Cada um no seu tempo: conheça as principais diferenças entre os suplementos pré e pós-treino

09 / 09 / 2021
Cabelo & Corpo
Por dermapelle_yooper
mulher na academia | suplementos

Para quem realmente gosta e está focado em seus objetivos, treinar é tudo de bom, não é mesmo? Além de contribuir para a saúde interna e externa do corpo, uma boa série de exercícios libera serotonina, o chamado “hormônio da alegria”, melhorando nosso humor e também a disposição. 

Uma rotina de exercícios desenvolvida especialmente para você com foco em seus objetivos é essencial, assim como uma alimentação balanceada e de qualidade. Porém, outro método que pode ser de grande ajuda na prática de exercícios é tomar os suplementos.

Como o nome já indica, esses produtos foram especialmente desenvolvidos para suplementar os compostos químicos essenciais, para que o nosso corpo desenvolva os resultados desejados – seja o ganho de massa muscular, a perda de peso, a energia ou resistência extra para a prática dos exercícios.

Mas se engana quem pensa que os suplementos são “todos a mesma coisa”! Quando se trata desses produtos, existem duas categorias principais: os suplementos pré-treino e os suplementos pós-treino, cada um cumprindo funções específicas na sua etapa, devendo que sejam tomados corretamente para que você possa alcançar os efeitos desejados.

Mas afinal, quais são as diferenças entre os suplementos pré e pós-treino? E qual é a importância de ingeri-los no momento certo? Para responder essas e várias outras perguntas sobre o assunto, a Dermapelle criou um guia rápido, mas bem completinho, para te ajudar a entender como eles funcionam e escolher quais são os melhores suplementos para você. Continue lendo!

O momento certo

Cada tipo de treino tem um objetivo, e por isso, também tem necessidades específicas. Há diferentes elementos que ajudam o corpo a atingir ou manter os seus objetivos, por isso, é importante ter objetivos claros e saber o que o seu corpo precisa em maior ou menor quantidade e intensidade, antes, durante e depois do treino.

O suplemento certo no momento errado pode não ter efeito nenhum, ou ainda pior, ter efeitos que prejudicam os seus resultados e até mesmo a sua saúde.

Suplementos pré-treino

Para que você tenha o melhor aproveitamento e desempenho possível durante o treino, é ideal que o seu corpo esteja preparado e disposto a gastar energia e dar o melhor de si. Por isso, os suplementos mais indicados para esse momento são os suplementos estimulantes, que aceleram o metabolismo e dão aquele “gás” que às vezes precisamos para treinar.

Um dos melhores suplementos para dar energia e disposição é o Teacrine, um ativo que promove o aumento de energia e reduz a fadiga, sem causar sintomas como nervosismo e irritabilidade, característico de outros elementos com o mesmo efeito energético. Ele também tem efeitos positivos no desempenho mental, aumentando o foco, a concentração e até mesmo o humor.

Os ativos extraídos de uma combinação especial de cogumelos presentes no Peak O2 também contribuem para o aumento da energia e resistência: sua alta concentração de antioxidantes combate o estresse oxidativo e controla os radicais livres produzidos no exercício.

E se um dos seus objetivos com o treino é a perda de gordura, aposte nos suplementos termogênicos, como o Capsiate. Como o nome indica, os termogênicos elevam a temperatura corporal, aumentam o metabolismo energético e fazem com que o corpo queime a gordura mais rápido, aumentando as taxas de perda. Mas atenção! Um suplemento termogênico só tem o efeito desejado quando combinados com exercício físico e uma alimentação balanceada, e não são eficazes quando utilizados como o único método de perda de gordura.

Suplementos pós-treino

O principal objetivo dos suplementos pós-treino é evitar a perda dos resultados alcançados com o exercício, e a recuperação e preparação do corpo para o próximo treino, mantendo o alto aproveitamento e evitando a fadiga a longo prazo. Eles são especialmente importantes para quem busca resultados ambiciosos de crescimento e definição muscular, já que são responsáveis pela manutenção do corpo nas horas fora da academia.

Ao fazer exercícios físicos, os músculos passam por um processo de renovação, que promove a reconstrução dos tecidos. Nesse processo, os suplementos pós-treino ajudam esses tecidos reconstruídos a possuírem mais estruturas de proteínas do que de gordura, garantindo sua firmeza e aquela aparência definida tão desejada. Por isso, os suplementos repletos de proteínas, como o famoso whey protein, são suplementos para ganhar massa muscular, sendo mais procurados para o momento pós-treino

Suplementos como a glutamina também são excelentes para esse momento, por causa de sua atuação como um nutriente para as células, e sua capacidade de promover liberações extras de hormônios que também auxiliam no crescimento muscular, como a testosterona.

A importância do acompanhamento profissional

Aliados aos exercícios físicos, os suplementos são ótimas ferramentas para te ajudar a conseguir seu corpo dos sonhos, mas assim como os exercícios, eles também precisam ser utilizados com acompanhamento de profissionais qualificados no assunto.

Quando se trata de suplementação, não existe uma receita única ou uma fórmula mágica: cada pessoa tem suas necessidades específicas que dependem de diversos fatores, e só um profissional é capaz de analisar todos eles e indicar quais os melhores suplementos e mais indicados para você, para o seu metabolismo e objetivos.

Além de inefetiva, uma suplementação incorreta pode ter diversos efeitos indesejados e até mesmo prejudiciais à saúde. 

Além dos suplementos

A prática de exercícios por si só já é extremamente benéfica para a saúde: além dos efeitos na aparência, diversos aspectos da saúde física também melhoram, como: os níveis de energia e disposição, a respiração, além do sistema imunológico ser fortalecido. E quando aliada aos suplementos, seus efeitos e benefícios se tornam ainda mais rápidos e aparentes, mas existe ainda outro fator muito importante nessa equação: a alimentação.

Uma alimentação balanceada, saudável e criada especialmente com atenção para os seus objetivos e gostos pessoais, é uma parte muito importante de qualquer rotina de exercícios e não deve ser ignorada. Por ser a principal fonte de energia, pelos diversos nutrientes e elementos que mantém nosso organismo em funcionamento ideal, ela é a base de tudo que os suplementos auxiliam a construir. Nem mesmo os melhores suplementos podem preencher a falta de certos elementos que só podem ser obtidos através de uma boa alimentação!

Por último, mas não menos importante: não se esqueça da hidratação e da importância do descanso! A água é o elemento mais importante no nosso corpo, principalmente quando a perda é grande através do suor. E os períodos em repouso são muito importantes para que o seu corpo se recupere dos esforços do treino, e possa realmente se reconstruir de uma maneira melhor e mais balanceada. 

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