KOMBUCHA: O que é e quais os benefícios do elixir da vida

06 / 09 / 2021
Saúde & Nutrição
Por Dermapelle
dois potes de kombucha sobre a mesa.

Afinal, o que é kombucha que tanto ouvimos falar? Simplificando, o kombuchá é um chá fermentado. Mas é interessante saber que cada pessoa usufrui desse alimento por diferentes motivos. Alguns bebem para obter uma boa saúde intestinal, enquanto outros simplesmente apreciam seu sabor complexo e natural.

Para acabar com todas as suas dúvidas sobre este elixir da vida, continue acompanhando o artigo. Neste post, você vai entender o que é kombucha, quais os seus benefícios para a sua saúde e como você pode tomá-lo. Confira!

O que é kombucha?

Kombucha é basicamente um chá fermentado. A combinação de leveduras e bactérias resulta em uma bebida levemente ácida, com um traço de álcool e uma pequena quantidade dos açúcares restantes. Rica em nutrientes e com potente ação antioxidante, é conhecida o elixir da vida.

É importante frisar que o kombucha não é uma bebida alcoólica. Aquele sabor característico do álcool é o que sobrou da fermentação das leveduras. Por isso, não se preocupe! Essa quantidade não é alta o bastante para vagar pela sua corrente sanguínea, ok?

Qual o sabor do kombucha?

O kombucha tem sabor adocicado, ácido, um tanto gasoso e bastante aromático. Algumas pessoas o comparam a uma cidra suave. No entanto, a acidez varia conforme o tempo de fermentação do kombucha.

Para complementar a acidez natural, a Dermapelle criou saborosas exclusividades: kombucha com pêssego e kombucha com erva-doce. Tais bebidas seguem a receita milenar de fermentação a base do chá preto e hibisco.

Quais os benefícios do kombucha?

O consumo regular do kombucha traz benefícios incríveis para o bom funcionamento do nosso organismo, além de ser uma bebida fermentada, super refrescante, que ajuda a fornecer energia para o corpo. Abaixo reunimos seus inúmeros benefícios!

Ajuda a acelerar o metabolismo

Embora o kombucha não seja uma bebida milagrosa para emagrecer, ele ajuda a acelerar o metabolismo. O segredo para isso vem da epigalocatequina-3-galato (EGCG), encontrada em alguns tipos de chá verde de alguns tipos de kombucha. Este composto é uma catequina da qual tem o potencial de aumentar as taxas metabólicas em adultos.

Alivia problemas gastrointestinais

Como uma fonte potencial de probióticos, um dos grandes benefícios do kombucha para a saúde é sua capacidade de equilibrar as bactérias boas no intestino e aliviar problemas gastrointestinais. Dessa forma, a bebida pode melhorar a síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias do intestino, inchaço e constipação.

Reduz o processo inflamatório

A inflamação está envolvida em quase todas as condições de saúde, como doenças cardíacas, diabetes, artrite, alergias e doenças no trato respiratório. Claro, o kombucha não deve ser usado como único tratamento para qualquer doença crônica, mas a bebida fermentada pode complementar uma dieta saudável e um regime de medicação. Até porque, o kombucha contém polifenóis, que são antioxidantes dos quais podem diminuir a inflamação no corpo.

Ajuda a prevenir o câncer

O kombucha também pode ajudar na prevenção de certos tipos de câncer. Por suas propriedades antioxidantes, contribui para livrar o corpo dos radicais livres e outras substâncias nocivas que promovem o crescimento de células cancerosas. Os compostos do kombucha que podem ajudar a inibir o crescimento do câncer são polifenóis, ácido glucônico, ácido láctico e vitamina C.

Fortalece o sistema imunológico

Levando em conta os benefícios para a saúde intestinal, o kombucha é uma ótima alternativa para aumentar o sistema imunológico. Caso você não saiba, o sistema digestivo e o imune estão intimamente ligados. Afinal, mais de 70% do nosso sistema imunológico está no intestino. Portanto, essa bebida fermentada é a chave para uma imunidade mais forte.

Contribui com o tratamento da depressão

Os sintomas da depressão variam de pessoa para pessoa, mas podem incluir a sensação de tristeza, insônia, falta de concentração e baixa energia. Apesar disso, o kombucha pode fornecer algum alívio, ajudando a melhorar seu humor ao aumentar a produção de serotonina, também conhecido como o hormônio do bem-estar.

Os probióticos em geral auxiliam no alívio da depressão e ansiedade, pois 95% da serotonina é produzida no seu intestino, não no seu cérebro. Portanto, a saúde intestinal também é importante para a saúde mental e regulação do humor.

Melhora a saúde cardiovascular

O kombucha é um aliado na prevenção de doenças cardiovasculares, pois auxilia na redução das taxas de glicose no sangue, no controle do colesterol e aumento do HDL, conhecido como “colesterol bom”. Vale destacar que as doenças cardiovasculares aumentam os riscos de derrame ou ataque cardíaco.

Por isso, além de incorporar o kombucha no seu dia a dia, algumas mudanças no estilo de vida também são necessárias para melhorar essa situação, como se alimentar com uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

Auxilia na redução de açúcar no sangue

Beber kombucha também pode beneficiar aqueles que são resistentes à insulina ou têm diabetes. O chá pode inibir a α-amilase, uma proteína do pâncreas responsável por níveis mais elevados de glicose após as refeições, melhorando também a função hepática e renal.

Claro, esta bebida não deve ser usada como único tratamento, mas pode complementar o tratamento juntamente com acompanhamento profissional.

Ajuda a manter um peso saudável

O kombucha pode ser uma alternativa, se você gosta de refrigerantes ou sucos, mas deseja uma bebida com menos calorias e menos açúcar para manter o peso. Isso porque o açúcar é rico em calorias vazias e, quando consumido em excesso, você pode ingerir mais calorias do que pode queimar, resultando no ganho de peso.

Entretanto, lembre-se, o kombucha não é isento de açúcar. Embora a maior parte do açúcar seja fermentado, uma parcela bem pequena permanece no produto final. Mesmo assim, sua quantidade é mínima se comparada com outras bebidas que consumimos durante as refeições.

Se você gostou deste artigo sobre os poderes do kombucha, então siga as nossas páginas nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, no Instagram e no Youtube!