OS PERIGOS QUE O SOL OFERECE PARA NOSSO CABELO E COMO PODEMOS PROTEGÊ-LO

24 / 01 / 2024
Cuidados com a pele
Por Marina Giuliani da Costa

Recentemente exploramos os perigos da exposição solar para a pele, mas sabia que o sol pode ser igualmente implacável com o seu cabelo e couro cabeludo? Enquanto você protege diligentemente a sua pele dos raios UV, seu cabelo e couro cabeludo podem estar sofrendo silenciosamente, sem você perceber. Da textura alterada às queimaduras no couro cabeludo, os raios UV podem ser os vilões secretos por trás de vários problemas capilares.

Mas, como isso acontece? E o que você pode fazer para proteger suas madeixas e couro cabeludo desses efeitos nocivos? Neste artigo, vamos desvendar os mistérios dos danos solares ao cabelo e oferecer dicas para manter seu cabelo saudável e brilhante, mesmo sob o sol escaldante.

Então, prepare-se para descobrir segredos que seu cabelo sempre desejou que você soubesse. Continue lendo e transforme a maneira como você cuida do seu cabelo neste verão!

Sol e Cabelo: Uma combinação perigosa? Proteja-se!

Você já parou para pensar no impacto que um dia ensolarado pode ter sobre seus cabelos? Provavelmente não, certo? Entretanto, enquanto aproveitamos o calor e a luz do sol, nossos cabelos enfrentam uma batalha contra os raios UV. Desde o desbotamento à perda de proteínas, as nossas madeixas sofrem com a radiação solar.

Os raios UV conseguem deteriorar a melanina, seja em cabelos naturalmente pigmentados ou tingidos, resultando em uma cor de cabelo desbotada e sem vida. A solução? Proteção UV! Use chapéus ou lenços ao se expor ao sol e aplique produtos capilares com proteção UV, especialmente formulados para proteger a cor do cabelo.

A exposição solar extrai a umidade natural do cabelo, danificando a camada externa que protege os fios. O resultado são cabelos secos, ásperos, frágeis, danificados, difíceis de pentear, mais propensos à quebra, bem como ao aparecimento de pontas duplas por se partir mais facilmente nas extremidades. Para combater isso, faça hidratações regulares, utilize produtos com proteção UV, opte por shampoos suaves, evite tratamentos térmicos, assim como invista em cortes regulares para manter as pontas saudáveis e o uso de leave-ins e séruns reparadores.

O calor e a umidade do verão, agravados pela exposição solar, aumentam o frizz e tornam o cabelo mais rebelde e difícil de manejar. Produtos anti-frizz, como óleos e sprays específicos, podem ajudar a domar os fios e manter o cabelo mais controlado e alinhado.

O sol pode degradar as proteínas essenciais do cabelo, como a queratina, enfraquecendo os fios e deixando-os com aspecto sem vida. Para ajudar na recuperação, tratamentos de reconstrução proteica e o uso de produtos enriquecidos com aminoácidos podem ser muito eficazes.

Raios UV: Um risco invisível para o couro cabeludo

Na maioria das vezes associamos proteção solar à pele e acabamos esquecendo uma área crucial e vulnerável: nosso couro cabeludo. Você já considerou como os raios UV podem não apenas causar queimaduras solares dolorosas, mas também acelerar o envelhecimento do seu couro cabeludo e aumentar significativamente o risco de câncer de pele?

O couro cabeludo é tão suscetível a queimaduras solares quanto qualquer outra parte da pele, especialmente em áreas onde o cabelo é mais fino ou em pessoas com calvície, uma vez que os cabelos formam uma proteção natural contra o sol. A exposição direta e prolongada aos raios UV pode causar vermelhidão, irritação e, em casos graves, até bolhas. Para proteger o couro cabeludo, a aplicação de um protetor solar específico para esta área é essencial, da mesma maneira que usar chapéus ou lenços pode oferecer uma barreira física eficaz.

Assim como a pele do rosto e do corpo, o couro cabeludo sofre de envelhecimento precoce devido à exposição solar. Os raios UV aceleram a degradação do colágeno e podem levar à perda de elasticidade e à formação de rugas no couro cabeludo. Além de proteger o couro cabeludo com protetores solares e coberturas físicas, manter uma rotina de cuidados com produtos hidratantes e nutritivos ajuda a manter a sua saúde e juventude.

A exposição contínua e sem proteção ao sol aumenta significativamente o risco de câncer de pele no couro cabeludo. Isso é preocupante, especialmente porque os cânceres nesta área podem ser mais difíceis de detectar. Para prevenir isso, é vital proteger essa região e realizar auto exames regulares, procurando por quaisquer sinais ou mudanças suspeitas. Consultas regulares com um dermatologista também são importantes para uma avaliação profissional e para garantir a detecção precoce de quaisquer problemas.

Cabelos ao Sol? Confie na Linha Elaya Renova

Para ser sua aliada nessa batalha contra os danos causados pela exposição solar, te apresentamos a revolucionária linha de produtos para cabelos Elaya Renova! Cada produto desta linha – composta por um shampoo e um condicionador revitalizantes, uma máscara capilar intensiva e uma água termal capilar – é enriquecido com o inovador ativo multifuncional das células-tronco da oliveira. Esta poderosa fórmula foi comprovada cientificamente para transformar seus cabelos, oferecendo benefícios que vão desde hidratação intensa e aumento de volume até a melhoria da suavidade e do brilho. Além disso, todos os produtos desta linha foram premiados por sua eficácia, garantindo a você o melhor da ciência capilar. 

Com 200ml de pura inovação, o Shampoo Revitalizante não realiza apenas a limpeza, mas um renovador de vitalidade para todos os tipos de cabelo. Ele  fortalece, repara danos, estimula o crescimento saudável e previne a queda. Sua fórmula rica em proteínas e lipídios derivados de células-tronco também hidrata profundamente, combate a secura e protege os cabelos dos danos ambientais, incluindo a radiação UV.

Complementando o shampoo, o Condicionador Revitalizante nutre profundamente, desembaraça e fortalece a fibra capilar, evitando a quebra. Ele repara danos causados por processos químicos, raios UV e estilização térmica, restaura o brilho natural, combate o frizz e controla o volume. Como o shampoo, ele é rico em nutrientes derivados de células-tronco e contribui significativamente para o equilíbrio e saúde do complexo capilar.

A Máscara Capilar Intensiva é um tratamento de luxo para os seus cabelos. Ela repara, fortalece e revitaliza intensamente, evitando o ressecamento e a quebra. Ainda nutre profundamente, restaura a vitalidade dos fios, previne a formação de pontas duplas e protege contra danos causados pelo calor e agentes externos, como poluição e raios UV.

Finalizando a linha com 100ml de pura revitalização, a Água Termal Capilar é uma solução inovadora de ação multifuncional. Ela não só hidrata intensamente, mas também protege contra danos, promove brilho e maciez, e oferece proteção térmica até 240ºC. Sua fórmula única penetra profundamente nos fios, fortalecendo-os da raiz às pontas.

Cada produto da linha Elaya Renova é uma peça chave no seu arsenal de cuidados capilares, proporcionando não apenas beleza, mas também saúde e proteção contra os rigores do ambiente e a exposição solar. Experimente e sinta a ação restauradora da Elaya!

Conclusão

Os raios UV, embora invisíveis, têm um impacto profundo e muitas vezes subestimado sobre a saúde de nossos cabelos e couro cabeludo, causando desde o desbotamento da cor até o aumento do risco de câncer de pele. Contudo, assim como para a pele, a prevenção através da proteção solar é vital para manter a saúde dos fios e couro cabeludo.

Para contribuir nesse sentido, surge a inovadora linha Elaya Renova, uma poderosa defesa contra esses danos. Estes produtos não são meros cosméticos, mas sim um escudo protetor, enriquecido com ativos premiados e formulados para nutrir, revitalizar e proteger. Esta linha além de combater os efeitos adversos dos raios UV, também melhora a saúde geral do cabelo e couro cabeludo.

Portanto, enquanto desfrutamos dos dias ensolarados, não nos esqueçamos de cuidar do nosso cabelo e couro cabeludo com a mesma dedicação com que cuidamos da nossa pele. Armados com conhecimento e os produtos certos, podemos continuar a aproveitar a beleza do sol sem comprometer a saúde e a vitalidade de nossos cabelos. Afinal, proteger e nutrir nossas madeixas é mais do que uma rotina de beleza; é um ato de amor próprio e cuidado!

Referências

G1 BEM ESTAR. Entenda os efeitos e danos que o sol pode provocar na pele e no cabelo. 2014. Disponível em: https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/09/entenda-os-efeitos-e-danos-que-o-sol-pode-provocar-na-pele-e-no-cabelo.html. Acesso em: 06 dez. 2023.

SKIN CANCER FOUNDATION. Salve seu couro cabeludo dos danos causados ​​pelo sol!. 2023. Disponível em: https://www.skincancer.org/pt/blog/save-your-scalp-from-sun-damage/#:~:text=Com%20pouco%20ou%20nenhum%20cabelo,queratoses%20act%C3%ADnicas%20(ou%20AK).. Acesso em: 06 dez. 2023.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados