflamatória e fórmula concentrada de camomila, atua diretamente na redução do inchaço, vermelhidão e calor, proporcionando alívio imediato e restauração da saúde da pele.

E a desidratação? E o ressecamento? Bem simples, hidrate a pele! Manter a pele bem hidratada ajuda a reter a umidade na pele e evitar o ressecamento. O uso de loções ou cremes hidratantes ainda promove a cicatrização e previne complicações. Beber bastante água também é essencial para reidratar o corpo e compensar a perda de líquidos.

Quer uma mãozinha nessa? Aqui estão alguns dos nossos melhores hidratantes para restauração  da pele!

O Nutrição Intensa é a escolha perfeita para uma pele profundamente nutrida e suave. Com uréia, alantoína e óleos emolientes, oferece hidratação profunda, e restauração da pele ressecada, tudo isso com um toque seco que deixa a pele macia. Já o D-Pantenol 5% oferece um cuidado completo para uma pele hidratada, restaurada e regenerada. Com propriedades umectantes de ação rápida e profunda, o pantenol, precursor da vitamina B5, estimula a proliferação celular e auxilia na reparação de tecidos lesados por queimaduras solares.

Os medicamentos certos também podem amenizar os incômodos. Anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), como ibuprofeno ou naproxeno, ajudam a reduzir a inflamação, aliviar a dor e diminuir o inchaço. Contudo, não esqueça de consultar o seu médico de confiança antes de iniciar o tratamento para não correr nenhum risco.

Agora sem o conselho de um especialista, você pode confiar no Protetor Solar Oral, um suplemento que combina Polypodium leucotomos, picnogenol e luteína, oferecendo ampla proteção contra os danos dos raios solares. Sua fórmula fornece defesa contra a radiação UV, propriedades antioxidantes para combater os radicais livres, ação anti-inflamatória para reduzir a vermelhidão, o inchaço e o desconforto, e promove a cicatrização da pele, estimulando a regeneração celular e ajudando a restaurar a integridade da pele mais rapidamente.

Cremes e pomadas à base de antibióticos são outra salvação para as queimaduras. Esses produtos ajudam a prevenir infecções e promover a cicatrização da pele danificada.

Esses tratamentos são eficazes para mitigar os danos da exposição excessiva ao sol, mas é sempre bom lembrar que a prevenção é a melhor ferramenta para curtir um dia ensolarado sem preocupações.

Conclusão

Assim como alguns vampiros retratados na ficção, nossas aventuras ao sol podem resultar em consequências sérias e imediatas, desde queimaduras dolorosas até complicações graves como a insolação. A queimadura solar, como uma sombra que se estende sobre nossas aventuras ao ar livre, é um lembrete contundente dos perigos da exposição excessiva ao sol. 

 Mas não estamos desamparados. Ao compreender os sinais de alerta e adotar as medidas cabíveis, podemos enfrentar esses desafios com sucesso e promover uma recuperação rápida e eficaz.

À medida que navegamos pelos desafios da exposição solar, é importante lembrar que a prevenção é o nosso melhor artifício. Com a orientação correta e o cuidado diligente, podemos desfrutar dos dias ensolarados com segurança e tranquilidade, aproveitando ao máximo cada momento ao ar livre.

Referências

BENEDETTI, Julia. Queimadura solar. Manual MSD. 2022. Disponível em: https://encurtador.com.br/jAGKN. Acesso em: 16 fev. 2024.

REDE D’OR. Queimadura de Sol. Disponível em: https://www.rededorsaoluiz.com.br/doencas/queimadura-de-sol. Acesso em: 16 fev. 2024.

SKIN CANCER FOUNDATION. Queimadura de sol & Sua pele: os fatos. os riscos. o que você pode fazer.. Os fatos. Os riscos. O que você pode fazer.. 2023. Disponível em: https://www.skincancer.org/pt/risk-factors/sunburn/. Acesso em: 16 fev. 2024.
VENOSA, Ali. Deslizes nas férias de verão: como tratar uma queimadura solar. Skin Cancer Foundation. 2022. Disponível em: https://www.skincancer.org/pt/blog/treat-sunburn/. Acesso em: 16 fev. 2024.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados