PREBIÓTICO E PROBIÓTICO: saiba a diferença e por que são importantes para a saúde

06 / 09 / 2021
Saúde & Nutrição
Por Dermapelle

Prebióticos e probióticos são substâncias extremamente importantes para a nossa nutrição atual. No entanto, embora os termos sejam bem parecidos, cada um desempenha uma função diferente na sua saúde. Por exemplo, os probióticos são micro-organismos benéficos para o nosso corpo, enquanto os prebióticos funcionam como alimento para essas bactérias, conhecidas como flora ou microbiota intestinal.

Continue acompanhando este artigo para entender o que são prebióticos e probióticos, em quais alimentos pode encontrar estas substâncias, descubra porque as bactérias intestinais são tão importantes para o funcionamento do nosso organismo e conheça os benefícios dos suplementos!

O que são probióticos e prebióticos?

Tanto os prebióticos quanto os probióticos são importantes para a nossa saúde, mas eles têm funções diferentes:

  • Probióticos são bactérias vivas encontradas em determinados alimentos ou suplementos, fornecendo vários benefícios para a saúde;
  • Prebióticos são criados a partir de alguns tipos de carboidratos que nosso corpo não é capaz de digerir. Dessa forma, os micro-organismos se alimentam, principalmente, das fibras prebióticas.

As bactérias intestinais desempenham funções essenciais no corpo. Por isso, comer quantidades balanceadas de probióticos e prebióticos pode ajudar a manter sua microbiota intestinal saudável.

Por que as bactérias intestinais são benéficas?

A microbiota no seu trato digestivo auxilia na proteção contra bactérias e fungos que prejudicam o nosso corpo. Uma grande variedade dessas bactérias pode ajudar nas funções do sistema imunológico, melhorar sintomas da depressão e ajudar a combater a obesidade.

Além disso, algumas delas formam a vitamina K e ácidos graxos orgânicos, que promovem uma forte barreira intestinal, ajudando a evitar a entrada de substâncias, vírus e bactérias nocivas. Os ácidos graxos orgânicos também podem ajudar a reduzir a inflamação e o risco de câncer.

Como os alimentos afetam a microbiota intestinal?

Os alimentos que você ingere desempenham um papel importante no equilíbrio das bactérias intestinais boas e ruins. Por exemplo, uma dieta rica em açúcar e gorduras influencia negativamente a microbiota e pode contribuir para a resistência à insulina e outras condições.

Ao alimentar regularmente as bactérias erradas, elas podem se desenvolver mais rápido e colonizar mais facilmente, sem a presença de tantas bactérias úteis para impedi-las de fazer isso. Vale destacar que uma flora intestinal menos saudável pode ser associada a um Índice de Massa Corpórea (IMC) mais alto.

Quais os alimentos ricos em prebióticos?

Além dos suplementos, muitos alimentos contêm prebióticos naturalmente. Afinal, são os tipos de fibras mais encontrados em vegetais, frutas e legumes, como nas leguminosas, aveia, bananas, aspargos, alho, alho-poró e na cebola. Apesar dos seres humanos não serem capazes de digerir esses tipos de fibras, as bactérias do seu intestino fazem esse serviço para você.

Quais os alimentos ricos em probióticos?

Há uma infinidade de alimentos probióticos, mas o mais conhecido é o iogurte. Um iogurte natural de boa qualidade pode ser excelente para a sua dieta se você precisar aumentar o nível de bactérias benéficas no seu organismo.

Alimentos fermentados também são ótimas opções, pois contêm bactérias que se desenvolvem com o açúcar. Algumas alternativas para adicionar ao seu dia a dia são kombuchá, kefir, picles e outros vegetais em conserva, missô, vinagre de maçã e shoyu.

O iogurte é um dos alimentos com maior quantidade de probióticos.

É importante saber que se você for comer alimentos fermentados por conter benefícios probióticos, certifique-se de que não sejam pasteurizados, pois esse processo mata as bactérias. Inclusive, alguns desses alimentos também podem ser considerados simbióticos.

Isso porque, além de conter bactérias benéficas, são uma fonte prebiótica de fibra para que elas se alimentem. Os principais alimentos simbióticos são queijo, kefir e chucrute.

Tipos de probióticos

Cada tipo de probiótico proporciona benefícios diferentes, por exemplo:

  • Lactobacillus: este é o probiótico mais comum. Pode ser encontrado no iogurte e em outros alimentos fermentados. Este grupo de bactérias podem ajudar com a diarreia e com a dificuldade em digerir a lactose;
  • Bifidobacterium: este gênero de bactérias pode ser encontrado em alguns produtos lácteos, aliviando os sintomas da síndrome do intestino irritável, entre outras condições;
  • Saccharomyces boulardii: esta é uma cepa tropical de levedura encontrada nos probióticos, da qual combate a diarreia e outros problemas digestivos.

Conheça os suplementos de prebiótico e probiótico da Dermapelle

Os suplementos probióticos e prebióticos podem vir em comprimidos ou sachês, contendo leveduras ou bactérias vivas. Super fáceis de encontrar, eles proporcionam ótimos efeitos para a sua saúde, bem como os alimentos.

Suplementos de probióticos

Suplementos, como o Glisodin com Probióticos, são fórmulas multifuncionais de última geração com uma infinidade de funções, é muito usado como fotoprotetor oral, antioxidante, anti-inflamatório, antialérgico, rejuvenescedor, clareador e imunomodulador. Muita coisa, não é mesmo?

Este suplemento, em especial, melhora o sistema imunológico, diminui o estresse oxidativo na pele e no intestino, melhora a função intestinal, reduz os sinais de envelhecimento, auxilia na integridade do colágeno e ameniza a hiperpigmentação causada pelo sol ou pós-inflamatória, além de ser muito útil na prevenção de alergias metabólicas e cutâneas.

Suplementos de prebióticos

Os suplementos prebióticos são uma excelente alternativa para complementar uma alimentação que não contém tantas fibras. Além disso, ajudam no tratamento da constipação, no equilíbrio da flora intestinal, no aumento da imunidade e na redução das doenças intestinais inflamatórias.

O Saúde Intestinal, por exemplo, é ideal para auxiliar na modulação do sistema imunológico, melhora do funcionamento intestinal, aumento da absorção de minerais, síntese de vitaminas do complexo B e K, redução de doenças inflamatórias e favorece o controle da obesidade e do colesterol.

Já o Pool de Lactobacilos, por exemplo, vem com 30 cápsulas de suplemento que conta com microrganismos vivos que melhoram a sua microflora intestinal. Esta exclusividade Dermapelle aumenta a sua imunidade e protege seu organismo contra vírus, bactérias e fungos.

Manter o equilíbrio dos microrganismos no seu intestino é importante para muitos aspectos da saúde. Para isso, inclua mais alimentos prebióticos e probióticos na sua dieta, pois eles ajudarão a promover o equilíbrio ideal entre as bactérias boas e ruins.

Você sabe o que são os pós-bióticos?

Pós-bióticos são moléculas bioativas prontas para serem absorvidas pelas células intestinais e exercer suas funções de forma sistêmica. Eles são excelentes em casos de inflamações no sistema digestório, especialmente no intestino.

Muitas vezes prescrito para diagnósticos, como Síndrome do Intestino Irritável, Colite Ulcerativa e Doença de Crohn, o pós-biótico melhora a permeabilidade intestinal e inibe o crescimento de bactérias patogênicas no trato gastrointestinal.

Com o propósito de levar mais saúde para o seu dia a dia, na Dermapelle, desenvolvemos o CoreBiome®, um pós-biótico composto por tributirina. Isto é, três moléculas de butirato ligados a uma molécula de glicerol, obtido por meio de um processo patenteado.

O produto tem ação anti-inflamatória, antidiarreica e antimicrobiana. Além disso, conta outros inúmeros benefícios, como:

  • melhora a barreira intestinal;
  • aumenta a capacidade antioxidante hepática;
  • reduz o depósito de lipídeos nos músculos;
  • aumenta a beta-oxidação mitocondrial;
  • aumenta a massa muscular magra.

Lembre-se de conversar com seu médico para verificar se está consumindo a quantidade adequada de cada um. E, caso seja necessário, adicione o suplemento de probiótico ou prebiótico no seu dia a dia para complementar sua dieta.

O que você achou deste artigo? Curtiu? Então compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e mostre para outras pessoas que, embora exista uma diferença entre prebiótico e probiótico, um complementa o outro de maneira incrível no organismo!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados