ENTENDENDO A ROSÁCEA: Saiba o que é e como tratar essa condição

19 / 09 / 2022
Beleza
Por Dermapelle

A rosácea é uma doença de pele muito comum que aparece no centro da face do indivíduo, com capacidade de acometer outras regiões do rosto. Alguns fatores genéticos, hormonais e emocionais podem desencadear o quadro. A exposição da pele a agentes físicos e químicos piora ainda mais a situação.

Neste conteúdo, você vai entender exatamente o que é a rosácea, conhecer seus sintomas, causas, estratégias de tratamento e, principalmente, como evitar a doença. Confira!

O que é Rosácea? Por que ela aparece?

A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que aparece geralmente no centro da face. Ela é caracterizada por aparecimento de eritema ou vermelhidão persistente na região. Mas pode ainda se espalhar para o nariz, bochechas, região da testa e queixo.

Outros sintomas são a dilatação de pequenos vasos sanguíneos na superfície da pele, inchaço, bolsas com ou sem pus e alterações de volume ou deformação no nariz. A rosácea é muito rara em crianças, sendo mais comum entre adultos na faixa etária de 30 a 50 anos. Por isso, é muito importante que essas pessoas tenham ainda mais cuidados com o rosto.

As mulheres são as mais acometidas pela doença, entretanto, não é raro que os homens desenvolvam formas mais agressivas da enfermidade. As causas mais comuns de rosácea são:

  • Predisposição genética;
  • Oscilações hormonais e emocionais;
  • Alterações bruscas de temperatura;
  • Exposição prolongada ao sol;
  • Uso de bebidas alcoólicas;
  • Uso de medicamentos vasodilatadores ou fotossensibilizantes;
  • Ingestão de alimentos muito quentes.

A rosácea aparece apenas no rosto?

Na grande maioria dos casos a rosácea não aparece no corpo. Sendo mais comum mesmo na região da face, cobrindo nariz, queixo, bochecha, testa e nariz.

Como saber se tenho rosácea?

Os sintomas da rosácea dependem muito do grau de evolução da doença, sendo que a doença recebe nome e classificação diferentes para cada estágio de evolução da mesma.

Existem então várias formas de manifestação, que você confere a partir de agora:

Rosácea eritêmato-telangiectasia

Na rosácea eritêmato-telangiectasia, os pacientes apresentam apenas vermelhidão e a telangiectasias, que são pequenos vasos dilatados na região da face.

Na maioria das vezes, as manchas se instalam no nariz e nas maçãs do rosto. Porém, podem atingir o queixo e as orelhas.

Rosácea pápulo-pustulosa

A rosácea pápulo-pustulosa é algumas vezes confundida com acne, já que surgem bolhas com ou sem pus.

Uma forma de diferenciar esse tipo de rosácea da acne é que nesta última estão presentes comedões abertos ou fechados. Os comedões são cravos com pontos negros e brancos que muita gente adora espremer.

Rosácea fimatosa

Na rosácea fimatosa, acontece um aumento expressivo de algumas regiões do rosto. A alteração é mais perceptível no nariz. Há chances dos sintomas também aparecerem no queixo, testa e bochechas.

Outro sinal da rosácea fimatosa é que a textura da pele fica mais grossa e com exposição de poros e aumento das glândulas sebáceas.

Rosácea ocular

Como o nome já diz, a rosácea ocular compromete a região dos olhos. Ela é muito comum em todos pacientes que desenvolvem algum dos tipos da doença.

Assim, os olhos ficam irritados e vermelhos, surgindo também outros sintomas como comichão ocular, sensação de picadas, fotofobia e sensação de algum corpo estranho no local.

Um dado importante é que os pacientes podem desenvolver mais de um tipo de rosácea simultaneamente. E, além desses, existem quadros de rosácea mais raros, como a granulomatosa.

Quais os tratamentos para a Rosácea?

O tratamento é feito com base na gravidade dos sintomas apresentados. Uma das opções são os produtos de aplicação local. Além disso, remédios para doenças de pele como antibióticos podem ser aplicados.

Outras estratégias são a eletrocirurgia, cirurgia a laser ou dermo abrasão. É importante também que o paciente tente evitar se expor às causas e fatores de risco da doença. Veja mais detalhes sobre os tratamentos na sequência!

Tratamento tópico com cremes e pomadas

O tratamento tópico pode ser feito com cremes, pomadas ou gel. As composições mais indicadas são as que levam ácido azelaico, metronidazol ou ivermectina.

Tratamento com antibióticos

O tratamento medicamentoso com antibióticos é recomendado em alguns casos, podendo levar de 4 a 12 semanas.

Entretanto, a definição de quanto e por quanto tempo o paciente irá utilizar o remédio depende de uma avaliação médica. Nesses casos, a Doxiciclina, Minociclina e Azitromicina trazem bons resultados.

 

Tratamento cirúrgico com laser

A rosácea traz grandes prejuízos estéticos para a pessoa, dificultando a vida social do mesmo e, com isso, trazendo problemas emocionais e psicológicos.

Por isso, em alguns casos, a região pode ser tratada com eletrocirurgia e luz intensa pulsada. Em geral, os resultados são capazes de melhorar a autoestima do indivíduo, reintegrando o mesmo à sua vida social.

Algumas recomendações para quem tem rosácea

Caso você tenha rosácea, considere aplicar algumas dessas recomendações para que os sintomas não se agravem:

  • Evite mudanças bruscas de temperatura;
  • Utilize filtro solar diariamente com um produto de alto fator de proteção;
  • Fique atento aos alimentos ou medicamentos ingeridos antes da manifestação da rosácea;
  • Evite a automedicação;
  • Evite lavar o rosto com água muito quente;
  • Faça hidratação da pele com produtos específicos para quem tem rosácea.

Como evitar a rosácea?

Para evitar a rosácea, fique longe de situações estressantes e procure uma rotina com momentos de bem-estar e autocuidado. Além disso, evite lavar o rosto com água muito quente e se expor ao sol sem protetor solar.

O consumo de bebida alcoólica deve ser evitado e pessoas que sofrem com alterações hormonais precisam procurar orientação médica. Se você já tem algum caso de rosácea na família, visite um médico e cuide da sua saúde, já que fatores genéticos também estão associados ao aparecimento da doença.

A rosácea tem cura? Ela é contagiosa?

Até o momento, não existe uma cura definitiva para a rosácea. Ela não é contagiosa. Ou seja, não é uma doença transmissível de pessoa para pessoa por contato direto, relações sexuais ou outra forma de contágio.

Por isso, você pode e deve se relacionar, abraçar, tocar pessoas que têm rosácea tranquilamente.

Qual médico procurar?

O médico mais indicado para tratar e orientar sobre a rosácea é o dermatologista. A recomendação é que você faça exames periódicos, principalmente se é uma pessoa que fica constantemente exposta ao sol e outros fatores de risco.

Além disso, o dermatologista pode compartilhar informações valiosas sobre como ter uma pele cada vez mais bonita e saudável. Use e abuse desse recurso!

Por aqui, esperamos que essa informações ajude você a ter mais qualidade de vida e cuidar com muito carinho e atenção de quem você mais ama.

Que tal agora descobrir como clarear cicatrizes e ter a pele que você merece? Confira no Blog da Dermapelle.

Até a próxima!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados