COMO AUMENTAR A IMUNIDADE: 9 dicas para melhorar sua saúde e disposição

03 / 09 / 2021
Saúde & Nutrição
Por Dermapelle

Diariamente, nosso organismo está exposto aos mais diversos riscos, e o sistema imunológico, formado por uma série de células de defesa, ajuda a livrar nosso corpo das agressões externas, protegendo-o. Mas, nem sempre esse sistema está fortalecido e, quando isso acontece, estamos mais suscetíveis a doenças. 

Se você ou alguém próximo está com a imunidade baixa e você deseja saber como aumentar a imunidade, continue com a gente! O Blog da Dermapelle conversou com a endocrinologista Luciana Pereira e separou algumas dicas fundamentais para reverter esse quadro e melhorar a saúde!

Entenda o que é imunidade

Antes de buscar a boa imunidade, vamos saber um pouco mais sobre ela. Como visto anteriormente, o sistema imunológico é um conjunto de células e tecidos que compõem a defesa do nosso organismo contra vírus, bactérias e micro-organismos. Quando a nossa imunidade se encontra baixa, significa que nosso sistema não está produzindo as células de defesa do nosso corpo, e assim, ocorre a maior probabilidade de que sejamos acometidos por doenças leves.

Como explica a dra. Luciana, quando conseguimos melhorar a imunidade, é sinal de que estamos fazendo a manutenção adequada do nosso organismo, que por sua vez, está conseguindo se defender melhor. E a boa notícia é que essa melhora é possível com a mudança de alguns hábitos.

1 – Durma bem

Especialistas afirmam constantemente a necessidade de boas noites de sono. Segundo Luciana, cerca de 8 a 10 horas por noite são o ideal para descansar a mente e o corpo, minimizando não só a insônia, mas também as sensações de ansiedade, medo e pânico. Noites de pouco sono desencadeiam em um ciclo extremamente desgastante para o organismo, gerando o acúmulo das tensões e do estresse. E, quando dormimos pouco, a longo prazo podemos ter perda de memória, falta de atenção, distúrbios de humor e cansaço.

2 – Aposte nas vitaminas

Para fortalecer a imunidade, suas aliadas são as vitaminas. A vitamina C, por exemplo, é uma poderosa maneira de prevenir gripes e resfriados. Além de ser encontrada na forma natural (em frutas como a laranja, o limão, o abacaxi, a manga, entre outros), também é possível investir nas cápsulas naturais de vitaminas ou nos comprimidos mastigáveis de vitamina C para garantir os níveis diários.

3 – Tome sol diariamente

O sol faz bem para tudo!  Luciana reitera que essa é a resposta principal para quem se pergunta o que fazer para aumentar a imunidade. E a vitamina D é uma importante aliada do seu organismo nesse sentido. Para isso, alguns minutos de exposição solar diária são essenciais. Antes das 10 e depois das 16 horas, é um ótimo momento para tomar um sol mais gostoso e menos agressivo para a pele e garantir o fortalecimento do sistema imunológico.

4 – Pratique exercícios físicos

Já sabemos que a atividade física é benéfica para todo o corpo. Além de reduzir o estresse, o exercício físico regular aumenta a produção de anticorpos no organismo, além de estabelecer uma conexão entre os sistemas endócrino, nervoso e imunológico. Atenção somente para a prática excessiva de exercícios, que pode desencadear no aumento da ansiedade e do estresse, além de diminuir a imunidade corporal.

5 – Beba água e chá

Muito se fala sobre os alimentos para aumentar a imunidade, mas a ingestão de líquidos também é muito importante. Além de não precisar esperar a sede aparecer para beber água, você pode eliminar o excesso de impurezas do seu organismo com o consumo de chás compostos para a imunidade. Para melhorar a defesa do organismo, opte pelos antioxidantes como o de laranja, limão, gengibre, maçã, cúrcuma, entre outros. Lembrando que o consumo diário de dois litros de água não é substituído por chás.

6 – Invista em você

Fugir do estresse cotidiano e das preocupações muitas vezes parece impossível. Mas, por mais difícil que possa parecer em alguns momentos, manter uma atitude positiva e otimista afasta o estresse excessivo. Uma boa dica é realmente tirar um tempo para você e investir em coisas que te proporcionem prazer, como uma boa música, momentos em família, leituras, e outras atividades que te façam bem.

7 – Alimente-se adequadamente

Uma alimentação adequada é essencial para manter a saúde. Uma dieta pobre em nutrientes, por outro lado, é a ponte de acesso dos vírus e bactérias ao seu organismo. Mas, o que comer para aumentar a imunidade? Foi o que perguntamos à dra. Luciana, que afirma que alguns dos principais alimentos são o iogurte, o gengibre, o alho, as sementes de girassol, as frutas cítricas, a pimenta, a cenoura, a cúrcuma, entre outros. 

Uma boa dica é, logo pela manhã, tomar um shot de imunidade composto por vários desses nutrientes. Esse tipo de shot é tomado pela manhã – 3 ou 4 vezes por semana, em jejum – diluído em um copo de água com meio limão espremido.

8 – Deixe de lado os maus hábitos

Que o cigarro, as drogas e a bebida fazem mal à saúde, não é nenhuma novidade, assim como o sedentarismo e a má alimentação. Todo e qualquer mau hábito, principalmente em comportamentos excessivos, é nocivo para a saúde. Tudo isso faz com que, entre outras coisas, seu corpo fique mais fraco e cansado, estando mais propenso ao ataque no sistema imunológico.

9 – Aja e reaja contra os sintomas

Falamos muito sobre a prevenção dos sintomas de gripes e resfriados – principais doenças causadas pela baixa no sistema imunológico. Mas, pode ser que você já apresente algum sintoma, ou ainda, que sofra com essas doenças constantemente. 

Por isso, a última dica, mas não menos importante é investir em bons produtos para uma rápida recuperação. Afinal, ninguém quer sentir o corpo com baixa imunidade e ter essa sensação prolongada, não é mesmo? É preciso ter um aliado para esses momentos, oferecendo rápida melhora. É o caso dos xaropes, essenciais para que você possa enfrentar o dia a dia com muito mais saúde e disposição.

Gostou das nossas dicas para aumentar a imunidade? Agora que você já sabe tudo sobre como manter a sua imunidade em dia de maneira descomplicada, continue navegando em nosso blog e descubra outros segredos para garantir sua saúde e beleza de forma descomplicada!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados