REVOLUÇÃO DA SAÚDE: A era da medicina personalizada com a união entre testes genéticos e a manipulação especializada

28 / 06 / 2023
Beleza, Cabelo & Corpo, Cuidados com a pele, Emagrecimento, Estilo de Vida, Saúde & Bem-estar, Saúde & Nutrição
Por Marina Giuliani da Costa

Sabe aquela frase “Você não é todo mundo?” típica de toda mãe? Então, ela carrega uma profunda verdade. Falar que somos únicos ou que ninguém é igual a nós pode soar egocêntrico, mas é a mais pura verdade. Notavelmente, percebemos isso nas diferenças de características físicas, mas saiba que essa distinção é muito mais profunda. 

Graças à ciência, sabemos que todo ser humano possui aproximadamente 99,9% de DNA idêntico, mas que as pequenas variações que existem no 0,1% restante são responsáveis pela diversidade genética e pelas características únicas de cada indivíduo.

Mas afinal, como essas variações interferem na vida de uma pessoa? E como podemos usar desse conhecimento em benefício próprio?

O segredo dos testes genéticos

Para entendermos como as variações de DNA influenciam a vida de alguém, precisamos primeiro compreender melhor a genética.

A genética é a área da ciência que estuda os genes e como eles são transmitidos de geração em geração. Os genes estão localizados no DNA e são como “instruções” que carregamos dentro de nossas células e que determinam características como a cor dos olhos, a altura, a cor do cabelo e muitas outras coisas que herdamos de nossos antepassados. 

Além da herança genética, fatores ambientais também podem influenciar a forma como os genes se expressam. Por exemplo, a alimentação, o estilo de vida, a exposição à radiação solar e até mesmo o estresse podem afetar a maneira como nossos genes funcionam.

Para estudar a genética, cientistas utilizam uma técnica chamada sequenciamento do DNA, que é traduzir e ler o “código” contido nos nossos genes. Isso permite que eles identifiquem variações nos genes que podem estar associadas a certas características ou predisposições. Essas variações podem ajudar a prever a suscetibilidade ao desenvolvimento de certas doenças e a resposta de um indivíduo a certos alimentos, suplementações e medicamentos.

Com o sequenciamento do DNA, é possível descobrir por exemplo a alimentação e a suplementação mais adequada para a sua saúde, bem como o tipo de exercício físico mais indicado para o seu corpo. Com isso, garantimos promoção da saúde geral, prevenção de doenças, retardação do envelhecimento e o bem-estar físico e mental.

Pensando nisso, os testes genéticos nos ajudam a alinhar como os nutrientes, os fatores genéticos e o ambiente interagem para criar estratégias personalizadas eficazes na prevenção e no gerenciamento da saúde. E com isso apresentamos uma novidade Dermapelle. Oferecemos em parceria com a Fagron, empresa especializada em medicina personalizada, três tipos de testes: TeloTest, NutriGen e TrichoTest.

Que tal saber mais sobre esses testes e quem sabe começar a pensar em solicitá-los a um profissional de saúde?

TeloTest: Envelhecimento saudável

O TeloTest busca identificar a sua idade biológica e recomendar mudanças no estilo de vida e nutrição para retardar o efeito do envelhecimento.

Neste teste, é usado um algoritmo qualitativo automatizado que calcula o comprimento dos telômeros. Estes encontram-se nas pontas dos cromossomos, protegendo-os de degradação, perda de informações genéticas, e até mesmo da ocorrência de doenças e infecções. 

Os telômeros diminuem de tamanho ao longo do processo de envelhecimento, mas a velocidade com que isso acontece varia de pessoa para pessoa. Conhecer o estado dos telômeros e conseguir acompanhar o seu encurtamento fornece informações valiosas para o processo de antienvelhecimento.

Com o comprimento dos telômeros, é possível detectar a idade biológica estimada das células do paciente, os ativos e/ou compostos mais benéficos para reduzir a taxa de envelhecimento e recomendações gerais de estilo de vida que podem apoiar a interrupção do encurtamento dos telômeros.

Este teste proporciona a possibilidade de um tratamento e fórmulas personalizados que potencializam o retardamento do envelhecimento.

NutriGen: Emagrecimento eficaz

O NutriGen fornece informações genéticas para a personalização de uma dieta ideal e a melhoria do estilo de vida, com o intuito de potencializar o processo de perda de peso.

Além da coleta do material genético, o NutriGen também consiste na aplicação de um questionário a respeito de informações como idade, peso, altura, IMC, medicação em uso, patologias, intolerância, alergia e estresse fisiológico e emocional. 

