Como clarear cicatriz antiga de 8 formas diferentes

05 / 09 / 2022
Cuidados com a pele
Por Dermapelle

À medida que o tempo passa, clarear e remover uma cicatriz pode ficar mais difícil. Geralmente, após 60 dias, elas já estão completamente cicatrizadas, com a pele assumindo algumas marcas e também mudando de tonalidade. Por isso, muitas pessoas ficam na dúvida de como clarear a cicatriz para que a pele volte a ter a tonalidade de antes.

A boa notícia é que existem técnicas e tratamentos capazes de melhorar o aspecto da região gradativamente, deixando a cicatriz mais discreta. Basicamente, amenizando a aparência da mesma.

Então, se você tem uma cicatriz deixada por uma cirurgia, corte ou qualquer outro tipo de lesão, confira 8 dicas neste conteúdo para tratar as cicatrizes na pele e com isso ter uma relação ainda melhor e mais saudável com seu corpo.

O que deixa cicatriz na pele?

As cicatrizes são causadas por lesões sofridas pelo tecido fibroso da pele. Elas podem acontecer por diversos motivos, seja por trauma ou por procedimentos cirúrgicos.

De forma resumida, as cicatrizes podem ser causadas por motivos como:

  • Acne tipo 4;
  • Cortes;
  • Queimaduras;
  • Marcas de vacina;
  • Tatuagens;
  • Ferimentos.

É possível que cada tipo de lesão provoque uma variada forma de cicatriz. Por exemplo, as tatuagens podem originar queloides. Já as queimaduras fazem aparecer as contraturas, que mudam drasticamente a aparência da pele e podem também prejudicar a elasticidade e resistência dela – impactando até a movimentação do indivíduo.

O que faz a cicatriz ficar escura?

A cicatriz fica escura devido à grande produção de fibras colágenas na região lesionada. O processo de produção, nesse caso, supera a taxa de degradação de fibras no local.

As pessoas negras podem ter maior propensão a esse tipo de cicatriz, por apresentarem mais concentração de melanina no organismo. Outro fator que pode escurecer a cicatriz é se expor frequentemente ao sol sem protetor solar.

O resultado é uma pele mais grossa e mais escura, em comparação com outras áreas do corpo. Mas o processo de cicatrização pode acontecer de várias formas. Por isso, existem vários tipos de cicatrizes, que podem requerer um tipo específico de tratamento.

Dessa forma, além do escurecimento da pele, acompanhe 8 dicas para tratar cicatrizes com diferentes características:

1. Com massagens terapêuticas

A massagem terapêutica pode ser feita por você mesma. Para isso, tenha em mãos um óleo de amêndoa ou um hidratante de alta consistência.

Aplique na pele pressionando a cicatriz com movimentos circulares para cima e para baixo e, depois, com movimentos laterais. A ideia aqui é soltar a cicatriz.

Por isso, quanto mais ela estiver colada na epiderme, mais tempo você vai precisar gastar na massagem. Uma dica é puxar a pele, fazendo um curto deslocamento da camada de pele que está acima da cicatriz.

2. Com cremes clareadores

A aplicação diária de cremes clareadores ajuda a amenizar cicatrizes de tonalidade mais escura, provocada por exposição indevida ao sol. Eles têm boa ação também para quem sofre com manchas na pele. Inclusive, temos um conteúdo especial sobre o assunto.

Encontre facilmente o produto ideal em uma de nossas lojas físicas ou on-line. Apenas tome o cuidado de passar apenas na cicatriz, evitando a parte da pele saudável, ok? Além disso, use e abuse do protetor solar todos os dias.

3. Cremes com corticóide

Os cremes com corticóide são receitados com o objetivo de evitar que a cicatriz fique muito alta. Eles são aplicados também para reduzir o tamanho daquelas que já atingiram uma considerável proporção na pele.

O produto serve para cuidar de cicatrizes do tipo hipertrófica e quelóide. Nessa última, aconselha-se ainda a aplicação de corticoides por meio de injeção.

4. Fazendo vacuoterapia

A vacuoterapia é feita de forma mecânica pressionando e deslizando equipamentos de sucção sobre a pele. O objetivo é destacar a cicatriz da pele, removendo toda a aderência disponível no local.

Para isso, aplique um óleo ou creme hidratante na região, pressione com o objeto de sucção, posicionando ele bem em cima da cicatriz até soltá-la. Quer melhores resultados? Então repita o procedimento em toda a extensão da área lesionada.

5. Com procedimentos estéticos

Os estúdios e clínicas de fisioterapia estética possuem diversos procedimentos para melhorar a aparência das cicatrizes. Esses locais oferecem serviços que ajudam a melhorar a vida de pessoas que tiveram a mobilidade da pele prejudicada, principalmente por consequência de queimaduras.

Sem contar a importância de atuação desses lugares no processo de reabilitação de diversos traumas e lesões. Entre as possibilidades de tratamento, estão:

  • Peeling químico;
  • Microdermoabrasão;
  • Laser;
  • Radiofrequência;
  • Ultrassom;
  • Carboxiterapia.

6. Suplementando vitamina C

A vitamina C desempenha uma importante função antioxidante no organismo, contribuindo para a síntese e manutenção dos níveis de colágeno na pele.

Dessa forma, a suplementação com nutriente é uma estratégia interessante para quem ainda não sabe como tirar uma cicatriz antiga. A substância pode ser ingerida na alimentação ou estar presente em cremes e loções de pele.

Porém, a vitamina C não gera resultados sozinha. Ela precisa ser combinada com outros tratamentos para ter efeito. Por isso, não deixe de procurar um profissional de nutrição de sua confiança e buscar orientação.

7. Utilizando óleo de rosa mosqueta

O óleo derivado da rosa mosqueta é um elemento que faz parte da formulação de muito dermocosméticos para cicatrização de pele, principalmente nos cremes.

Muitos deles são ricos em vitamina C, o que contribuem com resultados mais rápidos e duradouros e sem a necessidade de procedimentos mais invasivos.

8. Com procedimentos cirúrgicos

O procedimento cirúrgico é indicado quando nenhuma das outras estratégias de tratamento dá resultado. A cirurgia de subcisão é um procedimento plástico que pode atenuar ou mesmo remover a cicatriz e corrigir outras irregularidades da pele.

Nela, o médico remove a pele acima ou abaixo da marca e depois cria uma cicatriz mais discreta do que a anterior. É necessário avaliar qual pode ser a escolha mais vantajosa para você e buscar orientações de um profissional da área. Não tome nenhuma decisão antes de colher orientações e esclarecer todas as dúvidas.

Esperamos que esse conteúdo tenha sido útil e contribuído para sua busca por respostas. Que tal agora saber como fazer uma limpeza de pele em casa tão boa quanto a dos melhores salões de estética? Acesse nosso conteúdo sobre e descubra.

Até a próxima!