GARCÍNIA CAMBOGIA: O que é, para que serve e como tomar?
A erva asiática garcínia cambogia é uma grande aliada da saúde humana. A planta é originária das florestas do Camboja, do sul do continente africano e da Polinésia, na Oceania.
Suas propriedades medicinais permitem com que ela seja aplicada em diversos tipos de tratamentos. Seja para emagrecimento, para tratar problemas estomacais ou reumatismo, a garcínia cambogia é um ótimo fitoterápico para se ter por perto.
Pensando nisso, neste conteúdo, você vai conferir um guia com diversas informações sobre essa planta. Vai saber para que a garcínia cambogia serve, como tomar, seus benefícios e muito mais! Vamos lá?
O que é a Garcínia Cambogia?
Também chamada de citrino, malabar tamarindo, goraka ou árvore do petróleo, a garcínia cambogia é uma planta medicinal da espécie Garcinia gummi gutta. A parte medicinal é o fruto, que é bem semelhante a uma abóbora de pequeno tamanho.
Ele tem rica composição alcalóide, compostos fenólicos e ácidos orgânicos muito presentes em diversos tratamentos. Além do fruto, a casca da garcínia cambogia tem aplicação na culinária, como conservante ou aromatizante de alimentos [1].
A substância pode ser adquirida em lojas físicas ou online de produtos naturais, em formato de cápsulas ou em pó. Porém, a ingestão deve ter o uso orientado por um médico de sua confiança.
Para que serve a Garcínia Cambogia?
A garcínia cambogia serve para diversos tratamentos médicos, isso devido aos diversos benefícios para a saúde humana. Ela tem ação anti-inflamatória, antioxidante, antiulcerosas, antimicrobianas e diuréticas, por exemplo.
A planta medicinal pode ser aplicada nos tratamentos de:
- Úlceras estomacais;
- Hemorroida;
- Intestino preso;
- Reumatismo;
- Inchaço corporal;
- Menstruação irregular;
- Colesterol alto;
- Diabetes;
- Infecções intestinais.
A garcinia cambogia está ainda associada ao aumento da energia e da disposição para atividades diárias, trazendo benefícios também para o sistema imunológico.
É verdade que a Garcínia Cambogia emagrece?
Sim. A garcínia cambogia pode ajudar no tratamento de emagrecimento. Mas, assim como outros emagrecedores naturais, é preciso realizar exames e entender a necessidade de cada paciente. Assim você garante resultados reais sem colocar sua saúde em risco! Busque sempre ajuda especializada.
Resultados com a garcínia cambogia
Estudos mostram que o tratamento fitoterápico com garcínia cambogia é capaz de bloquear a enzima que faz a transformação de açúcares e outros tipos de carboidratos em gordura no corpo.
Dessa maneira, nesse caso, a planta medicinal serve para impedir com que o açúcar entre na célula, sendo eliminada na urina, nas fezes ou utilizada rapidamente pelo organismo [1].
Por outro lado, a planta é considerada um inibidor de apetite, já que estimula a produção do hormônio ligado à sensação de saciedade, a serotonina. O hormônio está ligado ainda a regulação do humor, do sono e do bem-estar. Ou seja, a ingestão desse fitoterápico pode trazer benefícios diretos e indiretos para sua vida.
Como tomar a garcínia cambogia?
A maneira e a quantidade da medicação, seja ela natural ou não, deve ser feita por um médico ou profissional especializado.
As principais formas são em chá e suplementos em cápsulas, com o fruto ressecado ou extrato seco da casca do fruto. As formas de administração do suplemento são:
- Cápsulas de 500 mg – Adultos devem tomar de 1 a 2 cápsulas por dia, 1h antes de cada refeição. A dose pode variar de acordo com o objetivo de cada tratamento.
- Chá de garcínia cambogia – Ferver de 3 a 5 frutos para cada litro de água. Deixe repousar por 5 minutos e beba uma xícara de chá até 3 vezes ao dia, entre as refeições.
Nos casos em que a planta medicinal for utilizada para emagrecimento, o tratamento deve estar associado a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos.
Quem pode tomar o fitoterápico?
A garcínia cambogia pode ser tomada por pessoas que querem fazer tratamento para emagrecer e perder peso. O fitoterápico também é empregado no tratamento de diversos quadros sintomáticos, como no tratamento da diabetes.
Entretanto, é aconselhável procurar um médico de sua confiança, para o mesmo avaliar a possibilidade de uso da medicação natural no seu tratamento.
Quais são os efeitos colaterais do seu uso?
Os efeitos colaterais da garcínia cambogia podem aparecer após uso contínuo ao longo de 12 semanas ou mais.
Os sinais mais comuns são vômito, dor de estômago, dor de garganta, diarreia, boca seca e tontura. Além disso, a garcínia cambogia pode acarretar problemas graves ao fígado, como hepatite aguda.
Esse quadro pode ser percebido por meio de dores abdominais, náuseas, urina escura, fezes claras e esbranquiçadas. Quando esses sintomas estão presentes, é recomendado interromper o uso e procurar ajuda médica imediatamente.
Existem contraindicações?
A garcínia cambogia não é indicada para crianças menores de 12 anos. As mulheres grávidas ou lactantes, pessoas que usam antidepressivos, como fluoxetina e escitalopram, e indivíduos alérgicos à garcínia também devem evitar o consumo.
O consumo da garcínia deve ser feito com muito cuidado e atenção em diabéticos, já que a substância pode reduzir os níveis de açúcar no sangue e, com isso, provocar hipoglicemia.
Dessa forma, tenha cuidado antes de começar tratamento com qualquer substância. Evite se automedicar e procure ajuda médica sempre que necessário. Por aqui, esperamos que essas informações ajudem você a cuidar cada vez melhor da sua saúde e esteja sempre bem.
Que tal agora conhecer os melhores aliados para o emagrecimento e ajudar você a ter uma ótima qualidade de vida? Confira esses produtos aqui mesmo no blog acessando nosso conteúdo.
Nos vemos lá!
Referências:
[1] VERBINEN, Andressa; OLIVEIRA, Vinícius Bednarczuk. A Utilização da Garcinia cambogia como coadjuvante no tratamento da obesidade. Visão Acadêmica, v. 19., n. 3, 2018. Disponível: < https://revistas.ufpr.br/academica/article/view/59541/37417>. Acesso em: 22/09/2022
[2] SANTOS, Ana CS et al. Garcinia cambogia–uma espécie vegetal como recurso terapêutico contra a obesidade. Natureza on line, v. 5, n. 1, p. 37-43, 2007. Disponível em:< https://www.researchgate.net/profile/Ary-Silva-2/publication/237622548_Garcinia_cambogia_-_uma_especie_vegetal_como_recurso_terapeutico_contra_a_obesidade6/links/00b495321adc9ab03f000000/Garcinia-cambogia-uma-especie-vegetal-como-recurso-terapeutico-contra-a-obesidade6.pdf>. Acesso em: 22/09/2022.