Ao combinar os resultados genéticos com as informações sobre saúde e hábitos, o teste é capaz de determinar a dieta mais adequada ao perfil genético do indivíduo, criando um plano alimentar personalizado que inclui uma variedade de alimentos. Esses alimentos abrangem vegetais, leguminosas, frutas, cereais, peixes, carnes, mariscos, ovos, laticínios, óleos e gorduras, tubérculos, molhos e condimentos, açúcares, lanches, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas e seus derivados.

O relatório do NutriGen apresenta uma visão geral sobre o perfil nutrigenômico, incluindo a análise genética, intolerâncias, dieta ideal, risco de deficiência de vitaminas e recomendação de suplementos. Com isso, é possível elaborar um plano de dieta personalizado e identificar como melhorar a alimentação, evitando determinados alimentos e aumentando o consumo de outros.

Este teste é ideal para aqueles que possuem dificuldade em emagrecer e já buscaram diversas alternativas, mas não uma realmente efetiva. NutriGen oferece a possibilidade de um plano de perda de peso personalizado especialmente para você.

TrichoTest: Antiqueda capilar

O TrichoTest oferece recomendações de tratamento personalizadas para indivíduos que apresentam problemas relacionados ao couro cabeludo e cabelo, como alopecia androgenética, alopecia areata e eflúvio telógeno. 

Através da avaliação dos fatores genéticos e do histórico do paciente, que inclui informações sobre medicação, condições de saúde, estado emocional, atividade física, hábitos e antecedentes familiares, é possível obter as informações essenciais para desenvolver um tratamento completamente personalizado.

Com as informações genéticas, o histórico relevante do paciente e as considerações sobre contraindicações, o teste seleciona os veículos, os princípios ativos farmacêuticos e as formas de aplicação mais apropriados, incluindo opções tópicas, orais e mesoterapia.

O TrichoTest é a resposta para aqueles que sofrem com a queda capilar e já cansaram de utilizar produtos que não entregam aquilo que prometem. Com este teste, você irá descobrir o tratamento ideal para você.

O papel das farmácias de manipulação nos testes genéticos

Nesse processo, as farmácias de manipulação são as grandes responsáveis por ofertar os fármacos personalizados e auxiliar na construção dos tratamentos individualizados que intensificam a sua eficácia.

Ao contrário das farmácias convencionais, que dispõem de medicamentos padronizados produzidos em larga escala, as farmácias de manipulação têm a capacidade de personalizar as formulações farmacêuticas de acordo com as necessidades específicas de cada paciente. Isso permite que os medicamentos sejam adaptados levando em consideração fatores como a dosagem, a forma de administração, a combinação de ingredientes ativos e até mesmo a exclusão de componentes aos quais o paciente possa ser alérgico.

Além disso, as farmácias de manipulação podem fornecer os seus produtos em diversos veículos, como cápsulas, xaropes, géis, loções, entre outras apresentações, que facilitam a administração e melhoram a adesão ao tratamento.

As farmácias de manipulação conseguem adaptar os fármacos de acordo com as necessidades individuais, levando em consideração fatores genéticos, preferências do paciente e características específicas da doença. Essa personalização é especialmente relevante para os testes genéticos, cujo os tratamentos necessitam de adaptações para atender às características individuais de cada paciente. Isso pode resultar em um tratamento mais eficaz, melhor aderência do paciente e melhores resultados de saúde.

Conclusão

Os testes genéticos estão revolucionando a forma como abordamos a saúde. Com a capacidade de analisar as variações no DNA de cada indivíduo, esses testes possibilitam a construção de tratamentos eficazes e direcionados. E é aqui que entram as farmácias de manipulação, desempenhando um papel fundamental na personalização dos fármacos e na maximização dos resultados.

Imagine poder contar com medicamentos feitos sob medida, considerando suas características genéticas, preferências e necessidades específicas. As farmácias de manipulação têm essa capacidade, oferecendo formulações farmacêuticas adaptadas para cada paciente. Com dosagens personalizadas, veículos de administração adequados e exclusão de componentes alergênicos, essas farmácias garantem que o tratamento seja personalizado, eficiente e seguro.

Se você está em busca de um tratamento personalizado que intensifique a eficácia e atenda às suas necessidades únicas, os testes genéticos e as farmácias de manipulação são a combinação perfeita. Aproveite os avanços da ciência e da tecnologia para cuidar da sua saúde de forma personalizada e alcançar resultados surpreendentes.

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados