Queda de cabelos: conheça tudo sobre a alopécia

03 / 07 / 2018
Beleza, Cabelo & Corpo, Cuidados com a pele
Por admin

Uma das maiores preocupações estéticas de todo mundo que você conhece são os cabelos, certo?! A aparência dos fios está muito ligada à autoestima e tanto os homens quanto as mulheres costumam gastar muito tempo e dinheiro para tratar os distúrbios capilares. Um dos problemas que mais atinge a população é a queda de cabelos, conhecida pelos profissionais como alopécia.

A alopécia pode ser causada por diversos motivos: genética, problemas de tireoide, desequilíbrio hormonal, infecções ou doenças de pele no couro cabeludo, anemia, deficiência de vitaminas, medicamentos e até causas emocionais. Isso significa que a queda dos fios também merece atenção porque vai além da estética: ela pode ser sinal de algum problema de saúde mais grave.  

Existem muitas maneiras de tratar a queda de cabelos e voltar a ter saúde e beleza. Os métodos dependem do tipo da doença, das causas e do estágio em que ela se encontra. Quer saber mais? Então acompanhe abaixo! 

Alopécia androgenética 

A alopécia androgenética é uma condição hereditária que provoca redução parcial ou total dos pelos do corpo e queda de cabelos. As mulheres podem herdar o problema, sim, mas ele é muito mais comum em homens: atinge cerca de 70% da população masculina. 

Isso acontece porque a doença tem uma relação direta com a testosterona. Quem apresenta o gene cria uma sensibilidade ao hormônio que faz com que a raiz do cabelo atrofie e o bulbo capilar morra.  

A doença pode ser universal (quando todo o corpo é afetado pela queda) e também congênita (quando a ausência de pelos aparece desde o nascimento). O tratamento normalmente é feito com estimulantes de crescimento dos fios, como o minoxidil (link pros produtos dermapelle), ou bloqueadores hormonais que inibem a produção de testosterona.  

É importante saber que o principal objetivo dos tratamentos para alopécia servem para cessar a queda e não recuperar o que já foi perdido, por isso é importante começar o quanto antes.  

Alopecia areata 

A alopecia areata é uma doença autoimune que ataca especificamente os folículos capilares que sediam a raiz dos fios. Essa doença atinge todos os pelos do corpo, não só o couro cabeludo.  

Ela pode se agravar por motivos emocionais e costuma abrir grandes espaços vazios na cabeça. A doença pode ser tratada com cremes e injeções de corticoides, sempre com orientação profissional. 

Alopecia Difusa  

Esse é o tipo de alopecia que mais atinge as mulheres e também é conhecida como deflúvio ou efluvio telógeno. Sob essa condição, o fio se solta facilmente do couro cabeludo ocasionando a queda dos cabelos. Pode ser causada por problemas hormonais, medicamentos e má nutrição.

Esses três são os tipos mais comuns de alopecia, mas outros problemas podem ser a causa da sua queda de cabelos, como estressemá alimentação ou maus hábitos de cuidados capilares.  

Você pode conferir muito mais sobre as causas e tratamentos da queda de cabelos baixando o nosso ebook “Queda de cabelos – este problema precisa sair da sua cabeça! O guia definitivo para você saber o que está causando o enfraquecimento dos seus fios”. 

 ACESSE AGORA! 

Descobrir a causa da queda dos seus fios é o primeiro passo rumo à solução desse problema. É importante saber também que começar o tratamento o quanto antes é essencial para voltar a ter madeixas fortes e cada vez mais lindas! 

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados