Como tomar melatonina? Conheça a dosagem ideal e tire suas dúvidas

09 / 08 / 2022
Estilo de Vida
Por Dermapelle

A melatonina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano. A função principal dela é regular o ciclo circadiano, dizendo para nosso corpo que é chegada a hora daquele merecido descanso.

Entretanto, fatores como vida agitada e estressante, uso contínuo de telas de celular e computador no período noturno e outros estímulos podem atrapalhar a produção desse hormônio. Com isso, o sono fica bastante prejudicado, o que pode abrir portas para a necessidade de suplementação.

Então, se você está em dúvidas sobre como tomar melatonina, qual a formulação ideal e a dosagem ideal, acompanhe este conteúdo e saiba como ter uma noite de sono tranquila e revigorante.

 

Principais formas de suplementar a melatonina

Além de fatores externos, a queda na produção de melatonina pode cair devido a fatores genéticos e também com o avanço da idade.

Nesse sentido, a suplementação é ainda mais indicada, já que não bastaria apenas uma mudança de hábito ou fazer uma higiene do sono para dormir melhor.

Então, como tomar melatonina? Qual a melhor formulação para cada caso? O suplemento se apresenta em três diferentes formas. Melatonina em gotas, em cápsulas e em goma ou balas de melatonina.

 

Melatonina em gotas

A melatonina em gotas não é o tipo mais comum visto em farmácias e lojas especializadas. Por outro lado, a formulação líquida tem uma eficácia considerável. Ela é absorvida de forma mais rápida do que as variações em cápsula e balas (gummy).

Como tomar melatonina em gotas? Basta pingar algumas gotas diretamente sob a língua, podendo também ser diluída em água para consumo.

Melatonina em cápsulas

A melatonina em cápsulas é muito comum, sendo facilmente encontrada em lojas de produtos naturais e suplementos, farmácias, etc. O aspecto e o mecanismo de ação é bem semelhante ao dos comprimidos.

Ela é revestida por uma camada que é dissolvida rapidamente quando em contato com o suco gástrico, liberando a melatonina para ser absorvida.

Como tomar melatonina em cápsulas? Você deve ingerir a cápsula, beba um copo d’água para ajudar. Não mastigue!

Balas de melatonina

As balas de melatonina também são pouco conhecidas no Brasil. Entretanto, podem acabar se popularizando. Elas são saborosas e muito agradáveis de mastigar.

Entretanto, apesar do aspecto divertido, a suplementação com melatonina em goma deve ser levada à sério como todas as outras formas. Ou seja, é importante se atentar à dosagem e os horários de administração do suplemento.

Como é a ingestão das balas de melatonina? O produto deve ser mastigado antes de ingerido.

 

Qual é a dosagem ideal de melatonina?

A dosagem de melatonina ideal para ter um sono reparador depende muito do quadro clínico e da necessidade de cada pessoa. O mais indicado é que você consulte um especialista, para ter um tratamento mais individualizado e orientado.

Por outro lado, existem as orientações básicas de dosagem indicadas pelos fabricantes de cada produto. Além disso, a Anvisa orienta que a dosagem máxima é de 0,21 mg por dia para pessoas adultas com idade mínima de 19 anos. Ela também indica que a substância deve ser tomada uma ou duas horas antes de ir para cama.

A dosagem ideal ainda pode variar nas menores doses (0,3 – 0,6 mg), chegando até 10 mg. Por isso, a indicação de um especialista é sempre a melhor forma de encontrar essa quantidade.

 

Quantas gotas de melatonina tomar?

A quantidade de gotas de melatonina depende muito do grau de insônia de cada paciente. Entretanto, o recomendado é sempre começar de uma dosagem menor para um maior.

A orientação mais básica para um início de tratamento é tomar apenas uma gota por dia. Caso a dosagem não faça efeito, procure um especialista de sua confiança.

 

Quantas cápsulas de melatonina tomar?

Numa rápida pesquisa na internet é possível encontrar cápsulas de melatonina com composições variadas. Com doses de 1mg, 2mg, 3mg e até 10 mg.

A lógica segue a mesma da dosagem da melatonina em gotas, devendo sempre começar com uma dose menor, de 1 mg. Entretanto, a quantidade da dose pode mudar, se por exemplo, você viajar para um país fuso horário completamente diferente ao do Brasil.

 

Quem pode tomar melatonina?

Em suma, a melatonina pode ser uma boa estratégia para pessoas que estão com o ciclo circadiano alterado. O que é muito comum, por exemplo, para pessoas que trabalharam no período noturno e desejam voltar a ter uma rotina normal de vida.

A substância é indicada também para idosos que dormem mal, quadro causado pela redução da produção de melatonina. Além disso, é recomendada para quem não consegue manter o sono durante a noite ou que sequer conseguem fechar os olhos e descansar.

Um dado interessante é que a melatonina ajuda pessoas com insônia a dormir e ter um sono reparador. Entretanto, se você é um indivíduo saudável, que já dorme bem, a ingestão da substância não fará você dormir melhor ainda. [1]

 

Quem não deve tomar melatonina?

A suplementação com melatonina não é indicada para grávidas, lactantes e para pessoas que exercem atividade onde a atenção é fator principal.

Os estudos sobre o uso clínico de melatonina em crianças precisam avançar bastante. Por isso, em geral, a administração da substância nos pequenos não é recomendada. Entretanto, cada caso deve ser avaliado com atenção por um especialista. [2]

Evite tomar melatonina durante o dia, isso pode fazer com que o ciclo circadiano fique totalmente desregulado. A consequência é que você sentirá sono durante o dia. Tudo o que não queremos, não é mesmo?

Quais os efeitos colaterais da melatonina?

A suplementação de melatonina pode ser uma grande aliada das pessoas que sofrem com problemas para dormir, além daqueles que tiveram seu ciclo de sono perturbado por causa de fatores externos repetitivos.

Esse é um caso comum em pessoas que trabalharam muito tempo na parte da noite, por exemplo. Mas, assim como muitas suplementações, o uso excessivo e sem parâmetros podem trazer maiores problemas à saúde.

Confira aqui a lista de possíveis efeitos colaterais da melatonina:

  • Alterações hepáticas;
  • Dores no peito;
  • Boca seca;
  • Sonhos incomuns;
  • Dor de cabeça e enxaqueca,
  • Tontura;
  • Azia;
  • Hipertensão.

A intensidade dos sintomas mencionados acima vai variar conforme o tamanho da dose. Além disso, verifique se você é alérgico a algumas das substâncias presentes na composição das cápsulas, goma ou melatonina líquida.

Então, que tal ter noites de sono melhores e acordar no outro dia com energia e disposição. Verifique e analise os benefícios da melatonina para sua saúde. Ela é um dos nossos produtos favoritos para você incluir na sua rotina de autocuidado, que tal descobrir outros aqui mesmo no blog? Acesse e confira a lista!

Por aqui você descobriu como tomar a substância, soube mais sobre as possíveis dosagens e as formulações disponíveis no mercado. Esperamos que esse conteúdo tenha chegado num momento apropriado para você.

Ainda possui dúvidas? Fale com a gente nos comentários, vamos ficar felizes em te responder.

Até a próxima!

Referências:

[1] NETO, Júlio Anselmo Sousa; CASTRO, Bruno Freire de. Melatonina, ritmos biológicos e sono-uma revisão da literatura. Rev Bras Neurol, v. 44, n. 1, p. 5-11, 2008. Disponível em: <http://files.bvs.br/upload/S/0101-8469/2008/v44n1/a5-11.pdf>. Acesso em: 22/07/2022

[2] ALVES, Rosana S. Cardoso et al. A melatonina e o sono em crianças. Pediatria (São Paulo), v. 20, n. 2, p. 100-105, 1998. Disponível em: < http://www.icb.usp.br/~cipolla/arquivos_pdf/Melatonina%20e%20o%20Sono%20em%20criancas.pdf>. Acesso em: 22/07/2022

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados