TIPOS DE ÓLEOS ESSENCIAIS: Veja os principais e como usar!

17 / 10 / 2022
Beleza
Por Dermapelle

Os óleos essenciais trazem muitos benefícios para nossa saúde e bem-estar através da aromaterapia. Nela, a mistura de óleos e de substâncias naturais ajudam a harmonizar e equilibrar o corpo e a mente.

Cada óleo essencial tem propriedades diferentes, por isso, podem ser indicados para objetivos específicos.

Neste conteúdo, você vai conhecer um pouco mais da força dos óleos essenciais, como eles podem ser utilizados no seu dia a dia e de que forma. Você ainda vai conferir os 15 principais óleos essenciais e quais as vantagens de cada um deles. Confira!

O que são os óleos essenciais

Os óleos essenciais são compostos aromáticos extraídos de plantas, ricos em substâncias que proporcionam conforto, bem-estar e ainda podem auxiliar em diversos tratamentos de saúde.

Além disso, eles possuem diversas aplicações na busca por saúde mental e equilíbrio emocional que podem mudar completamente sua vida!

Como usar e para que serve o óleo essencial?

Para aproveitar todos seus benefícios, basta aplicar algumas gotas nos difusores e aromatizadores de ar. Em questão de poucos minutos, a essência se espalha pelo ambiente.

Devido a essas capacidades, os óleos essenciais são considerados substâncias voláteis. Eles também podem ser utilizados diretamente na pele, em massagens e durante o banho. Muitos deles ainda tem ação antimicrobiana, bactericida e fungicida [1].

Nos cuidados de skincare são misturados a cremes, máscaras faciais, séruns e outros dermocosméticos. Com isso, eles ajudam a prevenir contra o envelhecimento precoce, a reduzir linhas de expressão, rugas, acnes e outros sinais e manchas indesejadas.

Conheça os 15 principais óleos essenciais

Aqui no blog da Dermapelle, você vai conferir a partir de agora os 15 principais óleos essenciais disponíveis no mercado. Além disso, vamos te contar o que cada um deles é capaz de fazer pela sua saúde.

1. Grapefruit

O óleo essencial grapefruit tem ação revigorante e efeito desintoxicante para o organismo. Traz sensação de alegria e aumenta a disposição.

Nos cuidados de skincare, o óleo essencial grapefruit é uma das principais substâncias para combate da celulite, apresentando ótimos resultados na eliminação da gordura localizada.

Na face, é um ótimo parceiro de peles acneicas e oleosas, sendo excelente para realizar drenagem linfática facial.

2. Lavanda

O aroma do óleo essencial de lavanda é um dos mais reconhecidos quando está no ar. Usado primeiramente por gregos e romanos, apresenta diversos benefícios para nosso bem-estar.

O óleo essencial de lavanda é bom para reduzir o stress e melhorar a qualidade do sono. Ajuda a reduzir a pressão arterial, além de contribuir com a melhora da digestão e com o crescimento capilar.

A lavanda funciona ainda como ótimo repelente de insetos, pode ser aplicada na pele para tratar mordidas, queimaduras leves e eczemas.

3. Alecrim

O Alecrim é uma erva muito cultivada nos jardins brasileiros. Estudos associam o consumo diário dela à longevidade e à boa saúde.

O óleo essencial de alecrim traz bons resultados para a memória. Há relatos de que o alecrim gera um dos principais óleos essenciais para tratamento capilar.

Ele também contribui com a redução de espasmos musculares, tem função antioxidante e combate infecções nas vias respiratórias.

4. Melaleuca

Estudos demonstram que os ativos do óleo essencial de melaleuca tem ação bactericida e fungicida. Para os cuidados com o cabelo, ele é ótimo no combate da caspa.

Com sensação refrescante, é um dos óleos essenciais mais indicados para massagem, banhos ou aplicações direto na pele. O óleo de melaleuca pode ser utilizado ainda como enxaguante bucal nos cuidados contra a gengivite.

Para aromatização de ambientes, misture com óleos essenciais de lavanda e mirra.

5. Limão

O óleo essencial de limão é um dos mais usados, devido a sua grande capacidade antioxidante. Ele ainda tem muitas outras aplicações. Tais como:

  • Ajuda a tratar azia e indigestão;
  • É utilizado na pele como repelente;
  • Pode desinfetar superfícies e utensílios;
  • Ajuda a tratar dores de garganta;
  • Protege a pele contra oxidação e o envelhecimento precoce.

6. Hortelã-pimenta

A presença de uma substância chamada mentol faz com que o aroma do óleo essencial hortelã-pimenta seja forte, mas refrescante. Ela é nativa da Europa e tem vários benefícios para a saúde.

Quem tem síndrome do intestino irritável pode encontrar no hortelã-pimenta um grande aliado para redução dos sintomas. Ele ajuda a tratar também as dores de cabeça, pode ser utilizado como aromatizante de alimentos e atua no crescimento capilar.

Além disso, ajuda a combater infecções de unha, de pele e nas vias respiratórias.

7. Eucalipto

O óleo essencial de eucalipto não pode ser utilizado por via oral. Por outro lado, a utilização como essência aromática, de uso tópico e para massagens está liberado.

Ele tem propriedade bactericida, fungicida e ajuda a prevenir o aparecimento de tumores, sendo capaz de eliminar células tumorais.

Sabia que ele também pode ser aplicado diretamente na pele, como desodorante natural? Pois é, aproveite!

8. Camomila

A camomila é muito utilizada em chás, principalmente por quem busca tranquilidade e boas noites de sono. Com aroma frutado e doce, é uma ótima opção para perfumar a casa.

Assim, além do efeito calmante, o óleo essencial de camomila ajuda no tratamento de sintomas da depressão. Ela traz ainda benefícios para quem sofre de alergia ou tem asma.

Sem contar que pode ser utilizada como função tópica em quadros de eczema e espasmos musculares.

9. Gengibre

O Gengibre é muito utilizado na culinária, em diversos pratos saborosos. O consumo da erva traz também muitas vantagens para a saúde.

O óleo essencial de gengibre tem ação anti náusea, sendo o óleo essencial mais utilizado por mulheres grávidas e por pacientes que passam por sessões de quimioterapia.

A substância ainda alivia a dor e ajuda a melhorar o funcionamento do intestino.

10. Capim-limão (Lemongrass)

O óleo essencial de capim-limão ou óleo essencial lemongrass é capaz de estimular a circulação sanguínea.

É uma ótima aposta para remover a oleosidade da pele e do couro cabeludo. Ele ainda ajuda a manter a concentração e aguça a criatividade, já que é um ótimo estimulante para o cérebro.

Você pode utilizar o óleo essencial de capim-limão para aliviar tensões e dores de cabeça.

11. Cravo-da-índia

O cravo da índia é usado desde o século XIII para tratar dores de dente. O ingrediente é originário do sudeste asiático, e hoje faz parte de óleos essenciais com vários benefícios.

O óleo essencial cravo-da-índia tem ação antibacteriana, analgésica e funciona como repelente contra insetos se aplicado na pele. É também um dos tipos de óleos usados para tratar candidíase oral [2].

12. Ylang Ylang

O óleo essencial Ylang Ylang é um dos óleos mais usados para combater a infecção de bactérias e fungos, podendo ser aplicado para desinfectar feridas.

Ele ainda melhora o humor e diminui a ansiedade, sendo uma ótima opção para combater a depressão. O óleo essencial Ylang Ylang também combate dores de estômago, de cabeça e reumatismo.

13. Citronela

O óleo essencial de citronela pode ser utilizado como desodorante para os pés, eliminando o mau odor e a transpiração excessiva.

Ele ainda traz inúmeros benefícios para peles oleosas, acneicas e inflamadas. O óleo essencial de citronela é um grande repelente de insetos e um dos tipos de óleos essenciais mais utilizados na composição de cosméticos e dermocosméticos.

14. Cedro

O óleo essencial de cedro traz muitos benefícios para o funcionamento do organismo. Ele ajuda a regular o metabolismo e as funções do sistema digestório e circulatório.

Seus ativos ainda têm efeitos que protegem você contra fungos, ajudam no alívio da dor e também na função diurética.

15. Erva doce

O óleo essencial de erva doce atua na pele, tendo efeito calmante e tonificador. Por isso, é recomendado na prevenção de rugas e na limpeza e higienização da pele.

Utilize também para massagens de drenagem linfáticas e no tratamento de celulites. Aproveite a força aromática da erva doce, para deixar o ambiente sempre convidativo e agradável.

Quais desses óleos essenciais você levaria para casa agora mesmo? Use os conhecimentos que você aprendeu aqui para complementar seu tratamento de saúde. Converse com seu médico sobre as vantagens dos óleos essenciais.

Por aqui você viu o que são e para que servem os 15 principais óleos, esperamos que esse conteúdo seja útil para você! Sabia que o óleo essencial de rosa mosqueta pode te ajudar a clarear cicatrizes? Pois é, acesse nosso conteúdo sobre e entenda.

Até a próxima!

Referências:

[1] NASCIMENTO, Paula FC et al. Atividade antimicrobiana dos óleos essenciais: uma abordagem multifatorial dos métodos. Revista brasileira de Farmacognosia, v. 17, p. 108-113, 2007. Disponível em:< https://www.scielo.br/j/rbfar/a/pjSFydVRNTHtVw48qPPmZQN/ >. Acesso em: 29/09/2022.

[2] LIMA, Igara de Oliveira et al. Atividade antifúngica de óleos essenciais sobre espécies de Candida. Revista Brasileira de Farmacognosia, v. 16, p. 197-201, 2006. Disponível em:<https://www.scielo.br/j/rbfar/a/CSjMBzTNRVtPZHHrjxm9Qcd/?lang=pt&format=html> . Acesso em: 29/09/2022

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados