ÁGAR-ÁGAR: Para que serve? Ajuda a emagrecer?
Ágar-Ágar ajuda mesmo a emagrecer? 6 vantagens + Perguntas frequentes!
O ágar-ágar é uma microalga conhecida por ser uma substância muito rica em fibras e minerais, como: fósforo, potássio, iodo, cloro e ferro, celuloses e proteínas. Mas, afinal, para que serve?
O ágar-ágar ajuda no fortalecimento ósseo, na melhoria do intestino e também no emagrecimento. Quer entender como o ágar-ágar pode oferecer todos esses benefícios? Continue rolando está página e confira 6 vantagens desse produto + resposta às dúvidas comuns sobre essa microalga.
1. Emagrecimento
Uma das principais vantagens do ágar-ágar é, sim, o emagrecimento. Contudo, o papel dele nesse desafio é apenas auxiliar na perda de peso – sim, auxiliar!
A ajuda no emagrecimento ocorre pelo fato de que: quando em contato com água, o ágar-ágar se torna um gel dentro do estômago. Isso aumenta a sensação de saciedade e tira um pouco daquela vontade desnecessária de comer em excesso. Outro ponto importante é que ele também diminui a retenção de gordura do corpo, evitando o inchaço.
Por ser um produto natural e proporcionar todos esses benefícios, o ágar-ágar é uma excelente opção para manter a forma com saúde!
2. Melhora do intestino
As fibras presentes na composição da microalga auxilia e melhora o trânsito intestinal. Esse trabalho pode ser realizado por todos os alimentos com muitas fibras – como a chia, por exemplo.
O ágar-ágar, em específico, possui uma propriedade gelificante muito alta, auxiliando na hidratação das fezes, além de aumentar e estimular os movimentos intestinais.
Todos esses fatores ajudam e influenciam na manutenção de um intestino saudável.
3. Controle de glicemia e colesterol
As fibras do ágar-ágar não ajudam somente na melhoria do intestino, mas também no controle de glicemia e colesterol.
A substância ajuda a absorver os carboidratos por meio do intestino e diminuir a quantidade de glicose no sangue. Ótimo no tratamento de quem sofre com diabetes.
4. Aumento da saúde óssea
O ágar-ágar é rico em ferros e proteínas que ajudam a melhorar a saúde de nossos ossos. Além disso, o cálcio e o magnésio são dois minerais presentes em sua composição que aumentam a resistência de todos os ossos. Bacana, não é mesmo?
5. Melhoria da pele
Além de ajudar no processo de emagrecimento e atuar na melhoria funcional do intestino, o ágar-ágar é rico em colágeno. Essa proteína ajuda a melhorar a elasticidade de sua pele e a deixá-la com uma aparência muito mais jovem, nutrida e saudável.
6. Prevenção de anemia
Devido à grande concentração de ferro em sua composição, 25 gramas de ágar-ágar supre a necessidade diária do minério em nosso corpo. Então, uma pequena quantidade de ágar-ágar pode ser suficiente para prevenir a anemia.
Tomar somente o ágar-ágar já ajuda a emagrecer?
Não! Como dissemos anteriormente, o ágar-ágar auxilia no emagrecimento, mas para que a perda de peso ocorra com eficiência, é necessário outros aliados para seu emagrecimento – como exercícios físico e uma boa alimentação.
Como consumir o ágar-ágar?
O ágar-ágar pode ser encontrado em diferentes formas, por isso, a maneira de consumi-lo pode ser variada. Você pode encontrar ágar-ágar em pó, cápsulas e tiras de algas secas. Na maioria das vezes, o ágar-ágar é consumido em alimentos como bolos e gelatinas.
Ágar-ágar em pó
A substância é altamente gelificante, e o que isso significa? Quer dizer que ele só é diluído em solventes com altas temperaturas, acima de 90° C. É muito importante mexer sua mistura até que ele esteja completamente dissolvida. Assim, você evita que a sua receita congele!
Ágar-ágar em cápsula
As cápsulas de ágar-ágar devem ser consumidas 30 minutos antes da refeição principal – almoço ou janta. Elas ajudam na digestão e no regulamento do intestino. É mais acessível do que a versão em pó, pois pode ser consumida sem necessidade de uma temperatura ideal.
Ágar-ágar no lugar da gelatina: é uma boa substituição?
O ágar-ágar é uma ótima opção para quem deseja uma alternativa à gelatina – perfeita para veganos e vegetarianos. Isso, porque, o ágar-ágar é uma substância totalmente natural com origem das algas marinhas. Já as gelatinas, é uma proteína produzida com os ossos e pele de animais.
Existem contraindicações para o ágar-ágar?
Sim! O composto não é indicado para mulheres grávidas ou que amamentam crianças de até três anos, para pessoas com obstrução intestinal e/ou com doenças crônicas.
Vale ressaltar que: o mais recomendado é que o uso de ágar-ágar tenha uma pré-indicação médica.
Quais os efeitos colaterais do ágar-ágar?
Quando utilizado sem uma pré-indicação médica, o uso pode causar alguns efeitos colaterais. Os principais deles são:
- Dores de cabeça;
- Náuseas;
- Diarreia;
- Dores abdominais.
Para evitar qualquer tipo de desconforto ao consumir a microalga, faça uma consulta com um profissional médico especializado. Afinal, nós queremos somente os benefícios do ágar-ágar, concorda?
Agora que você não tem mais dúvidas sobre o ágar-ágar, que tal descobrir como aumentar sua imunidade com os produtos Dermapelle e cuidar mais de você? Aproveite a leitura e inclua mais opções saudáveis para potencializar a sua saúde!
Até lá!