DERMATITE E DERMATOSE: Sintomas, principais tipos e tratamento

16 / 02 / 2022
Cuidados com a pele
Por Dermapelle

Sabe aquela alergia, vermelhidão ou coceira na pele? Pode ser dermatite ou dermatose. Porém, elas não são a mesma coisa, por isso vamos explicar nesse post tudo o que você precisa saber sobre os sintomas de dermatite e dermatose, causas e também os melhores tratamentos!

DERMATITE OU DERMATOSE?

As doenças de pele são muito comuns, e se não forem tratadas da forma correta, podem trazer sérios prejuízos para a sua saúde. Dermatite e dermatose são as mais comuns, e vamos te ajudar a entender a diferença entre elas. Será que o seu problema é dermatite ou dermatose? 

O QUE É DERMATITE?

A dermatite nada mais é do que uma inflamação na pele, uma reação alérgica em nosso organismo. Os sintomas da dermatite podem ser descamação, bolhas, coceiras e vermelhidão. 

Dermatite – Sintomas e Causas

As causas da dermatite são variadas, podendo ser uma reação alérgica após o contato com produtos de limpeza ou cosméticos, fatores genéticos, alergia a tecidos sintéticos, banhos quentes, entre outros. Além disso, todos esses sintomas correspondem a um tipo de dermatite específico. Confira quais são eles!

Tipos de Dermatite

Dermatite de Contato: Ocorre pela ação de agentes externos, como citamos anteriormente: reações alérgicas de tecidos, produtos de limpeza, cosméticos e afins. É mais comum se manifestar nas mãos e na face. 

Dermatite Seborreica: é uma doença crônica que geralmente aparece em bebês e jovens adultos, em sua maioria homens. É um tipo de alergia que normalmente se manifesta próximo ao couro cabeludo e rosto, são manchas vermelhas e amareladas, além da descamação. 

Dermatite Atópica: é uma reação que deixa a pele seca, com erupções e coceira, que costuma aparecer atrás dos joelhos e dobras dos braços. Ela acontece por fatores genéticos e também como uma reação do nosso organismo a fatores externos como poeira e fumaça, ou ainda uma falha imunológica. 

Dermatite Herpetiforme: está diretamente associada à intolerância ao glúten. Ocasiona o surgimento de bolhas, coceira e também uma sensação de queimação. Se o paciente mantiver uma dieta que inclua a ingestão de alimentos com glúten, o tratamento não será eficaz.

Dermatite Ocre: exclusivamente causada pelo acúmulo de sangue em algumas áreas do corpo, como pernas e tornozelos. Criam-se manchas amarronzadas ou um pouco arroxeadas. 

São muitas as causas e os tipos de dermatite, mas o importante é que além de não ser transmissível, a dermatite tem tratamento, e a Dermapelle conta com uma série de produtos que podem te ajudar a tratar a dermatite e a prevenir também. Confira os melhores produtos para tratamento da dermatite. 

Dermatite – Tratamento

A dermatite pode ser controlada, se você conduzir o melhor tratamento para este problema. E para saber o tipo de tratamento que você precisa, por exemplo, com alguma pomada para dermatite, ativos orais ou ainda injeções, é indispensável consultar um Dermatologista ou ainda pedir orientações para um Farmacêutico. 

Porém, para evitar que o caso se agrave, a Dermapelle conta com uma série de produtos para tratar a dermatite que temos certeza que você vai adorar: 

O shampoo com Octopirox é indicado para tratamento da Dermatite Seborreica. Contém ação anti-séptica que também ajuda a combater a caspa.

Já o Shampoo Cetaconazol evita a descamação do couro cabeludo, é indicado para a Dermatite Seborreica e também para o tratamento de caspa e pitiríase versicolor. 

O creme anti-inflamatório Clobetasol 0,05% é ideal para o tratamento da dermatite atópica. Você deve aplicar ele no local afetado, de uma a duas vezes no dia, ou conforme orientação médica. 

O QUE É DERMATOSE?

A dermatose é o nome dado ao conjunto das doenças de pele que não possuem sinais de inflamação, diferente da dermatite. Os principais sintomas da dermatose são a coceira, bolhas e escamação na pele, que comumente aparecem na psoríase, no eczema, na acne e na urticária’.

Para entender melhor a diferença entre dermatose e dermatite, vamos apresentar detalhes sobre os principais tipos de dermatose.

Tipos de Dermatose

Dermatose Ocupacional: causada diretamente por agentes externos que  o paciente utiliza em seu meio de trabalho ou reações que são causadas por radiação, vibração, calor, frio, etc. 

Dermatose Papulosa Nigra: é o aparecimento de pequenas manchas de cor marrom ou pretas. Geralmente essas manchas aparecem no rosto ou no pescoço, e qualquer pessoa pode ter, porém, são mais comuns em pessoas negras.

Dermatose Bolhosa: formação de bolhas superficiais na pele que se rompem com facilidade, deixando uma fina escama. 

Dermatose Palmoplantar Juvenil: alergia muito comum que surge nas plantas dos pés, especialmente nos calcanhares. É caracterizada por vermelhidão e produção de queratina em excesso. 

Dermatose Cinzenta: Doença de causa desconhecida e sem eficácia comprovada na cura, caracterizada por manchas acinzentadas na pele, por vezes, com coceiras, mas sem sintomas prévios. As manchas aparecem subitamente e podem tornar-se permanentes na pele.

Dermatose – Tratamento

Como a dermatose engloba uma variedade de doenças, a indicação de produtos específicos deve ser receitada por especialistas. Desta forma, o tratamento poderá ser feito com o uso de pomada para dermatose ou ainda remédio para dermatose.

A questão é que, em alguns casos, a dermatose não tem cura, mas a maioria deles tem tratamento e você encontra diversos produtos aqui na Dermapelle. E o melhor é que você pode solicitar a manipulação do seu produto preenchendo um formulário em nosso site! 

Dermatose – Sintomas e Causas

Os principais sintomas de dermatose são o aparecimento de manchas marrons ou pretas na pele, rachaduras, bolhas, vermelhidão e coceira. As causas variam de acordo com o tipo de dermatose que citamos anteriormente. O importante é que existem tratamentos para essas disfunções, além é claro, da prevenção e é dela que vamos falar agora! 

COMO PREVENIR DERMATITE E DERMATOSE

Para evitar um longo tratamento contra qualquer tipo de dermatite ou dermatose, o ideal é prevenir diariamente com cuidados básicos. Listamos itens que vão te ajudar a seguir uma rotina completa para evitar esse problema:

  1. Beba muita água, pois além de colaborar com a saúde física no geral, ela tem um papel muito importante na saúde da nossa pele;
  2. Hidrate a pele do corpo e do rosto diariamente, e você sabe que na Dermapelle temos as melhores opções para o corpo e rosto;
  3. Evite banhos muito quentes;
  4. Sempre que tiver contato com alguma substância que possa causar alergia, lave as mãos em seguida.

E claro, para saber exatamente o que a sua pele precisa, para ter uma rotina de skincare personalizada, conte com a Dermapelle para manter a saúde da sua pele sempre em dia! 

Escrito por Larissa Essi