PERDER PESO COM AS CANETAS DE EMAGRECIMENTO: Uma solução ou uma ilusão?

26 / 09 / 2023
Emagrecimento, Estilo de Vida, Saúde & Bem-estar, Saúde & Nutrição
Por Marina Giuliani da Costa

A busca incessante por métodos de emagrecimento eficazes e rápidos levou ao surgimento de alternativas inovadoras, incluindo algumas de caráter duvidoso. A mais nova moda do emagrecimento são as canetas com agulhas na ponta. A substância utilizada nas canetas tem se destacado entre as pessoas como uma promessa para uma perda de peso rápida. No entanto, por trás dessa tendência, esconde-se um fenômeno que merece atenção e cuidado redobrado. Precisamos ficar atentos ao fato de que a procura pelo corpo ideal pode, às vezes, nos levar por caminhos inesperados e riscos inimagináveis.

Conheça a semaglutida: a mais recente alternativa utilizada para emagrecimento

As novas alternativas para emagrecer de forma rápida são medicamentos à base de semaglutida. Esse princípio ativo pertencente à classe dos agonistas do receptor do peptídeo semelhante ao glucagon-1 (GLP-1), isto é, simula a ação desse hormônio. 

A semaglutida estimula o pâncreas a liberar insulina em resposta aos níveis elevados de glicose, controla os picos de açúcar no sangue e retarda o esvaziamento gástrico, promovendo a sensação de saciedade. 

As ações da semaglutida são indicadas para o tratamento da diabetes tipo 2, porque ajudam a regular os níveis de glicose após as refeições, contribuindo para um melhor controle metabólico. Entretanto, podem surtir possíveis efeitos na perda de peso.

A semaglutida é comercializada sob diversos nomes de marca, como Ozempic, Wegovy e Rybelsus, e é administrada por injeção a partir de uma caneta com uma agulha fina na ponta, ou por via oral através de comprimidos. O Ozempic é um medicamento injetável com 1mg de semaglutida indicado para o tratamento do diabetes tipo 2. O Wegovy, único dos três aprovado pela ANVISA, mas ainda não comercializado no Brasil, é injetável, traz 2,4mg de semaglutida e atua contra a obesidade. O Rybelsus é administrado na forma de comprimidos com 3,7mg ou 14mg de semaglutida, sendo um fármaco para controle da diabetes.

Bombou, mas será que do jeito certo?

A semaglutida virou uma febre entre as pessoas em razão de um dos seus efeitos colaterais: a perda de peso. O sucesso do medicamento é resultado de pressões estéticas da sociedade. A busca pelo corpo magro é uma realidade desde os anos 60 e isso apenas se intensificou ao longo dos anos. Desde fechar a boca a fazer intensivos treinos, as pessoas tentam de tudo para emagrecer. E a nova onda são canetas.

Já nos estudos que serviram como base para a aprovação da semaglutida, observou-se redução de peso média de 17% entre os voluntários. O resultado obtido supera qualquer outra opção farmacológica disponível. Contudo, é preciso lembrar que a semaglutida é um medicamento que atua no tratamento da diabetes tipo 2 e obesidade, não um medicamento para o emagrecimento

A diabetes tipo 2 envolve a avaliação dos níveis de glicose no sangue a partir de exames de sangue. Já o parâmetro utilizado para classificar a obesidade é o índice de massa corporal (IMC). São considerados obesos indivíduos com IMC = < 30 ou pessoas com IMC maior ou igual a 27 que tenham outras comorbidades relacionadas à obesidade. 

Precisa-se entender que a obesidade é mais do que comer demais ou gastar poucas calorias. Trata-se de uma disfunção metabólica complexa com influência de fatores genéticos e estilo de vida.

O problema da popularização do uso da semaglutida está justamente no seu consumo indevido e indiscriminado. Especialistas alertam que, assim como qualquer medicamento, a semaglutida deve ser utilizada com acompanhamento médico. Mesmo que a substância provoque saciedade e reduza o apetite, causando o tão sonhado emagrecimento rápido, ela precisa ser usada com cautela sob a supervisão de um profissional da área da saúde.

A semaglutida é uma alternativa positiva para aqueles com problemas para emagrecer e excesso de peso que levam a doenças, sendo acompanhada de mudança alimentar e prática de atividade física. O medicamento não é um tratamento de estilo de vida, mas sim um tratamento para melhorar a saúde. 

Alerta vermelho para os riscos da semaglutida 

A semaglutida apresenta riscos e por isso é tão recomendado o acompanhamento médico. Os principais efeitos colaterais do medicamento são náusea, dor de estômago, vômito e diarreia. Todavia, existem outros efeitos adversos: dor de cabeça, fadiga, constipação, indigestão, tontura, inchaço, flatulência excessiva, gastroenterite e doença do refluxo gastroesofágico.

Recentemente, o medicamento está sendo associado a possíveis pensamentos suicidas e automutilação. A própria bula dos produtos alertam que é preciso prestar atenção a quaisquer alterações mentais, sobretudo mudanças repentinas em humor, comportamentos, pensamentos ou sentimentos. Ao identificar essas alterações, recomenda-se ligar para o médico imediatamente.

Além disso, a semaglutida não é mágica e, apesar de proporcionar perda de peso rápida, não a garante de modo definitivo. É extremamente provável que os quilos perdidos voltem. Chama-se esse processo de “efeito rebote”. 

O “efeito rebote” ocorre quando alguém emagrece rapidamente através de dietas extremamente restritivas ou métodos não sustentáveis e, ao interromper esses métodos, recupera o peso perdido, muitas vezes com ganho adicional. Esse fenômeno é resultado de mudanças metabólicas e comportamentais que podem ocorrer em resposta à privação calórica.

Apesar de tudo, emagrecer de forma saudável e eficaz ainda é possível: conheça o Akkermat!

Agora, se você deseja perder peso de forma efetiva e sem efeitos colaterais, nós temos a solução: Akkermat! Um complexo fitoativo, de origem natural, gluten-free, vegano e livre de organismos geneticamente modificados para a promoção da saciedade e perda de peso. Akkermat apresenta múltiplos mecanismos de ação que propiciam redução do apetite, aumento da saciedade, melhora da compulsão alimentar, gerenciamento de peso e melhora do perfil lipídico. Contém ação termogênica que regula o metabolismo lipídico com aumento da taxa metabólica, temperatura corpórea e consumo de oxigênio. Possui propriedades anti-inflamatórias que diminuem os marcadores inflamatórios. 

Akkermat inibe a fome através de vias inovadoras: estimula a GLP-1, aumenta a presença de Akkermansia muciniphila na microbiota intestinal e atua na modulação dos hormônios do apetite (grelina e leptina). Através desses mecanismos, o cérebro recebe sinais de saciedade, resultando na diminuição do apetite. Além disso, o efeito termogênico não causa o chamado “efeito rebote”, onde há o reganho de peso.

Desenvolvido com tecnologia patenteada (FENUMAT) a partir de frutos de Capsicum frutescens e padronizado em concentrações estratégicas de três compostos capsaicinoides complexados: capsaicina, dihidrocapsaicina e nordihidrocapsaicina. A FENUMAT é uma tecnologia indiana desenvolvida como um sistema de entrega para fitocomplexos por meio de um hidrogel emulsificado, 100% natural e à base de água. Essa tecnologia permite a entrega simultânea de vários fitonutrientes/fitocomplexos com uma liberação lenta dos ativos e mais eficiente. No caso de Akkermat, a técnica permite que seus componentes sejam entregues em elevadas e seguras concentrações. Isso acontece sem desconfortos gastrointestinais e com entrega efetiva intestinal, elevando em até 19x a biodisponibilidade, garantindo uma liberação eficaz e prolongada no intestino por até 24 horas e viabilizando seu múltiplo mecanismo de ação. 

Referências 

BBC News Brasil. Os riscos da semaglutida, que ganha popularidade para perda de peso. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cqvjl4dl81lo. Acesso em: 29 ago. 2023.

BIERNATH, André. ‘Ozempic não é cosmético’: quando remédios contra diabetes ou obesidade são realmente indicados. quando remédios contra diabetes ou obesidade são realmente indicados. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cn064lnzd62o. Acesso em: 29 ago. 2023.

G1. Ozempic: por que uso indevido de remédio para emagrecer pode fazer voltar a engordar. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/podcast/o-assunto/noticia/2023/03/29/ozempic-por-que-uso-indevido-de-remedio-para-emagrecer-pode-fazer-voltar-a-engordar.ghtml. Acesso em: 29 ago. 2023.

GARCIA, Mariana. Canetas para obesidade e diabetes não fazem milagres: veja relatos de quem usou o Ozempic e o Saxenda. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/saude/noticia/2023/07/28/canetas-para-obesidade-e-diabetes-nao-fazem-milagres-veja-relatos-de-quem-usou-o-ozempic-e-o-saxenda.ghtml. Acesso em: 29 ago. 2023.

MACHADO, Simone. A publicitária que foi para a UTI após usar Ozempic sem orientação médica. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/cped4v9w4eeo. Acesso em: 29 ago. 2023.

ROBERTS, Michelle. Europa investiga Ozempic e outras injeções de perda de peso por ‘pensamentos suicidas’ de usuários. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c6pwd71ner2o. Acesso em: 29 ago. 2023.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados