8 sinais de que você chegou ao limite do cansaço mental

03 / 09 / 2021
Saúde & Nutrição
Por dermapelle_yooper

O cansaço mental pode acontecer a qualquer pessoa que passe por longos momentos de estresse. Esse sentimento pode fazer com que se sinta oprimida e emocionalmente esgotada. Nesses momentos, suas responsabilidades e problemas parecem maiores e impossíveis de superar.

Dessa forma, é bem comum que uma pessoa com cansaço mental crie certo distanciamento e uma apatia, da qual pode causar estragos em todos os aspectos de sua vida pessoal e profissional. Mas saiba que você pode superar essa exaustão com algumas formas bem simples.

Será que você atingiu seu cansaço mental? Neste post, você vai entender quais são as causas do cansaço mental, seus sintomas e conhecer alguns produtos Dermapelle que podem auxiliar no tratamento da exaustão mental. Continue acompanhando e confira!

O que causa cansaço mental?

Muitas vezes, os termos cansaço mental e esgotamento são usados para se referir a estar sobrecarregada no local de trabalho. Entretanto, a exaustão também pode ser causada por um longo período de estresse persistente em qualquer área da vida.

Ainda que os gatilhos sejam os mesmos para todos, alguns são mais comuns, como:

  • profissões com alta carga de trabalho, como atendentes de emergência e professores;
  • carga horária de trabalho muito longas;
  • problemas financeiros;
  • insatisfação com a vida profissional;
  • ser cuidador de um parente idoso ou doente;
  • viver com uma doença crônica;
  • morte de um familiar;
  • ter um bebê novo na casa;
  • desequilíbrio entre trabalho e vida pessoal.
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Diferença entre estresse e cansaço mental

O estresse é algo que todo mundo experimenta de vez em quando. Essa é a resposta natural do nosso corpo a novas situações, sejam elas positivas ou negativas. Isso resulta em uma onda de hormônios, como a adrenalina e o cortisol.

Esse aumento de hormônios do estresse nos ajuda a reagir rapidamente às ameaças percebidas e às situações de alta pressão que exigem raciocínio rápido. No entanto, assim que o estressor é removido, seu corpo deve voltar ao normal.

Já o cansaço mental é o resultado do estresse de longo prazo. Quando você lida constantemente com situações que ativam a resposta do seu organismo ao estresse, seus níveis de cortisol permanecem altos. Eventualmente, isso começa a interferir nas funções normais do corpo, como digestão, sono e sistema imunológico.

Será que você chegou ao seu limite do cansaço mental?

O cansaço mental é como o cansaço físico, mas está na sua mente. Para saber se você chegou ao seu limite de exaustão, selecionamos alguns sinais que podem ajudá-la a se observar e entender seus sentimentos. Confira!

1. Irritabilidade

O cansaço mental pode deixá-la de mau-humor. Você pode ficar mal-humorada e irritada, criticando qualquer coisa com mais frequência. Um segredo: é mais difícil controlar suas emoções quando você está mentalmente esgotada.

2. Queda na produtividade

É comum a produtividade de todos aumentar e diminuir. Mas a exaustão mental pode tornar muito difícil a concentração. Além disso, esgota sua motivação, fazendo-a se distrair facilmente ou começar a perder prazos. Mesmo as pequenas tarefas podem parecer opressivas.

3. Falta de concentração

Isso pode parecer divagação ou apenas sonolência, mas é bem difícil prestar atenção ao que está fazendo quando atinge o pico do cansaço. Você pode não reagir às situações rapidamente, o que pode ser perigoso em determinadas ocasiões, como na direção.

4. Alterações no sono

Na lógica, é mais fácil dormir quando se está cansada, não é mesmo? Mas nem sempre é assim que acontece. Especialmente, pessoas que exercem funções que exigem alta carga de trabalho cognitivo, costumam ter mais sintomas de insônia do que aqueles que não têm um trabalho mentalmente exaustivo.

E, como você já imaginava, a falta de sono pode piorar a fadiga mental. Para isso, a Dermapelle conta Melatonina em cápsulas. Esta substância é produzida pelo nosso organismo, sendo conhecida como o hormônio do sono, regulando os ritmos cronobiológicos, reparando nossas células expostas a estresse e outros elementos nocivos.

5. Dores no corpo

Cada pessoa é diferente, o que torna difícil dizer como a fadiga mental afetará seu corpo. Mas você pode ter dores de cabeça, sentir seus músculos doloridos, ou problemas de estômago. Se você tiver fibromialgia, por exemplo, pode doer um pouco mais do que o normal.

6. Alterações no apetite

O cansaço mental pode afetar seu apetite de diversas maneiras. Você pode se alimentar mais do que o normal e não prestar atenção ao que come. O estresse também pode fazer com que tenha desejo por alimentos açucarados, salgados ou gordurosos. Por outro lado, também pode passar muito tempo sem sentir fome.

7. Excesso de preocupação

A exaustão ativa o sistema nervoso simpático, deixando sua mente em modo de “lutar ou fugir”. A ansiedade é um alarme no qual indica que algo está errado. Se você está constantemente cansada, pode começar a ficar preocupada o tempo todo.

8. Depressão

Devido ao cansaço mental extremo, você pode não ter tanta energia ou simplesmente sentir que está se movendo em câmera lenta. Essa sensação pode dificultar o término de tarefas no trabalho ou em casa mesmo. Claro, se você estiver com esse sentimento há mais de duas semanas, é importante consultar um especialista, pois a sua depressão pode ser mais séria.

Como tratar o cansaço mental?

Tratar o cansaço mental exige algumas mudanças no seu estilo de vida e técnicas que você pode adicionar ao seu dia a dia para ajudar você a lidar melhor com o estresse e aliviar os sintomas de exaustão.

Conversar com um profissional também contribui bastante na melhora do esgotamento mental. No entanto, na Dermapelle, você encontra alguns produtos que podem colaborar com o alívio de alguns dos sintomas de cansaço mental. Confira alguns deles abaixo:

  • Arnica de cápsulas: anti-inflamatório e analgésico que combate o torcicolo e as dores musculares;
  • Floral de Bach: floral emergencial que traz estabilidade emocional imediata;
  • Tintura de Valeriana: auxilia no tratamento de ansiedade, estresse, nervosismo e agitação, sem causar sedação;
  • Antifadiga: retarda o cansaço, aumenta a resistência muscular e melhora o humor;
  • Óleo de linhaça: fortalece o sistema imunológico e melhora o funcionamento do intestino;
  • Chocolate da Felicidade: melhora o humor, a função cognitiva e diminui os sintomas relacionados ao estresse e ansiedade;
  • Extrato Glicólico de Própolis: antibiótico natural que, além de ser ótimo para a garganta, ajuda no tratamento de úlceras estomacais;
  • Óleo Essencial de Limão Siciliano: melhora o humor e auxilia na concentração, trazendo foco e clareza nas ideias;
  • Bom Sono com Mulungu: regulariza o sono, diminui a ansiedade e auxilia no tratamento da síndrome do pânico.

O cansaço mental tem tratamento. Existem várias ferramentas disponíveis para contribuir para aliviar seus sintomas e lidar com o estresse. Sempre converse com seu um profissional de saúde mental sobre o que está passando. Aproveite a visita para conhecer agora mesmo nossa linha de Saúde e Bem-estar e melhore ainda mais a sua qualidade de vida!

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