5 melhores vitaminas para aumentar a imunidade!
A suplementação de vitaminas que aumentam a imunidade é uma ótima estratégia para proteger nosso organismo do constante ataque de fungos, bactérias e vírus. Dessa forma, manter os níveis desses nutrientes sempre em dia evita o desenvolvimento de gripes, resfriados, infecções e outras doenças.
Neste conteúdo, você vai conferir as cinco melhores vitaminas para aumentar a imunidade, além de conhecer também alguns minerais e outras formas para ter um organismo sempre forte. Confira
1. Vitamina A
A primeira substância que você vai conhecer que causa efeitos positivos no sistema imunológico é a vitamina A. Ela é lipossolúvel e tem importante participação na visão e nas estruturas externas do organismo, principalmente na pele e nas mucosas. Busque incrementar em sua dieta fontes de vitamina A como:
- Fígado;
- Leite;
- Ovos;
- Couve;
- Brócolis;
- Outros alimentos de coloração alaranjada, como cenoura e abóbora.
2. Vitamina B2 e B6
A vitaminas B2 e B6 são importantíssimas para fortalecer o sistema imunológico. A B2 ou riboflavina é encontrada no leite, carnes, ovos, amendoim, vagem e acelga, por exemplo.
Já a B6 pode ser consumida em alimentos como batata, banana, abacate, atum, salmão e peito de frango, sendo responsável pelo aumento de ação e reação do sistema imunológico a um invasor.
3. Vitamina C
Atuando de forma preventiva e terapêutica no seu corpo, a vitamina C é imprescindível para a manutenção da imunidade. Outra vantagem dela é que é um nutriente facilmente obtido pela alimentação. Por outro lado, pode ser consumida também na forma de comprimidos efervescentes, polivitamínicos e outras formulações.
As principais fontes de vitamina C são a laranja, acerola, brócolis, abacaxi, limão, alho, rúcula, tomate, agrião e alface.
4. Vitamina D
Extremamente importante para todo o organismo, a vitamina D é quase totalmente obtida através da exposição solar. A justificativa é que alimentos como sardinha, gema de ovo, queijos e fígado não são capazes de oferecer os níveis diários necessários, que é entre 5 mil e 10 mil UI.
Dessa forma, o indicado é que você tome banhos de sol de até 2 horas por semana. Prefira os horários entre 8h e 10h da manhã ou após as 16h. Esse hábito já é suficiente para que o corpo consiga sintetizar toda a vitamina D de que precisa. Então, se tem um vitamina para aumentar a imunidade que não pode falta, essa é a vitamina D.
5. Vitamina E
A vitamina E atua no sistema imunológico através de suas propriedades antioxidantes, reduzindo os danos causados pelos radicais livres. Com isso, ela atua no combate ao envelhecimento precoce de todo o organismo e trabalha para a manutenção da saúde e do bem-estar da pele e dos cabelos.
Outra função da vitamina E no sistema imune é na participação do processo de cicatrização dos tecidos, impedindo a instalação de doenças e fortalecendo o sistema imunológico. As principais fontes de vitamina E são a soja, o amendoim, os peixes, o milho, as nozes e as sementes.
E, se você está notando que seus cabelos estão mais ralos e encontrando muitos tufos no chão ou na cama, confira um post exclusivo sobre tratamentos para a queda de cabelos aqui no Blog da Dermapelle.
Outras substâncias para aumentar a imunidade
Pensando em deixar sua nutrição ainda mais completa, separamos outra substâncias importantíssimas para manter a imunidade alta. Confira logo abaixo!
Zinco
Começando nossa lista por um mineral que não pode faltar na dieta daqueles que desejam manter a imunidade alta: o zinco.
Ele participa da síntese de hemoglobinas, proteína que tem função de transportar oxigênio pelo corpo. Você pode manter ótimos níveis de zinco no corpo ao consumir hortaliças, amendoim, fígado, frutas secas e carne de boi!
Selênio
O selênio, assim como o zinco, é obrigatório nessa lista. Da mesma forma que a vitamina C, esse nutriente tem grande poder antioxidante, controlando os níveis de radicais livres e participando na resposta das barreiras de defesa do corpo contra infecções.
A ingestão de selênio não deve ser maior do que 5 gramas por dia, já que excessos podem acarretar prejuízos ao organismo. Assim, a substância pode ser encontrada nas nozes, em vegetais e em carnes.
Multivitamínicos
Os multivitamínicos são medicamentos que reúnem um conjunto de vitaminas e minerais úteis e necessários ao bom funcionamento do organismo. Eles possuem várias funções, entre elas combater radicais livres, fortalecer o sistema nervoso e o imunológico.
Eles são indicados para vários perfis de consumo, desde atletas amadores que buscam melhores resultados, até pessoas que não conseguem mais sintetizar algum tipo de nutriente. Se bem utilizados, trazem muitos benefícios para a saúde.
Porém, antes de tomar, consulte um médico de sua confiança e busque orientações.
Ácido fólico
O ácido fólico faz parte da formação dos glóbulos brancos, também conhecidos como leucócitos. Eles participam da defesa do organismo contra possíveis ameaças.
As reservas de ácido fólico podem ser mantidas por meio do consumo de alimentos como o feijão, laranja, amêndoas, lentilhas, milho, tomate, ovos e muitos outros.
Glutamina
A glutamina é um tipo de aminoácido encontrado em altas concentrações no plasma sanguíneo, nas células e nos músculos. Ela é sintetizada e produzida no próprio organismo, através da junção entre outros aminoácidos.
Assim, além de evitar o catabolismo das células, a perda muscular e de outros tecidos, a glutamina faz aumentar a quantidade de linfócitos atuantes em todo organismo. Com mais células de defesa em campo, você fica muito melhor protegido.
Ômega 3
Considerado uma boa gordura, o ômega 3 auxilia no funcionamento do sistema nervoso e de todo o sistema cardiovascular, sem falar é claro de sua importância para a imunidade.
A substância promove o aumento da atividade dos glóbulos brancos, responsáveis por capturar, destruir e eliminar os agentes infecciosos que atacam o organismo.
O ômega 3 pode ser encontrado no salmão, atum, sardinha, truta e cavala. Dessa forma, a recomendação de consumo é de 1,8 gramas diárias, representando, aproximadamente, 300 gramas de peixes na semana.
Probióticos
Estima-se que 70% de toda a saúde do sistema imunológico é controlada pelo sistema gastrointestinal. Assim, os probióticos são bactérias que habitam naturalmente o nosso organismo, trazendo benefícios ao funcionamento dele.
Dessa forma, consumir produtos que favorecem ou contêm esses organismos é uma boa forma de fortalecer o sistema imunológico. Os alimentos probióticos mais conhecidos são o iogurte, kefir, pasta de missô, kombucha, pães de fermentação natural, picles entre outros.
Aproveite para manter uma alimentação saudável e afastar hábitos que podem prejudicar sua saúde e deixar seu organismo exposto a infecções.
Neste conteúdo, você conheceu 5 vitaminas, além de minerais e outras estratégias para manter suas barreiras de defesa sempre a postos.
O Blog da Dermapelle espera que essas informações sejam muito úteis para você. Aproveite para acompanhar as novidades e outros conteúdos como este, siga nossas redes sociais, ative as notificações e não perca nada.
Até a próxima!