PROTEÇÃO SOLAR: Como manter sua pele protegida de verdade

03 / 09 / 2021
Cuidados com a pele
Por Dermapelle

Tomar sol, além de resultar em uma pele e bronze lindos, é extremamente saudável para o organismo. Isso porque se expor ao sol estimula a produção de vitamina D e de melanina, aumentando assim os níveis de cálcio e diminuindo os riscos de depressão. E ainda, a luz do sol ajuda a regular o ciclo do sono e a combater as doenças relacionadas à imunidade.

Mas, apesar de tudo, é preciso tomar cuidado. O ritual de proteção solar diária precisa ser feito de forma responsável, já que a exposição excessiva aos raios solares traz uma série de problemas de saúde. Com tantas informações e campanhas sobre o assunto, ainda há quem ache que o excesso de vermelhidão, as queimaduras, ardores, a pele descascada e as manchas sejam algo que faz parte do processo. Mas não é bem assim!

Para saber como proteger a pele do sol de maneira proveitosa, sem maiores consequências para a saúde, confira as dicas que o blog da Dermapelle separou para você. Siga com a leitura e não deixe de tomar nota!

O que é certo e o que é errado na proteção solar

Na sua bolsinha de praia o protetor é essencial, mas não é somente na praia que você deve fazer o uso do filtro. Se, para defender o rito de tomar sol de forma equivocada, há quem diga que algumas atitudes são exageradas, você vai ver a seguir o que de fato é fundamental para ter sempre o melhor do sol.

Dias nublados e filtro solar: o que muda?

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de usar protetor solar mesmo em dias nublados. E é fundamental saber que o motivo disso é que a radiação está presente todos os dias, não importando se o sol está forte e brilhante lá fora ou se está mais tímido, entre nuvens. A radiação cruza silenciosamente as nuvens e chega até a nossa pele. 

E não pense que o fato das nuvens filtrarem um pouco os raios solares inibe os danos à saúde da pele. Da mesma forma que no verão mais quente, num dia nublado e cinza, ainda é possível que a pele tenha inflamações, alteração de imunidade (o que abre espaço para infecções) e geração de radicais livres que agridem estruturas importantes da pele, causando o envelhecimento precoce.

Portanto, utilizar protetor solar em dias nublados não é nenhum mito. É uma atitude correta, assim, o produto deve ser incorporado à sua rotina todos os dias! E isto também vale para os dias chuvosos. 

Em dúvida sobre qual fator de proteção solar utilizar, além de qual a quantidade ideal de produto para os dias mais cinzas? É simples: utilize um fator maior ou igual a 30, e se a pele tiver necessidades maiores de proteção, aumente o FPS. Quanto à quantidade, aplique uma maior concentração de produto no rosto, orelhas e pescoço, mas nunca deixe de lado a aplicação nas pernas, tórax e costas. Além disso, não esqueça da nuca, pés e costas das mãos.

Reaplicação do protetor: exagero ou cuidado?

Quando aplicamos o protetor, se passam algumas horas e podemos nos perguntar: por que usar protetor solar novamente se já estou protegido(a)? Os produtos não possuem tecnologia que dure horas e horas sem que eu precise reaplicar o produto?

Estes questionamentos são genuínos, já que pouco se esclarece sobre a real importância da reaplicação do filtro solar. O fato é que, tão importante quanto se proteger é manter esta proteção, já que o sol realmente não perdoa. Para uma pele perfeita, os dermatologistas são unânimes em reafirmar que a aplicação constante do produto é fundamental.

O filtro solar deve ser aplicado meia hora antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas, e os motivos para isso é que, por mais tecnológico que um produto se apresente, ele perde sua eficácia após este período e a pele começa a ficar desprotegida novamente. 

O produto começa a ser absorvido pela pele e perde seu efeito de proteção, seja em contato com a água do mar ou da piscina, ou ainda, do próprio suor corporal. Além disso, o FPS não interfere no tempo de reaplicação: por maior que seja o fator de proteção solar que você utilize, a reaplicação é sempre a cada duas horas. 

Ou seja, não há tecnologia que elimine a necessidade de reaplicação do protetor solar. Tornar isto um hábito é o melhor para garantir a saúde da pele. O melhor é que você pode optar por alternativas como os protetores em spray, que torna a pele protegida rapidamente. E ainda, fazer o uso conjunto do filtro de uso tópico com o protetor solar em cápsulas, que age de dentro para fora e potencializa a proteção!

A luz dos aparelhos eletrônicos faz realmente mal à pele?

A tecnologia transformou nossa vida, facilitando muito o dia a dia, tanto que é muito difícil nos imaginarmos sem ela. É recorrente que a gente passe muito tempo nos smartphones, tablets, TV ou notebooks resolvendo nossa vida ou nos entretendo. Mas existe uma coisa nessas telas que, muito mais que nos hipnotizar, faz mal à nossa pele.

Trata-se da luz azul, que é emitida por estes dispositivos e também está presente nos raios solares e nas lâmpadas. A luz azul é, basicamente, a primeira cor no espectro da luz que podemos ver a olho nu. Os maiores problemas dela é que a luz azul contribui para problemas de vista e também para o aparecimento de rugas e manchas na pele.

Esse tipo de luz atua no aumento da produção de lipofuscina, o pigmento de envelhecimento, e ainda, causa danos às células responsáveis pela pigmentação da derme, podendo acarretar no câncer de pele. Por isso, seu melhor amigo é seu protetor solar! Se as luzes de LED estão presentes na radiação solar e também nos aparelhos eletrônicos, aplicar o fotoprotetor oferece ampla proteção contra luz azul.

Proteção infantil: como funciona?

Que existem tipos de protetor solar infantil você já deve saber, mas qual a diferença entre a proteção dos adultos e a das crianças? E quando começar a protegê-los do sol? Vamos te contar tudo em seguida!

A radiação solar moderada faz bem a todos, inclusive os pequenos. Mas, como já se sabe, a pele infantil é bem mais fina que a dos adultos, principalmente quando falamos das crianças menores, de até dois anos de idade. Para evitar problemas precoces de saúde da pele, anote os principais cuidados com as crianças.

Bebês até os seis meses de vida não devem receber o protetor solar, já que a pele ainda está imatura para absorver as substâncias químicas presentes no produto. A solução para eles é o uso de roupinhas com fotoproteção e chapéus, além de evitar a superexposição – principalmente nos horários das 10 às 16 horas, quando os raios UVB chegam à superfície e são ainda mais nocivos.

Para as crianças após o sexto mês, é fundamental aplicar o fotoprotetor infantil com FPS 30 ou superior. E ainda, evitar a exposição nos horários citados acima já que é o período em que o sol mais agride a pele, e quando isso acontecer, utilizar roupas e chapéus que redobrem a proteção. A infância é o melhor momento para começar a ter hábitos saudáveis, então, mostre aos pequenos que a proteção solar diária é extremamente importante, seja na praia, na cidade, faça chuva ou faça sol!

Cuidados com a pele negra são mais fáceis: verdade ou mentira?

A pele negra possui maior quantidade de melanina, proteína que dá pigmentação e que funciona como um protetor natural para a pele. Ainda assim, é fundamental adotar cuidados quanto à exposição ao sol, pois uma maior proteção natural não significa deixar de lado a prevenção.

Uma das características da pele negra é uma maior tendência à oleosidade, mas ainda assim, podem ser classificadas como secas, mistas, normais ou oleosas dependendo de outros fatores específicos. Espessas e firmes, as peles com mais melanina apresentam mais colágeno, sendo elásticas e resistentes aos sinais de idade, celulites e flacidez.

Além de tudo isso, elas são mais suscetíveis aos melasmas, que são as manchas, além da hiperpigmentação. Proteger a pele negra evita a incidência destes melasmas e, além disso, previne o ressecamento cutâneo e o efeito rebote – que é aquele que deixa a pele ainda mais oleosa. O único ponto que muda é que, na pele negra, pode ser aplicado o protetor FPS 15, no mínimo. Fora isso, o uso diário e a reaplicação são indicados da mesma forma.

Como fazer a proteção solar correta em regiões específicas do corpo?

Como mostramos anteriormente, a proteção diária não deve se limitar a uma única região da pele. Por exemplo, proteger o rosto de forma adequada é importante, mas é essencial cuidar da pele como um todo. Por isso, vamos te contar como cuidar da pele como um todo, e o que muda no aspecto e nos cuidados dependendo da parte do corpo.

O protetor solar facial é diferente do corporal por ser menos gorduroso, e o uso do produto corporal na face estimula o aparecimento da acne para quem já tem tendência. E ainda, o filtro para o rosto oferece proteção específica para a região, como tratamento de manchas, hidratação e combate ao envelhecimento.

Além disso, quem nunca protegeu o corpo todo e, ao tomar sol sem um acessório na cabeça, sentiu o couro cabeludo arder e ficar vermelho? Para evitar isso, aposte no protetor solar para os cabelos. Este produto oferece proteção especial à fibra capilar, reduzindo os riscos de ressecamento, a quebra e a descoloração, ajudando a manter a integridade dos fios.

Manter a hidratação e proteção labial também é super importante, já que esta é uma região extremamente sensível. Além de queimaduras, a pele dos lábios pode sofrer com rachaduras e feridas, e também pode acarretar em problemas como a herpes e o câncer de pele. Aplicar um protetor específico para a região três vezes ao dia é ideal para manter a pele saudável.

Quais são os cuidados pós-sol?

Curtir o sol com responsabilidade é maravilhoso, mas após isso, alguns cuidados são essenciais para arrematar a experiência. Como dizemos popularmente, é a cereja do bolo para evitar que a derme descasque, fique vermelha, manchada ou ardida. 

A exposição aos raios solares, ao sal do mar e ao cloro da piscina deixam a pele extremamente sensível, por isso, não basta tomar uma ducha para aliviar. Para manter sua pele protegida de verdade, o primeiro passo é a hidratação constante com a ingestão de  água mineral, de coco e sucos naturais.

Além disso, o uso de produtos pós-sol, como géis e loções, ajudam a aliviar a ardência, a recondicionar a pele e a deixá-la revitalizada e macia. Esses produtos ajudam a restaurar a função de barreira e a reparar danos solares.

Pode parecer trabalhoso, mas uma vez que você prioriza a fotoproteção na sua rotina de skincare, tudo se transforma. Não deixe que o ato de tomar sol, tão adorado pelos brasileiros, se torne algo negativo para você. Adotando esses cuidados, o astro rei será seu melhor amigo, e sua pele vai agradecer!

E conte com a Dermapelle para encontrar os melhores produtos para a sua proteção solar. Em nosso site, você enche o carrinho com produtos que vão garantir a fotoproteção de toda a família!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados