CLIMATÉRIO E MENOPAUSA: A inevitável jornada hormonal da meia-idade e como enfrentá-la com qualidade

30 / 10 / 2023
Cuidados com a pele
Por Marina Giuliani da Costa

Fogachos que dificultam o sono, ressecamento íntimo que desestimula a libido e atrapalha a vida sexual, mudanças de humor que prejudicam suas relações. E então galera, mulheres, algum sintoma familiar?

Infelizmente esse é um estágio natural e inevitável na vida de todas as mulheres. Ele precede a menopausa e chama-se climatério. Hoje vamos nos dedicar a desvendar esse período marcado por mudanças hormonais que afetam física e mentalmente todas nós, mulheres. 

Mas afinal, o que é o climatério?

O climatério é um período de transição gradual na vida de uma mulher que marca o fim da fase fertil e o início da fase não reprodutiva. Geralmente, o climatério ocorre na meia-idade, com início por volta dos 45 anos, embora cada mulher adentre nesse estágio com uma idade diferente

Durante o climatério, os ovários gradualmente diminuem a produção hormonal, o que leva a alterações no ciclo menstrual e, eventualmente, à menopausa, momento em que a menstruação cessa permanentemente. 

Portanto, a menopausa é um evento biológico natural! Ela determina o fim dos ciclos menstruais de uma mulher, enquanto que o climatério é o período que antecede a menopausa e é caracterizado pelas mudanças hormonais e seus respectivos sintomas.

A menopausa geralmente ocorre entre os 45 e 55 anos de idade, mas pode variar de mulher para mulher. Essa condição é diagnosticada depois que uma mulher passou 12 meses sem um período menstrual e não pode mais engravidar naturalmente. Após a menopausa, a mulher entra na fase pós-menopausa, quado seus níveis hormônais se estabilizam.

Os sintomas do climatério, discutidos a seguir, assim como a intensidade e a duração deles, variam de mulher para mulher. Algumas mulheres podem passar por esse período com poucos sintomas significativos, enquanto outras podem enfrentar desafios maiores.

Os sintomas do climatério

Devido às alterações hormonais no climatério, as mulheres experimentam várias mudanças físicas e hormonais, incluindo fogachos, oscilações no ciclo menstrual, secura vaginal, variações de humor, insônia, ganho de peso, fragilidade óssea e alterações na pele.

Nessa fase, há a queda dos níveis hormonais de estrogênio, progesterona e testosterona. Contudo, o principal hormônio responsável pelos desafios enfrentados por mulheres durante o climatério é o estrogênio. O seu declínio acontece de forma instável, os níveis sobem e descem levando aos sintomas característicos do climatério. Após a menopausa, os níveis de estrogênio não se recuperam. 

O sintoma mais característico do climatério são os  fogachos, as tais ondas de calor, que podem ser acompanhadas de suores noturnos. O estrogênio está envolvido no controle da temperatura do corpo no cérebro e suas flutuações levam a súbitos e intensos episódios de calor. Durante o climatério, as mulheres podem sentir-se repentinamente quentes, suar profusamente e até mesmo experimentar palpitações, sintomas desconfortáveis que impactam a qualidade de vida.

À medida que a produção de hormônios diminui, em particular a queda dos níveis de estrogênio, os ciclos menstruais podem se tornar irregulares. Isso significa que a menstruação pode ficar mais curta, mais longa, mais leve, mais pesada ou ocorrer em intervalos imprevisíveis até parar completamente.

A queda nos níveis de estrogênio leva à atrofia da mucosa vaginal e à diminuição da produção de muco cervical. Isso resulta em ressecamento vaginal, que pode causar desconforto, dor durante o sexo e aumentar o risco de infecções urinárias.

O estrogênio desempenha um papel crucial na manutenção da densidade óssea. Com a diminuição dos seus níveis, do climatério até a pós-menopausa, as mulheres começam a perder densidade óssea, aumentando o risco de desenvolver osteoporose, uma condição caracterizada pela perda de massa óssea e aumento do risco de fraturas.

O estrogênio fornece proteção cardiovascular. Ele regula os níveis de colesterol, melhora o revestimento interno dos vasos sanguíneos, reduz a inflamação, diminui a oxidação, promove a vasodilatação e protege a saúde das artérias. Com a sua diminuição, aumenta-se o risco do desenvolvimento de doenças cardiovasculares, como doença cardíaca coronária e hipertensão.

A diminuição dos níveis hormonais prejudica a pele, tornando-a mais fina e menos elástica, o que aumenta a presença de rugas e flacidez. Além disso, o cabelo costuma ficar mais fino e frágil.

A falta de estrogênio afeta o metabolismo, levando ao ganho de peso, especialmente na região abdominal. Isso pode aumentar o risco de problemas de saúde relacionados ao excesso de peso. 

As alterações hormonais ainda impactam o funcionamento das mitocôndrias, as estruturas produtoras de energia nas células. Isso leva a fadiga, sensação de falta de energia, diminuição do metabolismo, redução da resposta a exercícios físicos, envelhecimento celular e intensificação dos sintomas climatéricos.

Além dos sintomas físicos, algumas mulheres enfrentam desafios emocionais e psicológicos durante essa transição. O estrogênio interage com substâncias químicas em receptores cerebrais, fazendo com que algumas mulheres experimentem mudanças de humor, como irritabilidade, ansiedade e depressão durante o climatério. Além disso, percebemos alterações cognitivas leves, como problemas de memória e concentração.

O manejo dos sintomas do climatério pode incluir uma variedade de abordagens, como mudanças no estilo de vida, terapias de reposição hormonal, medicamentos não hormonais para sintomas específicos e apoio psicológico. 

Chega de sofrer com o climatério: Experimente Ormona!

Deu pra ler muito sobre os perrengues, mas existe alívio? Aqui temos! Para aliviar os sintomas do climatério, a Dermapelle apresenta o Ormona, um complexo bioativo desenvolvido para modular a saúde da mulher durante o climatério, prevenindo e amenizando os sintomas dessa fase. 

Com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, Ormona atua na modulação hormonal feminina, contribuindo para a saúde ovariana e a performance mitocondrial. Impulsiona a vitalidade e o desempenho, ajuda na manutenção da estética corporal e previne os desequilíbrios metabólicos e cardiovasculares característicos do processo de envelhecimento feminino.

Dentre os benefícios de Ormona, estão:

• Atenuação do ressecamento das mucosas;

• Controle da intensidade de fogachos e calores noturnos;

• Aumento da libido;

• Manutenção da saúde feminina no climatério;

• Modulação hormonal;

• Remodelação e melhora da resistência óssea;

• Redução dos riscos cardiovasculares atrelados à menopausa;

• Manutenção preventiva da saúde ovariana – a partir dos 35 anos;

• Gerenciamento dos níveis de colesterol;

• Bom funcionamento e restabelecimento mitocondrial;

• Manutenção da estética corporal;

• Modulação endógena de progesterona e testosterona;

• Ação anti-inflamatória e antioxidante;

• Neuroproteção (previne os danos do sistema nervoso).

A relação entre climatério, obesidade e câncer 

Um dos alertas referentes aos sintomas do climatério são as mudanças metabólicas, que podem contribuir para o ganho de peso e a obesidade. O excesso de gordura no corpo contribui para vários problemas de saúde, incluindo o câncer. 

Mas como a obesidade aumenta a incidência do câncer? A obesidade é uma grande responsável pelo processo que chamamos de inflamação crônica, um quadro inflamatório no organismo que perdura no tempo e leva ao crescimento desordenado das células, acarretando, em última via, no desenvolvimento do câncer. Essa condição de saúde é classificada como um dos principais fatores de risco de câncer, incluindo o câncer de mama, e perde apenas para o tabagismo. 

Por isso, separamos esse momento para detalhar como o período entre o climatério até a pós-menopausa pode afetar o metabolismo e o acúmulo de gordura, bem como possíveis soluções para controlar esse novo cenário que todo organismo vai vivenciar.

O estrogênio desempenha um papel importante na regulação do metabolismo, incluindo a forma como o corpo armazena e utiliza a gordura. Com a queda dos níveis de estrogênio, iniciada no climatério, o corpo começa a armazenar mais gordura, especialmente na região abdominal.

Chamamos de metabolismo basal a quantidade de energia que o corpo gasta em repouso para manter as funções vitais, como a respiração, a circulação sanguínea e a manutenção da temperatura corporal. Durante o climatério, o metabolismo basal desacelera, o que significa que o corpo queima menos calorias em repouso do que antes. Isso leva a um aumento no acúmulo de gordura, se a ingestão de calorias não for ajustada.

À medida que as mulheres envelhecem, especialmente durante o climatério e posteriormente na menopausa, elas perdem massa muscular, um tecido que consome mais energia (calorias) do que a gordura. A perda de massa muscular resulta em um metabolismo mais lento, facilitando o ganho de peso quando a ingestão de calorias não é controlada.

Algumas mulheres no climatério podem experimentar alterações no apetite e nos hábitos alimentares devido a fatores hormonais e emocionais. Isso leva a escolhas alimentares menos saudáveis, consumo excessivo de calorias e ganho de peso.

No climatério é possível desenvolver resistência à insulina, o que significa que o corpo tem dificuldade em usar a glicose (açúcar) como fonte de energia. Isso causa o aumento dos níveis de açúcar no sangue e a acumulação de gordura, especialmente na região abdominal. Uma verdadeira trilha de dominós, não é mesmo?

O estresse crônico e a falta de sono, que usualmente são agravados durante o climatério por sintomas como insônia e alterações de humor, desempenham um papel significativo no ganho de peso. O estresse leva ao consumo emocional de alimentos e a alterações hormonais que afetam o metabolismo.

Recupere o controle do seu metabolismo com essas três soluções!

Pensando em proporcionar melhora do desempenho do metabolismo e evitar as consequências do climatério no seu corpo, a Dermapelle separou algumas soluções para você.

O Acelerador de Metabolismo é um fitoterápico com ação aceleradora de metabolismo, que aumenta a temperatura corporal, auxiliando na perda de peso e da gordura corporal. 

Termplus contém ação termogênica e antioxidante, que promove energia, concentração e resistência no momento das atividades físicas. Além da sua ação termogênica, ele acelera o metabolismo, e proporciona a quebra de gordura no organismo, o que torna o processo de emagrecimento muito mais fácil e eficaz. 

Green Coffee (Café Verde) é um suplemento vitamínico com propriedades que aceleram o metabolismo e controlam o apetite, auxiliando na quebra de gordura e na redução de medidas de forma natural, segura e rápida. 

Conclusão

O climatério chega para todas com seus sintomas desafiadores e mudanças hormonais complexas. Por ser uma jornada inevitável na vida de todas as mulheres, é importante que já possamos contar com a ciência para trazer qualidade de vida nesta fase da qual ninguém escapa. Durante essa transição, com as flutuações nos níveis de hormônios, em especial com a queda no estrogênio e seu impacto significativo no bem-estar e na saúde feminina, conte sempre com a Dermapelle. 

O conhecimento é o primeiro passo para enfrentar essa fase com confiança. Compreender como as alterações hormonais afetam o corpo e a mente é essencial para enfrentar esse desafio de forma informada e proativa.

Agora, a pergunta que deixamos é: você está pronta para tomar as rédeas do seu próprio bem-estar? O climatério é uma fase de transição, mas não pode ser o que define sua rotina e te impede de se sentir no controle com zelo e autocuidado. 

Portanto, não espere mais. Dê o próximo passo em direção ao equilíbrio e à vitalidade que você merece. O climatério não é um fim, mas sim um novo começo, e é hora de abraçá-lo com confiança. 

Estamos aqui para apoiar você em cada passo do caminho. Descubra como a Dermapelle e nossas soluções podem aprimorar e te acompanhar em sua jornada. Não ceda à frustração, supere esses sintomas: É hora de viver plenamente. Sua melhor versão está esperando por você.

Referências

AUSANI, Mari Neide. Live CA Mama e Obesidade. Perfil do Instagram: dra.mari.ausani. 4 out. 2023. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/Cx_z4NiswvJ/. Acesso em: 23 out. 2023.

BBC NEWS BRASIL. O que a menopausa realmente provoca no seu corpo. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-50104699. Acesso em: 23 out. 2023.

PLITT, Laura. O que é a perimenopausa e o que acontece com as mulheres quando esse processo começa. BBC News Brasil. 2022. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-60447074. Acesso em: 23 out. 2023.
ROXBY, Philippa. O que acontece com o corpo da mulher quando entra na menopausa. BBC News Brasil. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-48339993. Acesso em: 23 out. 2023.