SAÚDE MENTAL IMPORTA: Saiba como cuidar do seu bem-estar e diminuir o estresse

03 / 09 / 2021
Saúde & Nutrição
Por Dermapelle

Atitudes simples que promovem a saúde e bem-estar podem passar despercebidas na correria do dia a dia. Ignorar os sinais que o corpo e a mente nos enviam altera a qualidade de vida e a sobrecarga de preocupações. Medo e estresse fazem com que nossa saúde mental seja comprometida. 

Alguns dos principais sintomas da ansiedade e estresse são:

– dores físicas;

– insônia;

– taquicardia;

– respiração ofegante;

– sudorese;

– desânimo;

– conflitos recorrentes nos relacionamentos;

– humor instável;

– preocupação constante;

– baixa disposição física;

– resistência às mudanças (estagnação);

– memória fraca;

– falta de concentração;

– baixa autoestima.

Se você já está sentindo os efeitos nocivos disso tudo e quer saber como diminuir o estresse, confira as dicas da Dermapelle para resgatar o bem-estar emocional.

Se alimente bem

A boa alimentação também está diretamente ligada ao bem-estar. Para ter sempre a mente saudável, aposte em alimentos antiestresse, como peixes, brócolis, espinafre, alface e laranja. Quer saber do que são compostos os alimentos que ajudam a melhorar o humor? São ricos em vitaminas do complexo B, Triptofano e Ômega 3. Uma refeição bem colorida, com legumes e frutas é a aposta certeira para uma boa saúde mental. Além disso, para a sobremesa, arremate com um delicioso chocolate antiestresse.

Cuide do seu sono

Uma boa noite de sono é, comprovadamente, uma das maiores aliadas do bem-estar. Dormir oito horas por noite tem que fazer parte da sua rotina, não importa o quanto sua vida seja corrida. Isso porque um sono de qualidade permite que o cérebro descanse, os músculos relaxem e as articulações se recuperem para encarar o dia seguinte. 

Se exercite

Não tem jeito, os exercícios físicos são poderosos em relação aos efeitos para diminuir o estresse. Mas nem por isso você precisa escolher fazer algo de que não goste. O segredo para a prática de exercícios é explorar as diferentes modalidades para encontrar aquilo que te faz bem, que irá resgatar sua autoconfiança. Além disso, é fundamental não focar na quantidade, e sim, na qualidade da sua rotina de exercícios.

Aposte nos calmantes naturais

Em casos de níveis altos de estresse e ansiedade, procurar ajuda médica é fundamental. Mas se não for o caso, nada de se automedicar: existem diversas alternativas naturais de remédio antiestresse. O chá de valeriana, por exemplo, tem ação calmante, ajuda no tratamento de insônia e diminui o estresse e o nervosismo.

Tire um tempo para si mesma

Seja sozinha ou acompanhada, procure fazer uma atividade de que você realmente goste nas horas vagas. Pode ser algo muito simples, como dar uma caminhada por algum parque que você adore, ou algo que você sinta vergonha, mas queira muito fazer, como dançar. Esses estímulos dão muito prazer ao cérebro, fazendo com que seja uma verdadeira massagem de bem-estar na alma. Por isso, nada de encher a agenda de compromissos e estar sempre ocupada, ok? Reserve um espaço para si mesma na sua vida, para a sua diversão.

Veja o lado bom das coisas

É claro que todos nós temos dias ruins e é libertador poder desabafar sobre isso. Mas não deixe que as atitudes negativas tomem conta de você: procure não focar nas dificuldades e problemas, mas enxergar o que de bom aconteceu no seu dia, mesmo que seja uma coisa pequena. Uma dose diária desta cápsula da felicidade ajuda a alcançar mais otimismo e bem-estar. 

Procure o autoconhecimento

O autoconhecimento é a compreensão de cada detalhe que existe em você, e te ajuda a entender porque cada sensação se manifesta. Existem muitas formas de olhar para dentro, como, por exemplo, com a prática de ioga, meditação, leitura, terapia, entre outras. Este processo pode ser desafiador no início, mas é essencial para seu crescimento pessoal. Ao se conhecer, com o passar do tempo, até mesmo quando estiver triste, você vai compreender suas forças e poderá encontrar mais facilmente o caminho para o bem-estar.

Defina suas prioridades

Muito da nossa ansiedade vem porque estamos sempre numa corrida contra o tempo. Se você não consegue administrar o tempo, é hora de parar e fazer isso, visando quais são suas prioridades e objetivos, quais são as tarefas mais importantes do dia e o que pode ser modificado – ou até mesmo cancelado. Organizar sua vida e deixá-la mais leve depende de você!

Pratique o bem

Existe uma frase que fala sobre plantar e colher o bem. E há muitas maneiras de fazer isso, seja ajudando seus vizinhos, ouvindo e acolhendo um amigo que passa por dificuldades e se tornando mais aberta a novas amizades. Essa socialização e essas atitudes liberam hormônios capazes de suprimir a ansiedade e as respostas ao estresse psicológico.

Pense no agora

Um dos sintomas da ansiedade é o fato de antecipar preocupações e criar cenários na nossa mente. Em contrapartida, focar num estado de atenção pleno ao momento faz muita diferença e ajuda a acalmar. Por exemplo, se você está trabalhando em frente ao computador e tem uma grande preocupação, foque no instante em que você está executando suas tarefas, e deixe para observar, agir e julgar seu problema quando for o momento. Uma dica é deixar um floral para a ansiedade na sua mesinha do escritório para te ajudar a manter o foco.

Que a felicidade vire rotina: livre-se do estresse com os produtos da Dermapelle

Com essas dicas valiosas, associadas aos produtos encontrados na loja virtual da Dermapelle, é possível melhorar e muito a saúde mental diária. Ainda que todos nós tenhamos momentos difíceis, e que a felicidade não seja conquistada num passe de mágica, todos esses elementos ajudam e muito a conquistar mais bem-estar e plenitude. 

Agora que você já sabe tudo sobre como conquistar uma boa saúde mental, navegue em nosso site com toda a comodidade e segurança. Lá, você encontra diversos produtos para combater o estresse e a ansiedade, sendo verdadeiros aliados do seu dia a dia. Confira cada um deles e sinta os efeitos de uma vida mais saudável!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados