GUIA DEFINITIVO DE SKINCARE: Como montar a rotina perfeita em 2021

06 / 09 / 2021
Cuidados com a pele
Por Dermapelle
Mulher com toalha no espelho fazendo skincare.

Que ano foi 2020, não é mesmo? Foi um período em que muitas de nós encontramos novas maneiras de nos ocupar durante a pandemia. Em momentos de incertezas, também fizemos algumas alterações nos nossos hábitos de autocuidado, como as rotinas de skincare.

À medida que nossas casas se tornaram nosso mundo, em vez de agendar consultas para tratamentos faciais, transformamos nosso refúgio em um verdadeiro spa. Dessa forma, o autocuidado se tornou mais importante do que nunca.

Agora que 2020 chegou ao fim, o que esperar da sua rotina de skincare para 2021? Confira algumas dicas incríveis que reunimos para você neste guia e mantenha seu autocuidado com responsabilidade. Acompanhe!

1. Tipos de pele

Você sabia que cada tipo de pele reage de maneira diferente a cada produto de skincare? Itens feitos para todos os tipos podem não ser a melhor aposta para a sua cútis. É por isso que conhecer o seu tipo de pele é extremamente essencial para uma rotina mais saudável.

Pele normal

A pele normal também é chamada de eudérmica, isso porque esse tipo de pele, não é nem muito seca, nem muito oleosa, com níveis de pH e produção de sebo bem equilibrados. Geralmente, sua textura é mais lisa, com poros finos e sem áreas de hiperpigmentação. O sonho de qualquer pessoa.

No entanto, a dádiva de ter uma pele normal não significa que se empanturrar de carboidratos e chocolates todos os dias, sem equilíbrio, seja adequado. Esse tipo de pele também exige determinados cuidados diários para mantê-la saudável e hidratada.

Beber pelo menos dois litros de água ao longo do dia é essencial. Sem esse hábito na sua rotina, a pele pode ficar escamosa e até mesmo levar ao excesso de produção de sebo. O uso do protetor solar também é fundamental para a manutenção geral da saúde da tez, impedindo o surgimento de hiperpigmentação, ressecamento e rugas. Nesse caso, produtos à base de óleo são ótimos para fechar os poros.

Além das regras básicas de remover a maquiagem e usar hidratante todos os dias, lavar o rosto é extremamente importante para manter uma tez saudável. Mesmo que não tenha usado nenhuma maquiagem, bactérias e outras impurezas do dia a dia podem obstruir os poros durante o sono. Você não quer isso, não é verdade?

Pele oleosa

A pele oleosa tem seus poros mais dilatados, aumentando a produção de sebo. Esse tipo de pele pode ser causado devido aos desequilíbrios hormonais, principalmente no período da puberdade ou durante a gravidez.

O clima também pode contribuir, ou seja, se você mora em um local úmido ou quente é provável que resulte em uma pele oleosa. Outro fator interessante a ser considerado, é se seus familiares mais próximos têm esse tipo de pele. Se sim, a probabilidade de você também ter é grande.

Outro fator que colabora com a alta produção de sebo é o uso excessivo de esfoliantes. Às vezes, você pode pensar que está ajudando sua pele a ficar mais brilhante, quando na verdade está apenas estimulando a produção de sebo. Além disso, utilizar em sua rotina de skincare produtos agressivos, ou não adequados para sua condição, ajudam na formação da pele oleosa.

Para isso, é importante beber água suficiente para manter sua pele úmida e hidratar-se regularmente. Lavar o rosto com sabonete facial ao acordar e antes de dormir é excelente para desobstruir os poros. Mas cuidado para não lavar demais, a lavagem excessiva remove a oleosidade necessária, o que resulta em uma pele mais sensível.

Pele seca

A falta de umidade pode resultar em uma pele com aparência escamosa e áspera. Prazer, essa é a pele seca. Esse tipo de pele também pode ter a textura irregular, causar coceira e tensão superficial.

A principal causa da pele seca é a genética e as temporadas de inverno, em que a falta de umidade impede a produção regular de oleosidade. Banhos muito quentes e longos também ajudam nesse ressecamento. Fora isso, conforme envelhecemos, é natural que a pele se torne mais seca.

Além de beber muita água, há algumas outras dicas básicas para manter a sua pele saudável e radiante, como hidratá-la com frequência, não gastar tanto tempo no chuveiro e secá-la com leves batidas, em vez de esfregar a toalha no rosto ou pelo corpo. Usar um umidificador de ambientes para reter a umidade natural da pele é excelente também, viu?

Pele mista

Esse é um dos tipos de pele mais comuns. Portanto, se você tem a zona T e as bochechas oleosas, você faz parte desse grupo. Além da genética, alguns produtos de skincare muito agressivos podem causar uma mudança no tipo de pele, contribuindo para a produção excessiva de oleosidade na zona T, por exemplo.

Uma dica fundamental para os cuidados com a pele mista é usar produtos de limpeza facial suave. Afinal, os poros da zona T são maiores que o restante do rosto, o que faz com que produtos ásperos possam obstruí-los. A esfoliação deve ser feita uma vez na semana, esfregando suavemente na zona T, para não danificar sua pele.

Pele sensível

Pele com textura irregular, oleosa no verão e seca no inverno? Essa é a pele sensível, e é bem simples de identificar. Esse tipo de pele reage facilmente a determinados cosméticos, costuma ficar vermelha após um banho com água quente, coça bastante ao vestir roupas mais apertadas e pode ficar avermelhada ao comer alimentos picantes.

Na rotina de cuidados com a pele, se você tem pele sensível, pode ser alérgico a algum ingrediente específico, mas pode ser capaz de se adaptar a outros elementos que não contêm tal componente. Por essa razão, é indispensável testar qualquer produto na sua mão antes de adquiri-lo. Aguarde 24 horas para evitar reações mais agressivas em áreas maiores do corpo. Se não houver nenhuma reação nesse período, vá em frente e aplique no seu rosto ou corpo.

Caso você tenha esse tipo de pele, é importante não exagerar na rotina de cuidados. Aposte nas etapas de limpeza com sabonete suave, hidratante e protetor solar. E não acredite cegamente em produtos “hipoalergênicos”, isso porque, ainda podem não ser adequados para você.

2. Passos básicos baseados na rotina coreana

A rotina de skincare coreana tem se mostrado incrível. Com uma tecnologia inovadora que aproveita as tradições antigas, demonstra resultados impressionantes. Venha conferir porque essas etapas de cuidados com a pele são tão maravilhosas.

Embora pareça um pouco extenso em comparação a rotinas normais de cuidados com a pele, grande parte das mulheres coreanas realizam seus rituais de skincare de 8 a 10 passos todos os dias para ajudar a manter sua pele com uma aparência saudável e radiante.

Convenhamos, todo esse esforço não passa despercebido. Até porque, essas mulheres se orgulham de ter uma das melhores peles do mundo. Veja o que preparamos sobre a skincare coreana para o dia e noite.

Skincare coreana para o dia

  • Etapa 1: Lave seu rosto com água. A primeira coisa que deve ser feita ao acordar é limpar a pele com água, sem usar limpadores. A água remove as poucas impurezas que ficam acumuladas no rosto durante a noite e ainda mantém a pele hidratada;
  • Etapa 2: Tônico. Para equilibrar os níveis de pH da pele, é importante aplicar um bom tônico. Caso contrário, a pele pode ficar ressecada e desidratada. Inclusive, o tônico ajuda a absorver os próximos produtos aplicados;
  • Etapa 3: Essence. Essence é o coração da rotina skincare coreana. Ela é um misto de tônico e sérum, funcionando perfeitamente para hidratar a tez e auxiliando na renovação celular para uma aparência jovem;
  • Etapa 4: Ampola. Semelhante aos séruns, as ampolas contêm um número ainda maior de ingredientes ativos para tratar questões específicas de cuidados com a pele. São usados por um período finito, como um reforço quando sua pele precisa de uma ajuda extra;
  • Etapa 5: Sérum. Os séruns são fórmulas concentradas com alta quantidade de ingredientes ativos. Isso porque são direcionados para problemas específicos da pele, como rugas, hiperpigmentação e desidratação;
  • Etapa 6: Creme para os olhos. Aplique um creme leve para os olhos, fazendo movimentos suaves do canto interno para o externo. Nessa área a pele é mais fina, pois não há glândulas sebáceas para produzir óleos naturais. Portanto, é importante mantê-la hidratada e protegida durante o dia;
  • Etapa 7: Hidratante. Em seguida, aplique uma leve camada de um hidratante calmante em toda a pele. Isso resulta em uma hidratação de longa duração ao longo do dia;
  • Etapa 8: Protetor solar. A aplicação do protetor solar não deve ser feita apenas quando você for sair ao sol. Proteger a pele diariamente dos raios ultravioletas evitará o desenvolvimento de pontos de hiperpigmentação, rugas e linhas finas.

Skincare coreana para a noite

  • Etapa 1: Limpeza à base de óleo. Escolha um produto à base de óleo para começar, pois isso funcionará para remover melhor a maquiagem e as impurezas da pele;
  • Etapa 2: Limpeza dupla. Após limpar com um produto à base de óleo, use um elemento à base d’água para remover suavemente os resíduos de oleosidade e as impurezas do dia;
  • Etapa 3: Esfoliante. Uma ou duas vezes por semana, dependendo do seu tipo de pele, aplique um esfoliante para remover as células mortas da pele, pois podem deixá-la sem brilho, bloqueando a absorção dos próximos produtos que ajudam a tratar e hidratar a pele;
  • Etapa 4: Tônico. Da mesma forma que o processo realizado pela manhã, aplique o tônico para equilibrar os níveis de pH da pele;
  • Etapa 5: Essence. Aplique sua Essence para uma pré-hidratação mais eficiente, permitindo que sua pele absorva mais umidade;
  • Etapa 6: Ampola. Ao aplicar a ampola à noite, sua pele conseguirá absorver toda a hidratação de que necessita após um longo dia de trabalho;
  • Etapa 7: Sérum. Em seguida, o sérum deve ser aplicado nas áreas específicas de interesse, bem como o processo realizado na parte da manhã;
  • Etapa 8: Sheet Mask. Um dos produtos favoritos de skincare coreana. Perfeita para todos os tipos de pele, qualquer pessoa pode se beneficiar com essas máscaras que proporcionam um tratamento profundamente hidratante e antienvelhecimento;
  • Etapa 9: Creme para os olhos. Assim que a pele absorver os ingredientes da máscara, aplique um creme para os olhos. Ele ajuda a proteger e hidratar a área delicada dos olhos;
  • Etapa 10: Hidratante. Por último, selecione um hidratante noturno para selar sua rotina e manter a pele hidratada. Essa etapa permite que você acorde no dia seguinte com uma tez renovada e jovem.

3. Rotina rápida para os dias de preguiça

Às vezes, seguir religiosamente as 18 etapas de skincare coreana pode parecer um pouco trabalhoso. Se você é do tipo que ama ver a penteadeira das suas amigas repleta de produtos, mas muitas vezes se esquece de tirar a maquiagem para dormir, essas dicas são para você!

Sua rotina de cuidados com a pele não precisa ser tediosa. No entanto, devido a uma série de produtos multifuncionais, você pode ter uma pele linda em pouco tempo. Por isso, reunimos algumas etapas básicas:

Lave o rosto

Isso pode até parecer uma recomendação óbvia, mas uma pele bonita começa com um bom produto de limpeza suave. Se você tem a pele seca, invista em fórmulas que não produzem espuma; para peles oleosas, um sabonete suave é essencial; e a pele mista pode experimentar opções à base de óleo.

Água micelar

A água micelar tem como princípio ativo as micelas, um composto feito à base de cristal líquido. Esses ativos se ligam às sujeiras da sua pele, proporcionando uma sensação de limpeza mais profunda. Isso auxilia naqueles dias em que você está usando uma maquiagem que não sai apenas com a primeira etapa do skincare.

Hidratante com FPS

Usar produtos multifuncionais é uma excelente forma de otimizar tempo. Por isso, uma fórmula que hidrata e protege contra os raios ultravioleta é uma boa aposta, afinal, sua pele exige mais cuidados para manter-se hidratada e saudável. Não pular essa etapa é uma forma de garantir uma tez iluminada e jovem por mais tempo. No entanto, se você tem o dia a dia corrido ou bateu aquela preguiça, um creme hidratante com proteção solar é fundamental para a sua rotina skincare.

4. Renovar e adaptar a rotina com o tempo  

Ao adicionar ampolas ou séruns para atenuar problemas específicos na pele, como linhas finas, rugas, hiperpigmentação, entre outros cuidados, as mudanças não surgem do dia para a noite. Dessa forma, uma única aplicação de creme antienvelhecimento não fará com que você acorde dez anos mais jovem.

Se você seguir uma rotina, é possível atingir seus objetivos de cuidados com a pele. Em geral, a melhora começa a aparecer em um mês de uso, isso porque leva aproximadamente 30 dias para a camada superior da pele se renovar.

Mas é essencial que você siga uma nova rotina por pelo menos três meses para avaliar a eficácia do produto, especialmente quando se trata de cuidados nas áreas com linhas finas ou hiperpigmentação. Esse período fornece pelo menos três ciclos de renovação da epiderme, sendo suficientes para observar possíveis efeitos na derme, a segunda camada da pele.

Uma vez que os produtos adquiridos levam semanas para oferecerem benefícios perceptíveis, é importante ter expectativas realistas com relação aos cuidados para a pele. A paciência deve ser sua aliada durante essa jornada, o que vale muito a pena no final!

5. Benefícios emocionais da rotina de skincare 

Os benefícios de ter uma rotina de cuidados com a pele vão além de apenas acordar com a tez macia, aperfeiçoar seu ritual de skincare também pode ter um impacto positivo na sua saúde mental. Se você adora rotinas super elaboradas ou prefere manter esse momento o mais simples possível, eis alguns benefícios dos cuidados com a pele na sua vida.

Aumenta sua autoestima

Da mesma forma que um novo corte de cabelo pode aumentar sua confiança, sua rotina de skincare também afeta a maneira como você se vê. Uma pele saudável é excelente para a sua autoestima e, quando está ressecada e sem brilho, pode facilmente ter o efeito contrário. Então, considere as dicas que oferecemos anteriormente, diga adeus aos problemas de pele e olá para a sua nova autoconfiança!

É um tempo de pausa

A rotina de cuidados com a pele é o momento perfeito para desacelerar e focar no presente. Toda essa pressão para se manter atualizada e produtiva pode ser exaustiva, portanto, mesmo que seu ritual dure apenas dois minutos, reserve esse tempo para parar e pensar somente em você!

É reconfortante

É bem confortável ter pequenas rotinas que podem ser usadas para estruturar seu dia. Você sabia que pessoas que têm rotinas diárias tendem a considerar suas vidas mais significativas? Esses sentimentos de coerência e segurança nos dão uma sensação de controle, por isso, se estiver passando por um momento de estresse, uma rotina de skincare pode ser a coisa certa para mantê-la mais tranquila.

Reduz o estresse

Uma rotina de cuidados com a pele pode ser uma boa maneira de inserir um pouco de relaxamento em um dia agitado. É como uma meditação para prepará-la para um dia mais positivo, afinal, sua saúde mental pode afetar diferentes aspectos da vida. Enquanto exercícios físicos regulares estimulam seu corpo e fazem o sangue fluir, o skincare te acalma e permite que você se livre de qualquer preocupação.

Embora ter uma rotina de skincare possa melhorar muito sua saúde mental, é importante observar que essa não é a solução definitiva para todos os seus problemas. Pense nisso como um passo na direção certa. Reservar um tempo para limpar e hidratar o rosto é um sinal de que você se ama, e esses pequenos atos podem ajudar quando se trata de melhorar sua vida emocional.

6. Skincare também inclui o corpo! 

Descobrir o ritual perfeito para os cuidados com a pele do rosto é renovador, mas essa não deve ser a única rotina que você deve considerar. Embora a pele do rosto seja uma prioridade, os cuidados com a pele do corpo também são essenciais.

Assim como você aplica sabonetes faciais, esfoliantes e hidratantes no rosto, é fundamental fazer o mesmo pelo seu corpo. Portanto, se você está acostumada a se lavar com sabonete e ocasionalmente passar uma camada de hidratante, é hora de criar uma rotina de cuidados com a pele do corpo. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda!

Limpeza

Como qualquer ritual de skincare, o primeiro passo é sempre limpar a pele. Para isso, use um sabonete específico para o corpo. Você pode optar por um sabonete líquido suave que não irrite ou resseque sua pele. Ensaboe com o auxílio de uma bucha ou vá com as mãos mesmo, certificando-se de se enxaguar bem para continuar com os próximos passos.

Esfoliação

Se você chegou até aqui, já entende que a esfoliação para o rosto deve ser feita de maneira suave para não danificar a camada superior da sua pele, não é mesmo? Mas essa regra não entra quando se trata da pele do corpo. Ela é mais resistente, por isso, você pode aplicar esfoliantes para o corpo duas ou três vezes na semana na sua rotina de banho. Massageie suavemente, concentrando-se nos cotovelos, joelhos e calcanhares, que são áreas mais propensas a terem pele áspera.

Hidratação

Depois de limpar e esfoliar a pele do corpo, enquanto a sua pele ainda estiver úmida, você deve hidratar-se. Aplique pequenas quantidades, do pescoço aos dedos dos pés, deixando o produto absorver antes de vestir a roupa.

Lembre-se de sempre aplicar o protetor solar principalmente nas áreas que ficarão expostas ao sol, reaplicando ao longo do dia. E se quiser aquele bronze no verão, prefira um bronzeador com fator de proteção solar para conquistar uma pele dourada e brilhante, sem ficar desprotegida.Neste post, você pôde conhecer os variados tipos de pele, dicas para a rotina de cuidados com a pele e compreender que o skincare também conta com os cuidados da pele do corpo. Agora que já compreende um pouco mais sobre o assunto, que tal começar a criar o seu ritual? Conheça nossa linha de Beleza e Cuidado Pessoal e monte seu kit de cuidados com a pele para que você construa momentos incríveis com você mesma!

©2021 • Dermapelle Farmácia de Manipulação LTDA • CNPJ 01.418.867/0001-24 | Farmacêutica Responsável: Marina Giuliani da Costa - CRF/RS: 12351 Rua do Acampamento,192, Centro - Santa Maria/RS • Todos os direitos reservados