Guia completo para entender e tratar os tipos de celulite

16 / 11 / 2021
Cuidados com a pele
Por Dermapelle
Tipos de celulite.

Embora a celulite seja um problema comum, desagrada diversas mulheres. Por muito tempo, muitas de nós buscamos inúmeras formas de tratamentos e dermocosméticos que ajudam a atenuar a aparência da pele. Contudo, é importante destacar que existem três tipos de celulite e você deve levar em conta a sua condição antes de começar um tratamento.

Para contribuir com uma pele mais lisa na região das coxas, quadris, bumbum e barriga, nós reunimos algumas informações essenciais sobre o que é celulite, seus tipos, causas e os cosméticos que a Dermapelle traz para que você se sinta muito bem com você mesmo. Continue acompanhando e confira!

O que é celulite?

A celulite é uma doença cutânea comum e inofensiva que causa alguns furinhos e uma textura protuberante na pele. Normalmente aparece nos quadris, coxas, bumbum e abdômen.

É importante ressaltar que a celulite não é o excesso de gordura, mas o acúmulo de líquidos entre as células de gordura, que criam um espaço nas camadas superficiais da pele, empurrando-as para baixo, proporcionando uma aparência de flacidez. Até por isso que pessoas magras e tonificadas também podem ter em alguns pontos do corpo.

Basicamente, a celulite é uma inflamação das células de gordura na camada adiposa ou superficial da pele combinada com tecido cicatricial ou endurecimento dos tecidos conjuntivos, além da alta retenção de líquido.

Quase todos nós temos celulite e muitos não gostam dela. Por isso, é bem comum tentarmos eliminá-las de qualquer maneira, não é mesmo? Mas como lidar com esse problema? Antes de tudo, vale destacar que a celulite é uma condição cosmética que tem algumas variações, como podemos ver a seguir.

Tipos de celulite

Entender sobre os diferentes tipos de celulite é essencial para encontrar o tratamento mais eficaz para você. Aqui estão seus três tipos diferentes:

1. Celulite mole

A celulite mole está associada à flacidez da pele e costuma ser encontrada em áreas do corpo onde a gordura se acumula, como braços, barriga, quadris, nádegas e pernas. É mais visível quando estamos deitados do que em pé.

A boa notícia é que a celulite mole não dói quando tocada, embora a pele possa parecer muito gelatinosa e ondulada. Normalmente, o ganho de peso ou a falta de tônus ​​costumam ser a causa desse tipo de celulite.

O melhor conselho para combater a celulite mole costuma ser adotar uma dieta balanceada e uma rotina de exercícios, pois isso pode ajudar a melhorar visivelmente a aparência da celulite mole.

2. Celulite dura

A celulite dura é a causa da aparência de “casca de laranja”. Este tipo de celulite pode afetar todas as pessoas, incluindo pessoas magras e tonificadas. É caracterizada por irregularidades na pele das coxas, glúteos e quadris. Os casos graves podem ser muito duros e dolorosos ao toque.

Tratar a celulite dura é um pouco mais difícil, mas não impossível. Além disso, evitá-la não é possível se você for suscetível a desenvolver esse tipo de celulite. Nesses casos, alguns nutracêuticos podem ajudar a reduzir os nódulos e o acúmulo de gordura sob a pele, atenuando a aparência das celulites. Claro, associado a uma rotina de exercícios físicos regulares e uma dieta balanceada.

3. Celulite edematosa

Também conhecida como celulite de má circulação, a celulite edematosa é menos comum e pode ser muito difícil de tratar. Resulta de má circulação sanguínea, agravada pela retenção de líquidos.

A celulite edematosa pode afetar as coxas e os joelhos, mas se manifesta com mais frequência na parte inferior das pernas, alterando o formato das pernas à medida que incham. A pele pode doer ao ser tocada ou se você estiver sentado por um longo período de tempo.

O tratamento da celulite edematosa se concentra em melhorar a circulação sanguínea e reduzir a retenção de líquidos, como meias de compressão e banhos quentes. Para os casos muito severos, a drenagem linfática pode ser benéfica.

O que causa celulite?

A celulite é causada pelo aumento das células de gordura sob a pele, resultando em protuberâncias que promovem um aspecto mais flácido ou um inchaço descomunal, dependendo do grau da celulite.

O que causa a doença e torna uma pessoa mais suscetível a desenvolver celulite varia, mas raramente é causada por um único fator. Geralmente é o resultado de uma série de problemas. Confira algumas das causas mais comuns!

Hormônios

Os hormônios desempenham um papel importante no desenvolvimento da celulite. O estrogênio, os três hormônios da tireóide, a insulina, a noradrenalina e a prolactina, fazem parte do processo pelo qual a celulite é produzida. Bem como existem diversos tipos de celulite, ela pode ser causada por alterações hormonais em diferentes épocas da vida.

Por exemplo, à medida que os níveis de estrogênio aumentam nas mulheres durante a puberdade, isso pode desencadear o desenvolvimento de celulite. Da mesma forma, as flutuações hormonais relacionadas à gravidez também podem fazer com que a celulite se desenvolva.

Por fim, quando as mulheres entram na menopausa, seus níveis de estrogênio diminuem, fazendo com que o fluxo sanguíneo para os tecidos conjuntivos sob a pele diminua. Essa diminuição no fluxo sanguíneo significa menos oxigênio chegando à região. Desse modo, reduz a produção de colágeno, o que pode levar à celulite edematosa.

Idade

Juntamente com a menopausa, à medida que as mulheres envelhecem, a pele se torna mais fina, menos elástica e mais propensa a flacidez. Além disso, a massa muscular diminui com o envelhecimento.

Alguns tratamentos que usam terapia de radiofrequência ou ultrassom de alta intensidade podem ajudar a firmar e tonificar a pele, reduzindo a aparência da celulite. A desvantagem é que esses procedimentos podem ser demorados e não muito acessíveis.

Portanto, permanecer fisicamente ativo, seja por meio de exercícios aeróbicos ou musculação, é importante conforme você envelhece. Juntamente com os inúmeros benefícios para a saúde, essa rotina pode ajudar em outros aspectos da sua vida.

Fatores genéticos

Certos genes estão ligados a um metabolismo mais acelerado, como a gordura é distribuída e à eficiência da circulação sanguínea. Ou seja, se a sua mãe e sua avó tinham celulite, então você tem uma chance maior de desenvolvê-la também.

Não há nada que você possa fazer sobre sua herança genética. No entanto, é importante lembrar que a falta de celulite em sua família não impede o surgimento da celulite em algum momento da vida, pois existem vários tipos e vários fatores, como estamos vendo por aqui.

Alimentação

A dieta pode ser um grande fator no desenvolvimento da celulite no seu corpo. É bom saber que a celulite não é causada por toxinas, mas um estilo de vida pouco saudável é considerado um fator que contribui para o seu agravamento.

Por isso, é sempre bom reduzir a ingestão de alimentos que são conhecidos por causar inflamação, pois isso faz com que as células de gordura aumentem de tamanho e retenham fluidos e toxinas. Essa inflamação retarda a drenagem linfática e contribui para a degradação do colágeno e da elastina na pele.

Carboidratos refinados, como pão branco, arroz, açúcar e farinha branca, são um dos principais grupos de alimentos que causam inflamação, pois contém menos proteínas, fibras, minerais e vitaminas essenciais. Consequentemente, podem estimular a formação de celulite.

Sedentarismo

Um estilo de vida sedentário pode contribuir para o aparecimento da celulite, mas esta não é uma causa definitiva. Afinal, mesmo pessoas muito saudáveis ​​e ativas podem sofrer com essa condição.

No entanto, praticar exercícios algumas vezes por semana muitas vezes não é suficiente para combater o efeito de trabalhar em uma ocupação sedentária, seja sentado ou em pé por longos períodos de tempo.

A inatividade causa um desequilíbrio calórico que estimula o armazenamento de células de gordura na camada de celulite. A falta de estimulação mecânica também diminui a produção de colágeno e elastina, tornando a pele menos tensa e firme.

Como tratar a celulite?

Para tratar a celulite, existe uma infinidade de procedimentos estéticos, além dos cosméticos que você encontra aqui na Dermapelle, como cápsulas e cremes anticelulites. Confira alguns produtos disponíveis:

Creme corporal para drenagem

O Creme Derma Drenagem da Dermapelle contém ingredientes termogênicos que atuam aquecendo superficialmente a região aplicada, ajudando a romper as moléculas gordurosas. O celulinol estimula a lipólise do tecido adiposo, enquanto o adipol promove a eliminação do excesso de líquidos, reduzindo o edema e as medidas da cintura, quadril e coxas.

Dimpless anticelulite

O Dimpless da Dermapelle é o único ativo de uso oral e com ação comprovada contra a celulite. Derivado do melão de Cantaloupe, o produto ajuda a melhorar a aparência geral da pele, devido ao seu poder antioxidante. Além do mais, elimina o acúmulo de líquido sob a pele e promove o aumento da lipólise. Com múltipla ação, o Dimpless é um nutracêutico que previne e reduz vários aspectos da celulite, reduzindo os nódulos de gordura em pelo menos 28 dias.

Creme redutor e anticelulite

O Creme Redutor e Anticelulite da Dermapelle foi desenvolvido para atuar de maneira eficaz contra a celulite. O produto ajuda a promover a lipólise, a metabolização da gordura, o descongestionamento dos tecidos, a drenagem de líquidos e o fortalecimento dos microvasos, oferecendo resultados visíveis naquele aspecto de casca de laranja da pele.

O que achou dessas dicas que ajudam no tratamento dos variados tipos de celulite? Bons? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e faça com que todos entendam ainda mais sobre o assunto!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados