COENZIMA Q10: Para que serve, como usar e contraindicações!

05 / 01 / 2023
Saúde & Nutrição
Por Dermapelle

A coenzima Q10 é uma substância produzida pelo nosso organismo que pode ser encontrada em alguns tipos de alimentos, sendo um elemento essencial na produção de energia em nosso corpo. Atualmente, ela é muito utilizada na forma de suplemento por conta dos seus diversos benefícios.

Entre eles estão: prevenção contra o envelhecimento precoce, melhora no desempenho dos exercícios físicos, aumento da imunidade e auxílio no processo de emagrecimento.

Quer conhecer mais sobre essa substância, para que ela serve e como utilizá-la para aproveitar todas as suas vantagens? Continue a sua leitura e saiba mais sobre a coenzima Q10!

O que é a coenzima Q10 e para que serve?

A coenzima Q10 é uma peça-chave na geração de energia em nosso corpo, atuando diretamente nas células dos músculos. Além disso, ela ajuda em outras áreas da saúde, como no controle do colesterol e diminuição dos radicais livres.

Ela também é lipossolúvel, o que significa que é uma substância solúvel em gordura. Isso tudo faz da coenzima Q10 uma grande aliada de quem busca um processo de emagrecimento saudável, contribuindo para mais energia durante a prática de atividades físicas, podendo gerar uma maior perda de peso.

Como a coenzima Q10 funciona em nosso corpo?

Como vimos, ela atua em nossa produção de energia, em organelas chamadas de mitocôndrias. A coenzima age controlando a passagem de elétrons durante a cadeia respiratória, evitando uma oxidação ou danos nas membranas das células, além de proporcionar uma ótima concentração de água nelas.

A coenzima pode ser encontrada em dois formatos diferentes dentro do nosso organismo: a ubiquinona e o ubiquinol. Na primeira, ela é essencial para a geração de energia na forma de ATP, enquanto a segunda tem uma função antioxidante.

Quais são os benefícios da coenzima Q10?

Já deu para perceber como essa substância é uma aliada do nosso corpo, certo? Porém, além das que já falamos anteriormente, existem outras vantagens em usar esse elemento. Confira a seguir as principais delas!

1. Auxílio no combate ao envelhecimento precoce

Por conta da sua ação antioxidante, o elemento pode ajudar a proteger a nossa pele contra os danos oxidativos causados pelos radicais livres.

Assim, quando a coenzima Q10 está presente em cremes e outros cosméticos para a pele, você tem um grande auxílio contra o envelhecimento precoce e outros danos, como os causados pelo sol.

Dessa forma, a sua poderosa ação antioxidante contribui diretamente para a melhora da saúde dermatológica, sendo muito utilizada na indústria de dermocosméticos por conta disso.

2. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares e câncer

Seus atributos antioxidantes permitem que a coenzima Q10 consiga criar uma poderosa proteção para o DNA das células contra a oxidação. Outro benefício, é o combate a formação de placas ateroscleróticas nas artérias, cuidando do sistema cardíaco.

Com isso, a substância consegue ajudar na prevenção de doenças cardiovasculares e também do câncer, fazendo dela uma importante aliada da nossa saúde.

3. Ajuda na melhora do desempenho em exercícios físicos

A coenzima Q10 também contribui na produção de energia nas células na forma de ATP, ou seja, ela pode ser uma grande aliada no bom funcionamento do nosso organismo.

Manter essa geração de energia funcionando corretamente é muito importante para o bom desempenho nas atividades físicas, além de que, por ela diminuir os danos causados pela oxidação, consegue reduzir a fadiga e melhorar a recuperação muscular.

4. Ajuda na melhora da saúde cerebral

Outro dos diversos benefícios da coenzima é a melhora da saúde cerebral. Isso acontece porque ela ajuda na produção de energia e no fluxo sanguíneo para o cérebro, melhorando a concentração, memória e disposição mental.

5. Auxílio na fertilidade

Geralmente, com o passar do tempo e o avanço da idade, os níveis da coenzima Q10 presentes em nosso corpo começam a diminuir de forma natural. Com isso, os espermatozoides e óvulos podem ficar mais expostos aos danos dos radicais livres.

Com a suplementação do elemento, há uma melhora na quantidade e qualidade dos gametas, consequentemente ajudando a fertilidade.

6. Alívios dos sintomas fibromialgia

A sua potente ação antioxidante também é capaz de ajudar no alívio dos sintomas da fibromialgia, como o cansaço matinal, fadiga, dor e depressão. Então para quem sofre deste problema, a suplementação da substância pode ser uma ótima opção.

A coenzima Q10 emagrece?

Como já vimos aqui, o elemento faz parte do processo de produção de energia nas células, contribuindo para um aumento na disposição durante a prática de atividades físicas. Consequentemente, isso ajuda a queimar a gordura corporal e, assim, reduzir o peso.

Dessa forma, a coenzima Q10 pode ajudar no emagrecimento, porém, não existem estudos que demonstrem que ela atua diretamente nesse processo.

Como tomar a coenzima Q10 corretamente?

Agora que você conhece os benefícios desse elemento, pode se perguntar: como tomar a coenzima Q10 de forma correta?

Essa suplementação pode acontecer por meio de produtos em diversos formatos, como as cápsulas e comprimidos. Eles podem conter apenas a coenzima ou apresentar uma composição com a presença de outros elementos, como vitaminas e minerais.

Os cremes e outros dermocosméticos também podem conter em suas fórmulas a coenzima Q10, principalmente aqueles que tem foco no combate ao envelhecimento precoce. Existem alguns alimentos ricos na substância que são utilizados para a manutenção dos níveis dela no organismo, confira a seguir alguns deles:

  • Amendoim;
  • Brócolis;
  • Damasco;
  • Abacate;
  • Peixes ricos em gordura boa como a sardinha;
  • Morango;
  • Maçã;
  • Laranja;
  • Pistache;
  • Espinafre;
  • Carne.

A quantidade diária recomendada de Q10 varia de pessoa para pessoa, sendo muito importante contar com o acompanhamento de um profissional de saúde para identificar a quantia ideal no seu caso.

Quem precisa tomar a coenzima Q10?

Esse tipo de elemento pode ser consumido por vários tipos de pessoas, por exemplo, quem está fazendo um tratamento com estatina e pessoas com doenças genéticas que afetam o metabolismo mitocondrial.

Os idosos também são um grupo em que a suplementação é recomendada, pois os níveis de Q10 no organismo caem naturalmente com o avanço da idade.

Porém, mesmo quem não está inserido nesses grupos pode ingerir o elemento, desde que seja indicado por um nutricionista ou médico.

Afinal, quem busca uma melhora no desempenho das atividades físicas, proteção contra os radicais livres, prevenção do envelhecimento precoce ou melhora da função cardíaca tem a coenzima Q10 como aliada.

Agora que você conhece mais sobre essa substância e para que ela serve, que tal começar a aproveitar os seus benefícios fazendo o uso? Continue navegando em nosso blog e confira mais conteúdos importantes para a saúde como esse! Aproveite e leia o nosso post sobre como perder gordura localizada!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados